6 de janeiro de 2019

Hoje faço 30 anos.

Resumo dos 23 anos
Resumo dos 24 anos
Resumo dos 25 anos
Resumo dos 26 anos
Resumo dos 27 anos
Resumo dos 28 anos 

O que dizer sobre os meus 29 anos?

O nosso Mati continuou a crescer e é um miúdo saudável, feliz, cheio de energia, independente, confiante, dorminhoco e teimoso. Ser mãe é sem sombra de dúvida aquilo que mais gosto de fazer na vida, e sinto que me completou de uma forma indescritível.









Um cancelamento de última hora levou-nos à Costa Vicentina em Março, e aproveitámos para passar uns dias bem relaxantes em frente da lareira, encher a barriguinha da deliciosa comida alentejana, conhecer as praias lindas da zona e passear no Cais Palafítico da Carrasqueira. Em Abril conheci a Madeira em trabalho e deliciei-me com as lapas, o bolo do caco, a cerveja Coral e as paisagens maravilhosas.



Também foi em Abril que concretizámos finalmente uma das viagens que foi cancelada no ano passado e conhecemos Miami, fizemos um cruzeiro nas Bahamas, divertimo-nos no Everglades National Park e chorámos de emoção no The Wizarding World of Harry Potter do Universal Orlando Resort, naquela que foi uma das viagens mais épicas de sempre.

Em Maio fizemos uma visita relâmpago a Londres para assistir ao teatro Harry Potter and the Cursed Child e ficámos sem palavras. No fim do mês, e depois de dois anos de planos e projectos, fomos finalmente a Svalbard e realizámos um dos maiores sonhos das nossas vidas.

Em Junho apaixonei-me perdidamente por Barcelona na minha quarta visita à cidade. Aproveitámos as férias de Agosto para passear por alguns dos nossos sítios preferidos de Lisboa, e rumámos mais uma vez a Sesimbra, o nosso sítio preferido do mundo inteiro, para uma semana que nos encheu a alma de memórias incrivelmente felizes.

Em Setembro regressei a Viena para matar saudades do apfelstrudel (e da Sachertorte!) e aproveitei para conhecer Bratislava, que foi uma surpresa deliciosa. Em Outubro fui a Paris em trabalho, e embora tenha passado grande parte dos meus dias enfiada no centro de congressos, também consegui recordar alguns pontos turísticos e voltar à Disneyland mesmo a tempo de celebrar o Halloween.

No fim de Novembro demos um saltinho rápido a Estugarda para visitar o meu irmão e conhecer os mercados de Natal alemães. Em Dezembro fiz uma visita relâmpago a Londres com a minha mãe para irmos ao Warner Bros. Studio Tour London - The Making of Harry Potter, onde tivemos a oportunidade de fazer parte de um jantar de Natal no Great Hall de Hogwarts!

Costa Vicentina



Madeira



Miami



Bahamas



Everglades National Park



The Wizarding World of Harry Potter



Londres



Svalbard



Barcelona



Lisboa



Sesimbra
 


Viena



Bratislava 



Paris



Disneyland Paris



Estugarda



 Esslingen



Londres



Warner Bros. Studio Tour London - The Making of Harry Potter



Levámos o Matias à exposição dos Dinossauros Alive na Cordoaria Nacional e adorámos todos. Regressámos à Quinta Pedagógica várias vezes. Voltámos à Estufa Fria, desta vez a três, para visitar a exposição dos dinossauros. Conhecemos finalmente o Museu Nacional do Traje.



Regressámos ao Pavilhão do Conhecimento dois anos depois (agora com o Mati). Fomos imensas vezes à Quinta das Conchas, o nosso parque preferido. Demos vários passeios pela LX Factory. Fui à Feira do Livro com a Joana e comprei (ainda mais) livros para o Matias (e para mim também). Visitei o Museu Nacional do Azulejo numa manhã de Domingo chuvosa. 



