6 de janeiro de 2025

Hoje faço 36 anos.

Resumo dos 23 anos
Resumo dos 24 anos
Resumo dos 25 anos
Resumo dos 26 anos
Resumo dos 27 anos
Resumo dos 28 anos

Resumo dos 29 anos 
Resumo dos 30 anos
Resumo dos 31 anos

O que dizer sobre os meus 35 anos?

O Matias continuou a crescer bem e feliz. Terminou o segundo ano com muito bom a tudo e iniciou o terceiro ano. Apaixonou-se ainda mais pela leitura, e passou a ser conhecido na escola como 'o menino que anda sempre com os livros'. Começou a ler a colecção do Harry Potter e já vai no terceiro! Viu séries, filmes e documentários de animais. Cortou o cabelo curtinho pela primeira vez. Trepou às árvores e jogou futebol e basquetebol. Andou imenso de bicicleta, de trotinete, de skate e de tractor (e até andou a cavalo!). Saiu da natação e passou a ter aulas de guitarra. Teve mais um irmão e continuou a ser o melhor irmão mais velho. Voltou à Disneyland Paris e delirou!

O Matias continuou a ser o nosso malandrias.
















A Gabriela cresceu assim, é mesmo assim, vai ser sempre assim: Gabriela, sempre Gabriela. Deixou de usar fralda durante a noite. Voltou a usar óculos e teve piolhos pela primeira vez (e pegou-me!). Aprendeu a escrever o nome dela e fez os desenhos mais incríveis. Começou a andar de bicicleta sem rodinhas em dois minutos! Tornou-se irmã do meio. Saiu da natação e passou a ter aulas de ballet! Partiu a cabeça, mas foi muito corajosa. Foi à Disneyland Paris e adorou cada minuto. Continuou com o seu estilo inconfundível e disse imensas vezes que estava 'uma chiqueza'. Deu-nos coças monumentais a jogar ao jogo da memória. 

A Gabriela continuou a ser a nossa menina da canção.
















O Benjamim nasceu em mais um parto épico e transformou-nos numa família de cinco, como sempre sonhei. Deu uma gravidez com muitos enjoos até ao último dia, mas no geral foi a gravidez mais calma das três. É um bebé muito tranquilo e muito acarinhado por todos, principalmente pelos irmãos! Conheceu a Queijaria Cachopas e o Jardim Zoológico e viveu o seu primeiro Halloween e o seu primeiro Natal! Passou a dormir a noite toda aos dois meses e dormiu todas as sestas quentinho ao colo. 

O Benjamim passou a ser o nosso Beijas. 
















Não foi um ano particularmente inspirado em viagens porque passei grande parte do ano grávida do Benjamim e enjoada que nem uma pescada. O primeiro passeio do ano foi às Caldas da Rainha e a Peniche, onde demos umas voltas e matámos saudades de amigos! Aproveitámos um torneio de xadrez do Pedro para conhecer a Vidigueira e arredores. Fizemos umas férias maravilhosas em família em Tróia, onde enchemos a barriga de praia e de piscina, e ainda demos um saltinho a Setúbal! Fiz uma babymoon absolutamente deliciosa em Sesimbra com as minhas melhores amigas e a minha mãe. Voltei à Disneyland Paris, desta vez com os miúdos e a minha mãe, e foram dias inesquecíveis!

Caldas da Rainha



Peniche



Vidigueira



Tróia



Setúbal



Sesimbra



Disneyland Paris



O primeiro programa do ano foi assistir às janeiras, num momento muito emocionante que me fez sentir um bocadinho mais alentejana! Assistimos a um pôr-do-sol memorável no Castelo de Montemor-o-Novo. Tivemos imensos playdates na quinta da Lola ao longo do ano. Fizemos sessões de cinema em casa nos dias de chuva.



Voltámos aos Passadiços da Serra d'Ossa precisamente um ano depois! Nas Caldas da Rainha andámos pelo Parque D. Carlos I, visitámos o Museu José Malhoa e comemos as maravilhosas maçãs do Oeste no Mercado da Fruta!



