6 de janeiro de 2024

Hoje faço 35 anos.

Resumo dos 23 anos
Resumo dos 24 anos
Resumo dos 25 anos
Resumo dos 26 anos
Resumo dos 27 anos
Resumo dos 28 anos

Resumo dos 29 anos 
Resumo dos 30 anos
Resumo dos 31 anos

O que dizer sobre os meus 34 anos?

O Matias continuou a crescer bem e feliz. Continuou fã do universo dos Pokémons, e passou a adorar os Beyblades e o Avatar: The Last Airbender. Ficou profissional a andar de bicicleta. Jogou xadrez e Plants vs. Zombies, andou de skate e de trotinete e trepou às árvores. Tornou-se o principal cuidador das nossas galinhas e dos nossos patos. Aprendeu a mudar um pneu. Foi operado aos olhos e foi um herói.

O Matias continuou a ser o nosso malandrias.
















A Gabriela cresceu assim, é mesmo assim, vai ser sempre assim: Gabriela, sempre Gabriela. Aprendeu a nadar sozinha e tornou-se profissional nos saltos para a piscina. Fez amigos e brincou muito. Mudou de educadora, mas manteve o amor pela sua 'Cámer'. Foi operada aos olhos, e passado quinze minutos de ser anestesiada estava a perguntar pelo McDonalds. Aprendeu a andar de bicicleta e pediu uns dez iogurtes líquidos por dia. 

A Gabriela continuou a ser a nossa menina da canção.
















A primeira viagem do ano foi para matar saudades do meu irmão com uma viagem de brozinhos em Zurique! Fui a Copenhaga pela primeira vez em trabalho e consegui passear um bocado. Voltámos à Lapónia a dois, desta vez no Verão e para conhecer a parte sueca! Convencemos a Joana, o Bernardo e o Nuno a virem para cá passar férias, e tivemos uma semana fantástica em modo staycation no Alentejo. Andámos em família a calcorrear a Curia, o Buçaco, o Luso, Águeda e a Pateira de Fermentelos, Coimbra e as aldeias de xisto da Lousã! Fui com os miúdos e a minha mãe visitar o meu irmão a Basileia, e ainda demos um salto a Colmar. 

Zurique



Copenhaga



Estocolmo



Abisko



Kiruna



Staycation no Alentejo



Curia



Buçaco



Águeda, Pateira de Fermentelos, Coimbra e Aldeias de Xisto



Basileia



Colmar



O primeiro programa do ano não podia deixar de ser uma visita a Évora Monte, que já nos conquistou com a sua magia! Fizemos os Passadiços da Serra d'Ossa com os miúdos e perdemo-nos no meio da natureza. Continuámos a apaixonar-nos por Évora. 



Visitámos a Igreja dos Lóios, a Colecção de Carruagens e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo num dia de greve da escola dos miúdos. Voltámos ao Jardim Zoológico numa visita a Lisboa!



Fomos imensas vezes alimentar os animais e brincar no parque da Queijaria Cachopas. Visitámos a Explora Dinosaurs e passeámos no meio dos dinossauros. Fizemos várias sessões de cinema em casa, com direito a pipocas!



Voltei ao Harry Potter In Concert com a Joana para a nossa tradição anual. Em Zurique visitei o Landesmuseum (Museu Nacional Suíço) e o Kunsthaus (Museu das Belas Artes)! Vimos o projecto da casa da árvore da Lola a ganhar forma e pusemos mãos à obra!



Inaugurámos a Primavera com o primeiro pequeno-almoço no alpendre em meses! Visitámos o Monte Selvagem pela primeira vez de certamente muitas. Encontrei um grupo de ovelhas no Castelo de Arraiolos. Plantámos batatas, tomates e pimentos na nossa horta!



Fomos à FIAPE - Feira Internacional Agro-Pecuária de Estremoz e à Feira de Estremoz. Assisti comovida ao regresso e despedida dos Excesso. Acampámos na nossa Quinta!



Fizemos um safari de tractor no Monte dos Animais! Salvámos uma coruja que não conseguia voar. Voltámos a fazer um forte, o primeiro na casa nova! Apanhámos as nossas primeiras framboesas.