Fomos à Fragata D. Fernando II e Glória. Fiz uma Street Art Tour em Lisboa e aprendi imenso sobre arte urbana, uma das minhas paixões mais recentes. Demos um belo passeio pelo CCB num Sábado de Verão maravilhoso. Visitámos o Oceanário com o Matias, que delirou com os tubarões e as raias! 



Visitámos o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Matias ficou deslumbrado com os dinossauros, os tubarões, os ursos e os lobos! Passeámos nos jardins do Museu Calouste Gulbenkian várias vezes, e fizemos uns quantos piqueniques com vista para os patos. Demos um belo passeio na Mata de Alvalade. Voltámos ao Jardim Zoológico para a nossa visita anual e sempre divertida.



Fui ao Porto com o Mati duas vezes e aproveitei para ficar em casa dos meus pais a pastelar, a dormir sestinhas, a matar saudades da Libby e a entupir-me de comida boa. Demos uma prenda de aniversário antecipada ao Bernardo e fomos ao The Sweet Art Museum passar uma tarde super divertida. Voltei ao Tiergarten Schönbrunn em Viena e encontrei pandas, lobos e ursos polares! Vi quadros, múmias e vasos gregos no Kunsthistorisches Museum. Fomos ao Landesmuseum Württemberg em Estugarda e aprendemos imenso sobre a história da região.



Divertimo-nos imenso a ver a peça de teatro 'Os Sete Cabritinhos', encenada pela Palco de Chocolate. Fui ao Estádio de Alvalade ver o Sporting ganhar 3-0 ao Desportivo das Aves. Visitámos a exposição do Escher no Museu de Arte Popular e divertimo-nos à grande. Andei de kart pela primeira vez e amei a experiência.

Voltámos ao teatro com o Matias para ver a peça d'A Bela Adormecida. Visitámos a exposição do Vhils na Galeria Vera Cortês. Recebi uma massagem deliciosa enquanto ouvia o mar no Reid's Palace. Fomos à BRInCKa Lego Fan Event e ficámos assoberbados com todos aqueles cenários.



Fomos à Revenge of the 90's duas vezes (em Abril e em Outubro!) e tivemos duas das noites mais memoráveis da história. Acordei de propósito para ver o sol nascer em Miami Beach. Visitámos as Wynwood Walls em Miami (que têm uma obra do Vhils e outra do Bordalo II). Fiz uma road-trip num carro com mudanças automáticas. Visitei finalmente o The Wizarding World of Harry Potter e foi absolutamente mágico. Três dias depois assistimos à peça do Harry Potter and the Cursed Child em Londres e sentimo-nos as pessoas mais felizes do mundo inteiro. 

Andei num trenó de cães e ia morrendo. Vi baleias, renas, raposas-do-árctico, morsas e montões de passarinhos em Svalbard. Vimos os jogos do Mundial cá em casa, a dois ou com amigos, com direito a muitos petiscos deliciosos (mmm pipoquinhas de canela). Visitei a Sagrada Família novamente, quase vinte anos depois da minha primeira visita.  



Vimos o Cyrano de Bergerac num teatro itinerante nocturno na Quinta da Regaleira e foi absolutamente fascinante. Assisti (finalmente!) a um concerto do António Zambujo nas Festas do Mar em Cascais, com a Joana e a Ilda. Recebi uma massagem de relaxamento no Sesimbra Hotel & Spa e soube-me pela vida. Brinquei às apanhadas. Fomos pela primeira vez à Praia das Maçãs. Bebi um gin tónico mesmo em frente ao rio Tejo. Assisti a um concerto dentro da minha igreja preferida de Viena, a Peterskirche.



Vimos uma peça muito engraçada dos Três Porquinhos e o Matias andou semanas a falar dela. Fomos à Feira da Cerveja em Lisboa. Passeámos pelo Palácio Nacional de Mafra e assistimos à peça do Memorial do Convento. Fartei-me de saltar nos trampolins do Bounce!