Vimos golfinhos a saltarem no mar em Peniche. Fomos várias vezes à Queijaria Cachopas depois dos dias de escola! Fui ao cinema com a Gabriela ver o 'Patos!' num programa de meninas. Apanhámos as nossas cenouras deliciosas.



A primeira ida a Lisboa do ano teve direito a visita ao Pavilhão do Conhecimento, a pedido dos miúdos! Fui ao brunch dos quarenta anos da Inês. O nosso grupo de playdate fez um ano, e celebrámos na piscina e a comer morangos directamente da horta!



Voltámos ao Monte Selvagem para mais um dia muito divertido. Assistimos a um concerto de cante alentejano que me deixou à beira das lágrimas no 25 de Abril, e demos um lindo passeio pela cidade.



Na Vidigueira conhecemos o Museu Municipal, o Centro Interpretativo do Vinho da Talha e a Villa Romana de São Cucufate! Voltámos ao Badoca Safari Park com a Carina, o Miguel e os miúdos!



Divertimo-nos em família na Feira Medieval de Vila Viçosa! Voltei ao In Acqua Veritas com a minha mãe para os banhos romanos e uma massagem muito relaxante. Fomos pescar na Barragem de Monte Novo e pescámos os nossos primeiros peixes! Quisemos continuar a fazer o pleno das feiras do Alentejo, desta vez com a Feira Medieval de Montemor-o-Novo!



Em Tróia visitámos o morcegário e fizemos trilhos belíssimos pela natureza! Em Setúbal visitámos o Forte de São Filipe e o Museu de Setúbal no Convento de Jesus. 



Fiz uma massagem bem relaxante no Convento do Espinheiro. Aproveitámos uma viagem à Benedita para visitar as lagoas do Arrimal. Tive direito a repeat da massagem durante a minha babymoon, desta vez no Sesimbra Oceanfront Hotel. Fizemos pão com salsichas e marshmallows na fogueira num fim de tarde quente de Verão.



Fiz a melhor massagem da gravidez no M'ar de Ar Aqueduto! Continuei a focar-me nas actividades relaxantes (e frescas), e fiz uma sessão de cinema em casa. Voltei à massagem, desta vez no Octant Évora, e passei uma bela tarde na piscina do hotel!



Fomos matar saudades da pedra (e dos pães de queijo!) da Cachopas. Houve muitos e bons mergulhos na piscina durante todo o Verão!



Fiz drenagens linfáticas semanais em casa com a Mafalda durante a gravidez, e ajudaram imenso! Fomos visitar a Herdade do Esporão, mas o que fez mesmo sucesso foi o restaurante! Os miúdos passaram longas horas no parque infantil que construímos. Assámos marshmallows na fogueira numa tarde maravilhosa de Outono.



O Pedro levou os miúdos para fazerem campismo selvagem pela primeira vez, e eu fui passar a tarde com eles. Fizemos mais um doçura ou travessura aqui no bairro, e foi um sucesso! A Gabriela teve uma visita de estudo na nossa queijaria preferida, e claro que eu voluntariei-me para ir também.



A nossa visita anual ao Jardim Zoológico (a primeira do Benjamim) fez o sucesso do costume. Fomos conhecer a Elvas Cidade Natal e voltámos à Mostra de Doçaria de Alcáçovas!



Fizemos uma date night romântica em modo caseiro enquanto os três miúdos dormiam! Continuámos fortes nos mercados de Natal, com a Aldeia de Natal do Bacelo. Também nos divertimos imenso no Jardim de Natal de Évora, onde fomos várias vezes. 



O meu fim-de-semana de anos nem era o mesmo sem o bolo da Frutalmeidas! Também tive direito a brunch de anos cá em casa. Fomos à Triangular - Hamburgueria Artesanal várias vezes ao longo do ano, e até já temos 'a nossa mesa'. Provámos pela primeira vez os ésses de Peniche!