Passámos uma tarde maravilhosa na piscina do Octant. Comemos um belo brunch depois de uma manhã passada na piscina. Apanhámos as nossas batatas! O Matias competiu na sua primeira corrida.



Fizemos uma luta de balões de água num dia muito quente! Fomos à Feira de São João em dois dias seguidos e andámos de carrosséis, comemos gelados e vimos o concerto do Tiago Bettencourt. Voltámos à Cachopas inúmeras vezes.



Em Copenhaga vimos as vistas da Rundetaarn, visitámos o Statens Museum for Kunst, divertimo-nos imenso nas exposições do Nationalmuseet e suspirámos pelos tesouros do Rosenborg.



Ainda em Copenhaga, passámos uma tarde extraordinária nos Tivoli Gardens, com direito a passeio na montanha-russa, espectáculo de ballet e concerto do Thor Farlov!



Em Estocolmo visitámos o museu medieval, o museu do Vasa e o Skansen!



Dormimos num comboio entre Estocolmo e Abisko! Chegados a Abisko, passámos dias a fazer trilhos. 



Fizemos um passeio de barco no rio Torne em Kiruna, na Suécia. Visitámos o IceHotel e o Nutti Sámi Siida.



Durante as nossas férias com a Joana, o Bernardo e o Nuno visitámos Monsaraz e o centro histórico de Évora...



... E também visitámos as Ruas Floridas no Redondo e fizemos um piquenique na Barragem da Tourega! Fui ao cinema com a Gabi num programa de meninas e fomos apanhar amoras silvestres em família. 



Fizemos um piquenique da Barragem do Divor e pescámos pela primeira vez! Fizemos pizzas caseiras no forno a lenha da Lola. Tive direito a sessão de cinema em casa!



Nas nossas férias em família visitámos o Parque Termal da Curia e os jardins do Curia Palace Hotel e fizemos trilhos no Buçaco!



Bebemos água directamente da nascente no Luso, visitámos o Umbrella Sky em Águeda, pescámos na Pateira de Fermentelos e passeámos na Quinta das Lágrimas!



Visitámos o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e as aldeias de xisto da Lousã! Fomos à Feira Medieval de Portel duas vezes, em dois dias seguidos!



Apanhámos dez quilos de azeitona numa tarde. Voltámos a Évora Monte no início do Outono e passeámos pelas ruas desertas. Fui ao In Acqua Veritas com a minha mãe para um programa de banhos romanos e massagem com pedras quentes que nos soube pela vida. Voltámos à Queijaria Cachopas depois das aulas num dia de Outono.



Passeámos à beira-rio numa ida a Lisboa com a companhia da Inês, da Isabel e do José. Retalhámos as nossas azeitonas em família e assámos marshmallows na fogueira! Vendemos os sabonetes que fizemos no playdate no mercado na Quinta da Lola!



Vi a Carolina Deslandes na Altice Arena. Passeámos no Castelo de Mourão e pescámos no Alqueva. Os miúdos decoraram bolachas no mercado de Natal de Basileia!



A criançada patinou no gelo na Aldeia de Natal. Tornámo-nos oficialmente produtores de azeite! Regressámos à Quinta das Conchas para matar saudades. Terminámos o ano no Museu do Relógio de Évora!



O ano começou com uma waffle decadente com gelado de amarena da Fábrica dos Gelados e com um hambúrguer pecaminoso da Triangular - Hamburgueria Artesanal. Tomei o pequeno-almoço com o Pedro na Pastelaria Esperança antes de uma reunião difícil. Voltámos ao Emigrante, em Évora Monte.



Trouxe croissants para um dia em que o Pedro ficou de cama. Enchemos a barriga com um merecido almoço no Restaurante Serra d'Ossa. O Pedro trouxe pizzas da Pizzeria L'Italiano para o almoço num dia em que a escola dos miúdos estava em greve. Os vizinhos do lado ofereceram-nos um vinho maravilhoso feito por eles. 



Fomos conhecer a Uafas num dia de passeio pela cidade. Adorámos o Restaurante A Grelha. Comemos imensos queijinhos da Queijaria Cachopas. Lambuzei-me com o cheesecake de goiabada do Quintal das Docas, em Lisboa. 