Andei de montanha-russa na Disneyland! Fui a uma exposição de arte digital imersiva com obras do Klimt, mas não fiquei muito fã (da arte imersiva, não do Klimt). Depois de um quase um ano sem ir ao cinema, voltámos para ver o Bohemian Rhapsody (até porque está na lista dos 250 melhores filmes do IMDb) e gostámos bastante. Voltei ao Float In (duas vezes, na verdade!) para uma sessão de flutuação e uma massagem relaxante com pedras quentes que me deixaram a levitar. Jantei no Great Hall de Hogwarts do Warner Bros. Studio Tour vestida a rigor com as minhas roupas de Hufflepuff.



Iniciei os meus estágios e passei por três sítios diferentes: a primeira infância (não fiquei fã), a adolescência (que adorei) e o internamento (que estou a amar). Integrei-me num novo projecto muito desafiante e comecei a fazer consultas noutro sítio. Apresentei alguns trabalhos em congressos ao longo do ano. O meu exame do segundo ano foi adiado duas vezes, aconteceu finalmente em Abril e correu bastante bem. O Pedro fez o exame do terceiro ano dele e no fim do ano terminou oficialmente os estágios e começou a preparar-se para o exame de saída. Fui ao tribunal, o que é sempre uma animação! O Pedro teve uma entrevista de trabalho no Reino Unido.



Voltei à L'Éclair (várias vezes) para matar saudades dos éclairs deliciosos e cheios de sabor. O Mati tornou-se no maior fã do nosso restaurante nepalês preferido, o Real Nepal. Comi sushi vegetariano do Wood Sushi e gostei imenso. Provei o McVeggie e gostei tanto que nunca mais comi outro hambúrguer no McDonald's. Matei saudades do bolo de chantilly e morangos da Frutalmeidas.

Comi as bolachinhas deliciosas da Cookies Bakery. Conheci finalmente os Fofos de Belas e adorei. Continuámos na busca pelo melhor croissant de Lisboa e provámos os croissants de ovo da Faruque, da Rosa Doce, da Lomar, da Cister, do Choupana Caffé, da Fábrica Lisboa, da Confeitaria Vitória, do Careca e da São Nicolau, os croissants de amêndoa da La Boulangerie e da L'Éclair e os croissants com vários recheios diferentes da Pão de Chocolate, da Sam Croissants e do Tarik.

Voltámos ao Casanova e deliciei-me novamente com a pizza de trufas. Conheci o Raffi's Bagels e gostei tanto que voltei lá no dia seguinte (e dezenas de vezes depois disso!). Voltei ao Hard Rock Cafe com o Pedro, a Joana e o Bernardo e saímos todos de lá a rebolar. Matei saudades dos travesseiros e das queijadas da Piriquita e apercebi-me que agora acho os travesseiros enjoativos e prefiro as queijadas (será isto a maturidade?).



Voltei a'O Prego da Peixaria para um jantarzinho rápido em vésperas de exame. Provei novamente o chocolate quente da Ladurée e achei-o ainda melhor do que aquilo que eu recordava (o que fez com que voltasse lá várias vezes - talvez demasiadas - ao longo do ano). Experimentei um smoothie de frutos vermelhos e bagas goji e uma tarte de doce de leite merengada no The Paleo Kitchen e gostei bastante.

Fizemos um jantar bem romântico no Moules & Beer. Provei finalmente o bolo de chocolate da Landeau Chocolate (e é mesmo bom!). Voltámos à Pizzeria Lucca (várias vezes) e deliciei-me com a pizza de trufas e o tiramisú. Experimentei o hambúrguer de novilho com queijo de cabra, cebola roxa caramelizada, fios de mel e rúcula do Gutsy num dia de urgência e fiquei fã. Experimentámos finalmente O Bolo da Marta, mas ficámos relativamente desiludidos. Jantámos com os meus pais no Bairro do Avillez e ainda hoje sonho com aquele prego do lombo.