Aproveitámos uma ida ao Pavilhão do Conhecimento para almoçar em família na Casica. Comi um Calippo pela primeira vez em anos! Tratei uma sinusite (também) a comer pizza de jalapeños da Domino's. Voltámos à Triangular para provar o hambúrguer do mês de Abril, e foi um sucesso!



Fomos à Di Casa com os miúdos num dia de férias. Comemos imensas vezes na Croissanteria da Cartuxa (só meio croissant, no caso da grávida enjoada!). Por outro lado, comi um Epá na piscina que me soube pela vida! Fomos comer um pequeno-almoço reforçado no The Bakery Lounge, um dos nossos cafés preferidos em Évora.



Fomos ao Pina imensas vezes porque tive desejos dos secretos de lá. Comemos choco frito e ovos com espargos n'O Trilho, em Vila de Frades. Aproveitámos uma ida a Lisboa para fazer um exame ao Benjamim para matar saudades da Taberna Londrina! Fomos ao Vinho e Noz várias vezes comer aquele javali com castanhas dos céus. 



Também houve secretos d'O Parque para celebrar o 25 de Abril. Para os anos do Matias tivemos algumas das comidas mais lendárias cá de casa: húngaros da Espigasol e poveiros e bôla d'A Esquina do Álvaro, em Matosinhos!



Voltámos a Lisboa com os miúdos para a consulta de oftalmologia, e houve geladinho de banoffee e de tiramisú da Artisani. Comemos uns ovos mexidos com farinheira bem bons na Feira Medieval de Montemor-o-Novo. Experimentámos a Taska da Su em Évora e saímos de lá a rebolar! A minha mãe trouxe-me Eugénies da Ladurée e eu experimentei para primeira vez. 



Nas nossas férias por Tróia não puderam faltar o pequeno-almoço de hotel, as saladinhas e as refeições rápidas no bar da piscina e uns tacos de carnitas do Contrabando que ainda hoje me fazem salivar!



Ainda em Tróia, fomos muito felizes com os gelados da gelataria da marina e com um maravilhoso crepe de lagosta da Adega do Petisco! De visita a Setúbal obviamente enchemos a barriga de choco frito do Leo do Petisco e de tortas de Azeitão.



Durante a minha babymoon em Sesimbra houve salada de requeijão, gelado de Oreo da Gelatomania e um jantar memorável na Casa Mateus...



E não podiam faltar o pequeno-almoço de hotel, a bola de Berlim na praia, o arroz de lagosta e gambas d'O Velho e o Mar e as sardinhas de Sesimbra!



Matámos saudades das línguas de gato com manteiga de amendoim da Arcádia e do frango do churrasco d'A Gruta. O meu irmão trouxe chocolates da Läderach da Suíça e fofos de Belas, e como sempre fizeram imenso sucesso cá em casa.



Tivemos o famoso bolo da Pastelaria Esperança para a celebração do aniversário da minha mãe. Voltámos à Taska da Su, desta vez para um almoço num dia bem quente que soube mesmo a Verão! Fomos à Di Casa numa date night memorável. Comi as brindeiras da Jomafel várias vezes!



Aproveitei uma visita a Lisboa para fazer o pleno: almoço no Choupana Caffé, lanche do Healthy QB e jantar na Taberna Londrina! A Carina e o Miguel fizeram uma visita a Estremoz, e aproveitámos para matar saudades do Larau, um dos nossos restaurantes preferidos.



Bebi uma piñacolada sem álcool deliciosa no Octant Évora, e rematei com uma salada de presunto e queijo fresco ao almoço que me soube pela vida! Comemos várias vezes carne grelhada com migas na Tasquinha do Bairro. Também comi várias vezes os iogurtes com granola caseira do Fresh By Arte Antiga depois das minhas consultas.



Fui finalmente ao Tua Madre, naquela que foi uma das refeições mais memoráveis do ano. Mudei várias vezes de docinho preferido da Pastelaria Pão de Rala (actual: as queijadas de amêndoa!). Aproveitei as várias idas à biblioteca para me deliciar com os pastéis de nata ou as queijadas da Pastelaria A Muralha! 



A melhor refeição do ano foi na Herdade do Esporão, onde me deliciei com a minha mãe! Ainda na maternidade tive direito a pumpkin spice latte do Starbucks, bem como a croissants do Choupana Caffé, chocolates da Läderach e brindeiras da Jomafel.



A nossa vizinha Lola trouxe uma tortilha espanhola deliciosa para o nosso regresso a casa. Matei saudades da sopa de tomate d'O Moinho do Cu Torto, mas a surpresa da noite foi o tecolameco! Celebrámos o aniversário do Bernardo no GoJuu, e também houve direito a passagem na Artisani. 



Na Disneyland Paris houve comidinha em forma de Mickey, buffet mexicano do hotel Santa Fe, pequeno-almoço com as princesas da Disney e ainda tivemos espaço para os macarons da Ladurée!



Voltei a comer um pão de Deus da Padaria Portuguesa. Tornei-me oficialmente alentejana quando me rendi às empadas ao pequeno-almoço (e as de espinafres da Pau de Canela tornaram-se das minhas preferidas!). Trouxemos umas bolachas maravilhosas da feira. Celebrámos o quinto aniversário da Gabriela a cantar os parabéns em pizzas da Domino's!



Comi as primeiras castanhas assadas na rua só em Dezembro, mas valeu a pena a espera. Enchi-me de azevias de grão durante a época natalícia! Comemos bochechas no forno do Restaurante Pina numa date night caseira. A Triangular foi oficialmente eleita o restaurante perferido da família, e aquele onde mais frequentemente fomos ao longo do ano. 



Troquei de carro depois de dez anos muito felizes com a minha imagem de marca, o Clio amarelo, e fui muito feliz com o meu Volvo XC40. Criámos um podcast, o 'Às Quintas na Quinta', e foi uma experiência muito gira. Terminaram as obras da nossa garagem, que ficou perfeita. Adoptámos três coelhinhos de uma ninhada de uma vizinha, mas ficaram todos doentes e morreram no espaço de doze horas! As nossas hortas deram batatas, batata-doce, morangos, pimentos, tomates de vários tipos, alfaces, cenouras, brócolos, rúcula, hortelã, tomilho, erva-cidreira, malaguetas, alfazema, salsa e coentros e as nossas árvores e arbustos deram maçãs, arandos, framboesas, mirtilos e amoras. As nossas galinhas poedeiras começaram a pôr ovos e aumentaram para sete! Fui eleita para vice-presidente da direcção da associação de moradores da minha zona e criei a comissão de organização de festas.





Li setenta e dois livros durante o ano inteiro, alguns dos quais mudaram a minha vida! Descobri que adoro Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz e livros sobre o luto no geral. 



Eu e o Pedro fizemos dezassete anos de namoro e dez anos de casados! Ficámos sem o avô do Pedro. Fiz uma babymoon maravilhosa com as minhas amigas e a minha mãe. O meu afilhado fez um ano e foi baptizado! O meu irmão e a minha cunhada ficaram noivos. 



Para o Carnaval a Gabriela pediu para ir vestida de Elsa do Frozen e o Matias quis repetir o fato de Gengar do Halloween do ano passado. Na Páscoa tivemos a casa cheia, e foi maravilhoso estar em família, comer borrego dos vizinhos e fazer pudim francês e gelado de bolo de bolacha! Celebrámos os 50 anos do 25 de Abril em grande, com cante alentejano e passeios pela cidade.



Tive direito a brunch e a churrasco no dia da mãe! Celebrámos o dia da criança com algodão doce na Cachopas e, claro, muitos mergulhos na piscina. Celebrámos o solstício de Verão entre amigos. Fizemos dez anos de casados mesmo em cima do nascimento do Benjamim, por isso celebrámos com um óbvio jantar na Triangular e com donuts de Oreo!



Foi mais um Halloween muito celebrado e divertido, o primeiro a cinco, e não faltaram as comidinhas temáticas, o brunch de Halloween, o doçura ou travessura e até a viagem à Disneyland!