Fui ao 11th Street Diner em Miami (duas vezes!) e deliciei-me com moooontes de comida americana. Provei carne de aligator no Everglades National Park (e uma das melhores tartes de limão de sempre!). Bebi cerveja feita na fábrica de cerveja mais a norte do mundo (em Svalbard) e experimentei carne de rena. Comi o melhor gelado de tiramisú da história na Foix de Sarrià, em Barcelona (e voltei lá no dia seguinte para repetir em dose dupla!).



Experimentámos os gelados decadentes d'O Tal, em Almada. Voltámos ao nosso restaurante mexicano preferido de sempre, o El Clandestino, para uma date night memorável com direito a uns cocktails de maracujá deliciosos. Fomos pela primeira vez ao já famoso Choupana Caffé, e voltámos lá imensas vezes depois disso para nos rendermos às inúmeras coisinhas boas. Comi uns tacos divinais e umas vieiras do outro mundo no Cantinho do Avillez (e o Matias adorou a manteiga de trufas). Íamos chorando de felicidade com a carne grelhada do Moinho Ibérico, em Sintra. Provámos os deliciosos croissants de ovo e canela da Pastelaria Pólo Norte, em Mafra.



Comi uma bola de Berlim deliciosa na praia. Provei os já famosos croissants d'O Melhor Croissant da Minha Rua em Sesimbra e ia tendo um ataque (e o meu pâncreas também). Deliciei-me com a mítica carbonara do Bernardo. Bebi um gin tónico maravilhoso no Forte de Santiago de Sesimbra. Voltei ao Isaías, ao Lobo do Mar e ao Rodinhas e conheci finalmente a Casa Mateus, com o seu caril com lagosta e o limão com merengue de ir às lágrimas. Descobri o gelado de morango da Nannarella. Experimentei as sardinhas doces da Pastelaria Marzul pela primeira vez (e fiquei ainda mais rendida quando provei os pastéis de nata quentinhos!).



Voltámos ao Hard Rock Cafe para um jantar muito especial cheio de coisas boas (e de Bahama Mamas). Comi um bispo pela primeira vez em dez anos. Encomendámos comida da Nova Peixaria para um jantar em família. Provei brigadeiros de vários sabores da Brigadeirando e fiquei apaixonada pelo brigadeiro de pistachio. Fomos pela primeira vez à Zero Zero e eu delirei com o tiramisú. Comi um pastel de nata da Manteigaria, o meu sítio preferido para comer pastéis de nata!



Comi salsichas de uma banca da rua e empanturrei-me de strudel de maçã e de Sachertorte em Viena. Bebi um chocolate quente estrondoso em Bratislava. Almocei numa tapiocaria e fiquei fã. Jantámos no João da Vila Velha em Mafra depois de vermos uma peça de teatro e eu delirei com a tarte de frutos vermelhos. Fiz as pazes com os éclairs da Leitaria da Quinta do Paço.



Celebrámos um dia perfeito com um jantar muito especial no Jamie's Italian e eu deliciei-me com tudo, desde os raviolis até à vista. Comi uma massa com bacon, tomate e queijo de ovelha no La Finestra que me levou às nuvens. Almocei na Ladurée em Paris e foi épico. Matei saudades de crepes de Nutella e coco e dos éclairs da L'Éclair de Génie.



Comi pela primeira vez uma maçã caramelizada na Disneyland, depois de ter passado anos a mandar olhares cobiçosos às dos outros. Voltámos à Adega das Gravatas para saborear o delicioso polvo à lagareiro com o ainda melhor feijão-verde salteado. Matei saudades dos macarons da Arcádia. Por um qualquer milagre dos deuses conseguimos marcar um jantar com o nosso grupo de amigos do ano comum, e fomos experimentar o Edo Sushi.