Foi uma época natalícia cheia de alegria e gratidão. Fizemos mais um Natal na nossa casa, rodeados de família, e ainda tivemos direito a um teatro e a um espectáculo de música, dinamizados pelos miúdos!





Celebrei o meu aniversário com um almoço mistério incrível com a maltinha de sempre. Fiz uma refeição inspirada no Poirot, e houve moules au vin blanc, ostras, rosbife com puré, couves-de-bruxelas e yorkshire puddings e tarte de maçã e amoras! No fim morri envenenada, mas o assassino foi prontamente descoberto depois de muitas gargalhadas. 



No dia dos namorados fizemos um jantar temático do Livro da Selva, com direito a decoração e comida indiana, e fiz bebinca pela primeira vez! 



A festa de aniversário do Pedro teve como tema o The Office, e fizemos um churrasco com amigos e piscina onde também não faltaram o chili, os brownies com gelado de After-Eight e, claro, a gelatina com agrafador!



O Matias teve duas festas de aniversário: uma com os amigos no Flis Flás e outra em casa com a família e os amigos que são família! O tema deste ano foi o Avatar: The Last Airbender, e foi mais uma festa muito divertida. 



Fizemos um almoço da Cinderela para os miúdos só porque sim, e eles divertiram-se imenso (e entupiram-se de fruta e de batatas fritas!). 



Os miúdos insistiram (e escolheram o tema), e nós fizemos um baby shower bem divertido do Inside Out, cheio de comidinhas boas!



Para o nosso brunch de Halloween assustador houve bolo red velvet, múmias de salsicha, mini-pizzas e muitas lambarices!



Para o quinto aniversário a Gabriela quis uma festa d'A Pequena Sereia, e foi a princesa do costume!



A primeira receitinha do ano foi terrivelmente pecaminosa: um chocolate quente com Nutella, chantilly e mini-marshmallows! Os primeiros queques do ano foram de aveia e chocolate. Fiz uma tarte de maçã com crumble que voou em horas para um brunch onde também brilharam uns ovos rotos.



Para o almoço mistério da minha festa de anos cozinhei uns mexilhões com molho de manteiga e vinho branco que ficaram divinais, rosbife com yorkshire puddings e uma tarte de maçã e amoras que voou num instantinho!



A primeira receita de iogurtes do ano foi um sucesso brutal: iogurtes de frutos vermelhos e lima! Fiz massa de pizza na máquina de fazer pão, e aproveitei para fazer também pão! Dias depois fizemos um jantar com uns amigos do Pedro, e saiu um pão de alho caseiro!



Ainda para esse jantar houve também lasanha de carne e cogumelos e o tiramisú que se tornou na nossa versão favorita da nossa sobremesa favorita: o tiramisú da Teresa Cameira! Fiz uma waffle com chantilly e morangos para o Pedro e fajitas de frango e feijão para um almoço de Domingo em família!



Fiz umas almôndegas à bolonhesa que fizeram história, e uns iogurtes de skyr de maracujá que ajudaram imenso nos enjoos da gravidez! Saíram uns douradinhos caseiros a pedido dos miúdos. Fiquei com desejos de bolo de iogurte depois de ver uma receita feita na Actifry, e marchou ainda quentinho!



Fizemos hambúrgueres de peru com alface da nossa horta! Tive vontade de fazer queques, e saíram uns queques de maçã com crumble. Começámos um Domingo chuvoso com uns bolos de arroz quentinhos e crocantes! Os miúdos fizeram bolo de iogurte com laranja num dia de férias. 



Para o nosso jantar temático do dia dos namorados fiz pão naan, frango jalfrezi com arroz basmati, lassi de manga e bebinca!



Usei algumas das nossas cenouras para fazer um bolo de cenoura e chocolate. Fizemos bochechas no forno pela primeira vez! Fiz várias vezes uns pães de hambúrguer que ficaram deliciosos. No mesmo dia, fiz queques de chocolate para o lanche da criançada e fizeram sucesso.