Matei saudades de currywurst em Esslingen, sete anos depois de ter comido pela última vez em Berlim. Enchi-me de cerveja alemã em Estugarda. Comi uma waffle deliciosa com chocolate e cerejas. Provei Baumstriezel e fiquei mega fã.



Deliciei-me com os maultaschen (raviolis alemães) e com a cerveja com limonada no Carls Brauhaus. Comi uma lagosta deliciosa e umas ostras de cair para o lado no Burger & Lobster, em Londres. Bebi butterbeer duas vezes, mas não gostei. Voltei à Ben's Cookies para matar saudades das bolachinhas deliciosas e pecaminosas.



Desfrutei de um brunch na BOM BOM num Domingo muito preguiçoso. Experimentámos o brunch do Wish, na LX Factory. Deliciámo-nos com o brunch do Heim num Sábado chuvoso. Fomos ao brunch no Museu do Oriente e gostámos imenso. Provámos finalmente as iguarias divinais do Fauna & Flora.



Fomos ao brunch n'O Pão Nosso de Cada Dia, mas não fez propriamente grande história. Demos uma oportunidade ao brunch da Padaria Portuguesa e não nos arrependemos. Experimentámos o Amélia Lisboa e ficámos fãs. Matámos saudades da nossa viagem a Viena no brunch do Kaffeehaus.



Continuámos adeptos do brunch e fomos ao Brunch Café. Matei saudades do pequeno-almoço inglês em Londres. Experimentámos o brunch da Fábrica dos Sabores e o Matias adorou as panquecas. Fomos finalmente ao brunch do Choupana Caffé e saímos de lá a rebolar.



Recebi uma GoPro e descobri uma forma diferente (e super gira!) de documentar as nossas viagens. Fiz uma pausa nas minhas aulas de canto. Pratiquei Krav Maga até Setembro, mas depois fiquei tão ocupada (e cansada!) que deixei de conseguir ir às aulas. Vimos novamente todos os filmes do Star Wars pela ordem cronológica (I, II, III, Rogue One, IV, V, VI, VII e VIII). Vimos todos os episódios da 'La Casa de Papel' em quatro dias. Passámos para o nível 68 nos quizzes do Jetpunk. Fiquei 45 minutos trancada com o Matias na casa-de-banho.

Continuámos a ver os filmes da lista de 250 melhores filmes do IMDb. O Pedro trouxe macarons da Ladurée para casa porque eu precisava de um miminho. Retoquei a minha tatuagem e apaixonei-me (ainda mais) pelo resultado. Espatifei a minha máquina fotográfica num acidente de trenó em Svalbard (e depois comprei uma lente nova). Fui operada pela terceira vez ao meu estrabismo. Pintei o cabelo de roxo! Deram-me uma pantufada no carro e fiquei sem ele durante cinco semanas. No dia em que ia buscar o meu carro à oficina, deram-me uma pantufada no carro de substituição.

Levei com uma barata voadora em cima, naquele que foi um dos eventos mais memoráveis do ano. Fiquei fechada num elevador pela primeira vez na vida (e ainda demoraram uns bons quinze minutos a resgatar-me!). Partilhámos bolachas de amendoim e chocolate com os nossos vizinhos. Perdi a minha aliança dentro da máquina de lavar a roupa e tive de comprar uma nova. Aprendi mais sobre a vida dos Romanov. Não fumo um cigarro há oito meses.



A festa do segundo aniversário do Mati teve como tema o filme 'A Espada Era a Lei', e apesar das peripécias foi um grande sucesso!



No dia da festa também fizemos uma sessão fotográfica em família, cujo resultado quase fez o meu coração explodir de amor pela minha família!



O Bernardo teve zona e uma labirintite! Conheci finalmente a Joana, a namorada do meu irmão. O Bernardo veio fazer um estágio para Lisboa durante três meses, por isso voltámos a estar os quatro cá três anos depois. Fizemos um jantar de celebração do fim dos exames de todos, com direito a bolo, velas e parabéns a você!