O Pedro queixou-se que não fazia nada com menta há imenso tempo, e saíram umas bolachas de chocolate e menta! Fiz jesuítas com massa folhada caseira (duas vezes!). Andei com desejos de almôndegas com puré, e quando melhorei dos enjoos saíram também uns brownies com caramelo salgado (que me fizeram azia, mas valeu totalmente a pena!). 



Fizemos uns peitos de frango recheados com queijo e presunto e assados no forno para um almoço rápido de Sábado. A primeira churrascada do ano teve direito, a pedido dos miúdos, a cachorros-quentes e a gelado de bolacha Maria, que depois deu ainda origem a um delicioso affogato!



O Matias fez scones na escola e pediu para repetirmos a receita em casa. Para a Páscoa fizemos pudim francês com laranja e gelado de bolo de bolacha, e foram muito gabados! Aproveitei o resto da carne e dos queijos da Páscoa e fiz uma lasanha com sobras que ficou uma delícia.



Aproveitei umas bananas maduras e fiz queques de banana com chocolate, pumpkin spice e noz! Saíram várias vezes waffles para os nossos pequenos-almoços do fim-de-semana, bem como panquecas! Voltei a fazer bolas de Berlim, mas desta vez no forno. 



Para a festa de aniversário do Pedro houve chili, pasta de atum, double fudge brownies e gelado de After-Eight!



Na gravidez andei semanas a comer bruschettas das mais variadas formas e feitios, porque foram a única comida que não enjoei!



Repeti o gelado de lemon curd, desta vez com maracujá, e reforçámos a ideia de que é o nosso gelado preferido de todos! Também houve gelado de chocolate com Oreos, a pedido do Matias. Apeteceu-me um bolo com coco, e fiz patas de veado. Fiz empadão de atum para aproveitar sobras de puré. 



Os gelados continuaram fortes por aqui, e tivemos gelado de iogurte com Oreos e caramelo! Apeteceu-me comida chinesa, e fiz arroz xau-xau. Fiz cookies de chocolate e lemon bars para um fim-de-semana bem doce.



Usei os limões restantes para fazer limonada de melancia. No dia de aniversário o Matias quis cantar os parabéns com uma tarte de Oreo! Fiz uns queques de limão e mirtilo com sementes de papoila para um belo lanche numa tarde de calor. O primeiro prato com as nossas batatinhas envolveu, como não podia deixar de ser, batatas fritas na Actifry!



Para a festa da Cinderela fiz brigadeiros de chocolate branco (um sonho!), biscoitos de framboesa e pão recheado com chouriço e alheira! A minha mãe veio cá passar uns dias enquanto o Pedro esteve num congresso e fez um bacalhau na brasa dos céus!



Fiz um bolo de pêra com mel e gengibre que fez tanto sucesso que foi directamente para o congelador para o pós-parto! Aproveitei uns espinafres numa quiche de espinafres, cogumelos e queijo. Fiz umas fajitas de frango e cenoura para um jantar de Domingo à noite que fizeram história!



Apeteceu-nos um bolo de chocolate quentinho, e fiz dois mini-bolinhos de chocolate ainda húmidos. A Gabriela recebeu uma forma de unicórnio e saíram umas bolachas simples com marshmallows! O Pedro pediu a já famosa tarte de peanut butter cup para levar para um dia de bloco, e fiz também uma versão mini para comermos cá em casa. Rendi-me ao livro de doces na travessa da La Dolce Rita, e saiu um bolo mágico de limão que ainda hoje me dá desejos!



O Pedro ligou de surpresa a avisar que ia trazer uma colega de trabalho para almoçar, e em meia hora tirei um fondant rocher maravilhoso do forno! Inspirámo-nos com os vídeos de campismo selvagem, e fizemos pães com salsicha e marshmallows na fogueira. Voltaram a aparecer os gelados, com um gelado de amendoim e chocolate que fez um enorme sucesso! Tive uma insónia terminal e decidi começar o dia com uns bolos de arroz quentinhos que ficaram uma categoria.



Para o baby shower do Inside Out cozinhei tarte banoffee, bolachas de manteiga de amendoim com M&Ms, brigadeiros de chocolate e bruschettas com pesto, presunto, tomate e rúcula da nossa horta e burrata!



Voltaram a aparecer umas bruschettas, desta vez para o pequeno-almoço, e com pesto, tomate da nossa horta, presunto e queijo mozzarella! Fiz sericaia pela primeira vez e acompanhei com um gelado de crème brûlée, o que deu origem a uma sobremesa épica! Fizemos francesinha para um almoço com a minha sogra, e ficou bem apurada.



Apanhámos figos da nossa árvore e saíram uns queques de figo e noz e uma salada deliciosa com vinagrete de figo. Fiz mais um gelado, desta vez de Oreo, depois de uma votação unânime do resto da malta cá de casa. Também houve pizza caseira bem picante, com molho dos nossos tomates e as nossas malaguetas!



A minha cunhada pediu gelado de lima, e eu acrescentei suspiros e Filipinos de chocolate branco. Para dar início à época outonal cozinhei uns cinnamon rolls de abóbora que ficaram uma categoria! Seguiram-se uns snickerdoodles de abóbora que também fizeram imenso sucesso. Escoámos parte dos tomates da nossa horta com uma sopa de tomate à alentejana bem apurada.



Os meus olhos bateram numa receita de semifrio de ananás, e não descansei enquanto não recrutei a minha mãe para fazermos a receita a quatro mãos. Os famosos queques com maminhas voltaram a aparecer cá em casa, e marcharam ainda quentinhos! Fiz iogurtes de marmelada de maçã para o Outono. Recebi a visita dos vizinhos com um bolo mármore que fez sucesso.



A Gabriela pediu gelado de morango, e o meu marchou com suspiros. Fizemos huevos rancheros com ovos das nossas galinhas e tomates, pimentos, malaguetas e salsa das nossas hortas! O Pedro fez pizza de pepperoni, e ficou uma categoria. A marmelada de maçã voltou a brilhar, desta vez numa torta.



Voltei a repetir a receita de tarte de abóbora que aparece cá em casa todos os anos, desta vez decorada com mini-tartes de Nutella. Fiz umas cookies tipo bakery com amendoim e chocolate, e no dia seguinte o Matias doentinho quis também queques de amendoim e chocolate! Houve chocolate quente numa manhã preguiçosa. 



Fiz queques aranha e partilhei-os com a família e os amigos. Comprei uma nova frigideira de panquecas que fez um sucesso enorme, e até houve direito a panquecas de Natal! Fiz um bolo de morangos e suspiros para levar para um ensaio do nosso grupo de canto.



Fiz crinkles de chocolate para celebrar os dois meses do Benjamim e sugar cookies com forminhas para celebrar os cinco anos da Gabriela. Os scones voltaram durante a época natalícia. Aproveitei a massa quebrada que sobrou da tarte de abóbora e fiz uma rosquinha de Nutella.



Usei o doce de leite que comprei na queijaria para fazer um bolo banoffee. A árvore de Natal de bolachinhas voltou a aparecer! Fiz um petit gateau para adoçar uma date night. A casa de gengibre do Natal transformou-se numa aldeia de casinhas de gengibre. 



Fiz rabanadas pela primeira vez no Natal, e acompanhei com um gelado de vinho do Porto que também foi criação minha! Também apareceram cá os habituais pudim molotof, pudim de ovos e mousse de chocolate! Tive uma nevrite vestibular que boicotou por completo os nossos planos para a passagem de ano, mas ainda cá apareceu um bolo de bolacha bem bom.



Foi um ano incrível, e não podia genuinamente ter pedido melhor. Mantive os meus na minha vida, o Benjamim apareceu, perdemos o avô do Pedro mas de uma forma relativamente pacífica depois de uma vida plena e cheia nos seus 98 anos. Terminei os 35 anos com saúde, e se os 36 me trouxerem o mesmo já fico mesmo muito satisfeita. Venham daí, 36 anos!