A minha mãe deu uma entrevista à SIC Notícias para falar do trabalho dela. O meu irmão salvou um gato e a minha avó ficou com ele. O Pedro foi trabalhar para Barcelona durante um mês e nós fomos lá visitá-lo. Passámos umas belas tardes de Verão na piscina da Joana. Jogámos pela primeira vez Trivial Pursuit e Scrabble... De chocolate! O Pedro cortou a barba pela primeira vez em seis anos. A avó do Pedro morreu. A avó da Joana morreu.

Fiz um jantar temático de Outono enquanto nos abrigávamos cá em casa num dia de tempestade, com direito a creme de abóbora e cenoura, pão caseiro, boeuf bourguignon com cogumelos salteados, cinnamon rolls de abóbora com gelado de moscatel e amêndoas, Catan e sueca italiana.



O Matias foi o Gryffindor mais querido de todos no Carnaval (e o cavaleiro mais engraçado também!). Celebrámos o dia dos namorados com uma francesinha caseira deliciosa e um monte de chocolates da Guylian. Iniciámos as celebrações da Páscoa com um brunch com a Joana e o Bernardo, e continuámos as festividades com a minha família e muitas comidinhas deliciosas.



Celebrámos o nosso quarto aniversário de casamento em grande! Decorámos a casa a rigor para o Halloween, e fiz pela primeira vez uma abóbora decorada e assustadora e um bolo red velvet. Vestimos o Mati de Miguel Rivera do Coco e ele foi super fofo e colaborante!



Começámos as celebrações natalícias com um pequeno-almoço com a Joana e o Bernardo e decorámos a árvore a cinco. Fizemos mais uma sessão fotográfica de Natal com a Célia e ficou absolutamente perfeita. O Matias meteu os nossos postais de Natal no correio e foi uma das memórias mais bonitas de sempre. 



Criámos uma nova tradição natalícia e fomos ao cinema ver o Spider-Man: Into the Spider-Verse. Entupi-me dos Schoko-Bons que o meu irmão trouxe da Alemanha. Comi coisas absolutamente deliciosas: lagosta com molho de manteiga, ostras, peito de frango recheado com queijo da serra e salpicão, bolinhos de bacalhau, torta de limão merengada, pudim molotof, mousse de dois chocolates com amêndoas caramelizadas, pudim abade de Priscos, bolinhos de abóbora da minha avó, vieiras gratinadas e polvo assado com alho-francês. Vimos o Kiss Kiss Bang Bang e a Vaiana e jogámos Dixit.



Celebrámos a passagem de ano com a Joana e o Bernardo pelo terceiro ano consecutivo e 2019 não podia ter começado de melhor forma. Comemos creme de marisco, folhados de alheira, cogumelos recheados com queijo e bacon, camarões cozidos, rolo de carne recheado com farinheira com batatas e castanhas, tiramisú, crème brûlée e mousse de limão com molho de frutos vermelhos, trocámos presentes e passámos uma noite óptima a jogar Monopoly Edição Batoteiros e Scotland Yard. 



Provámos o nosso licor de ginja caseiro e ficámos apaixonados. Fiz um batido com açaí para um pequeno-almoço cheio de coisinhas boas. Recebi um azeite de trufa e estreei-o numa massa de pizza caseira para um jantar com o meu mano. Cozinhei uma pecaminosa tarte de amendoim com caramelo e chocolate. Fiz croissants de Nutella e croissants de mel e nozes para um lanche de Sábado muito especial. Deliciámo-nos com a melhor tarte de limão merengada que eu já fiz.

O Pedro recebeu imensas laranjas e limões de um doentinho, por isso eu fiz um lemon pound cake que nos levou às nuvens e um sumo de laranja com manga e abóbora que ficou uma maravilha. Voltei a fazer iogurtes caseiros. Fiz um bolo de limão enorme e delicioso. Dediquei um montão de horas a uns éclairs de tiramisú que ficaram do outro mundo. Fiz imensas receitas diferentes usando a máquina de fazer pão e tivemos fatias de pão quentinho todas as semanas.



Repeti as minhas barrinhas de cereja, uma receita sempre apreciada cá em casa. Fiz imensas vezes vieiras recheadas para os meus almoços gourmet na marmita. Experimentei fazer um cheesecake 'normal' (não-paleo) pela primeira vez na vida: um cheesecake de Oreo absolutamente divinal, que fez as delícias da malta cá de casa e do trabalho. Saíram da minha cozinha dezenas de fornadas de bolachas de manteiga de amendoim e chocolate.



Fiz um bolo de coco e leite condensado que ficou de ir às lágrimas, e levei-o para o trabalho para dividir o mal pelas aldeias. Passei os dias quentes de Verão a hidratar-me com as minhas mil receitas diferentes de chá gelado. Cansei os bracinhos a fazer maionese caseira pela primeira vez (e usei-a numa maionese de sapateira que ficou uma delícia!). Fiz um polvo assado com batatas, castanhas, alho francês e cenoura que ficou para a história. Cozinhei uma tarte de abóbora que ficou absolutamente maravilhosa e linda de morrer. Decidi fazer uma torta pela primeira vez depois de uma inspiração repentina, e o resultado foi uma torta de Nutella surpreendente e deliciosa. Fiz um bolo de abóbora com crumble de canela para dar as boas-vindas ao Outono.



Fiz pela primeira vez uma tarte de maçã decorada como as dos filmes. Continuei a saga das receitas com abóbora com uns cinnamon rolls de abóbora deliciosos. Voltei às tortas e fiz uma torta de maracujá e coco que fez tanto sucesso que teve direito a três repetições. Celebrei o Halloween com um bolo red velvet bem assustador que fez as delícias dos colegas de trabalho do Pedro.



Tive uma aventura culinária muito curiosa que culminou numa tarte de macadamias caramelizadas absolutamente decadente. Com a chegada do Inverno começaram a aparecer cá em casa os coulants de chocolate negro para os nossos lanches aconchegantes. Fiz uma árvore de Natal com bolachinhas de canela que ficou super mimosa. Cozinhei uma tarte de Nutella com avelãs para levar para o trabalho, mas nunca lá chegou.



Fiz crepes de Nutella e coco para o pequeno-almoço de um Sábado chuvoso e preguiçoso. Cozinhei um cheesecake americano pela primeira vez e ficou uma maravilha. Trabalhámos em equipa para fazer umas belas panquecas de framboesa com coco e Nutella. Tive uma inspiração repentina e saltei para a cozinha para fazer um bolo de maçã invertido com canela e gengibre que deixou a minha casa a cheirar a Natal. Depois da nossa viagem épica a Santorini, o iogurte com mel e nozes continou a fazer as delícias da mamã e do Matias.



Fiz umas mini-tartes de abóbora com o Matias e correram muito bem. Fiz uma torta de limão merengada e uma mousse de dois chocolates com amêndoas caramelizadas para o Natal em casa dos meus pais. Voltei a oferecer cinnamon rolls cookies no Natal e fizeram sucesso.



Há exactamente um ano escrevi aqui que o ano anterior tinha sido simultaneamente o melhor da minha vida e o mais difícil. Um ano depois, acho que este ano foi efectivamente o melhor da minha vida. Tive a oportunidade de ver o meu Matias a crescer, de ver o meu Pedro a crescer e de crescer eu própria. Vi o meu irmão ir para a Alemanha. Vi as minhas pessoas bem e felizes. Acalmei as minhas dúvidas existenciais, que foram menos do que as minhas certezas. Senti-me segura e confiante. Senti-me bem. Senti-me feliz.

Foi um ano cheio de coisas muito boas, e sei que se o que aí vem tiver metade da felicidade que senti neste, estarei bem.

Hoje faço 30 anos.