Trouxemos para casa imensas vezes o maravilhoso frango no churrasco d'A Gruta, e comemos lá também. Voltámos à Fábrica dos Gelados para matar saudades num dia de Inverno. Mandámos vir pipocas do cinema para uma maratona de filmes do Harry Potter em casa da Joana. Recordei os maravilhosos pequenos-almoços da Padaria Portuguesa!



Aproveitei uma visita a Lisboa para lanchar na Piriquita com a Inês! Na viagem a Zurique entupi-me de chocolates da Läderach e de ostras no Frisk Fisk e lambi-me toda com um Chimney Cake da Toth's Chimney Cake!



Ainda em Zurique provei a raclette com rosti de batata, ovo estrelado e ananás e o strudel de maçã do Swiss Chuchi, comi uns pãezinhos típicos suíços e cedi aos desejos do meu irmão e fomos ao Madrid comer pimentos padrón!



Fizemos um brunch no The Bakery Lounge e eu comi um bagel maravilhoso! Voltámos à Triangular - Hamburgueria Artesanal para comer um hambúrguer de inspiração tailandesa. Encomendámos sushi em Évora pela primeira vez, do Justsushi! A Joana veio cá passar o fim-de-semana e trouxe as suas famosas e maravilhosas cookies de chocolate.



Na Páscoa comemos sopa da pedra da minha sogra e tripas à moda do Porto da minha mãe e sentimo-nos num concurso da melhor gastronomia local! Também houve direito a churrasco improvisado para o almoço de Domingo de Páscoa, em preparação para o churrasco a sério da semana seguinte para o aniversário do Pedro!



Comemos ovos rotos na República do Petisco, em Arraiolos. Apaixonámo-nos pelo Vinho e Noz! Conheci o Restauração em Vila Viçosa e o Casica em Lisboa.



Matei saudades do Rol, de um belo martini e de marshmallows na fogueira! Experimentei pela primeira vez os chocolates da Pastelaria Violeta. 



Fizemos um arraial dos Santos e a Joana e a Carina trouxeram, respectivamente, bolachas de chocolate e tarte de lima! Comi uma bola de Berlim fresquinha num intervalo entre mergulhos na piscina e enquanto a Gabriela dormia a sesta ao meu colo. Comi um belo prego no À Terra.



Bebi uma pinacolada no Octant Évora e foi mesmo o que precisava. Chegada a casa deitei-me na rede a comer um gelado, e foi a melhor parte do meu dia. Fiz uma pausa no Pelourinho Bistrô, em Estremoz! Matei saudades dos gelados de feira com um belíssimo gelado na Feira de São João.



Em Copenhaga experimentámos o famoso stjerneskud no Frk. Barnes Kaelder, comi uns mexilhões incríveis, decidi aproveitar para comer vários danish e pedi o que achei ser uma energy ball e que se revelou um bolo de chocolate com rum e passas!



Ainda em Copenhaga comi uma mariscada com a Salomé e rematámos com um gelado, e depois de sermos disparadas pela montanha-russa fomos comer churros com chocolate e gelado! Matámos saudades do pão (e dos húngaros!) da Espigasol.



Aproveitámos uma consulta em Lisboa para visitar a Pizzaria Luzzo e a Artisani! Em Estocolmo tirámos a barriga de misérias no Ristorante Rodolfino e no The Bakery.



Ainda em Estocolmo, deliciei-me com as famosas almôndegas suecas e com um gelado da Letiz. Dividimos um banana split maravilhoso no Old Homestead em Jukkasjarvi, e enchi a barriga no maravilhoso pequeno-almoço de hotel do IceHotel.



Chegados de viagem foi hora de matar saudades dos hambúrgueres da Triangular e da comida tradicional alentejana, na Taverna Os Templários em Monsaraz e no Dona Laura e n'O Moinho do Cu Torto em Évora. 



Aproveitámos um serão romântico sem miúdos para irmos ao Di Casa e ao Crema de Latte. Fomos ao Porto numa visita toca-e-foge, e não pôde faltar o almoço n'O Casarão do Castelo. Fizemos o mesmo para Lisboa, e jantámos com a Joana e o Bernardo na Taberna Londrina.



Na nossa viagem pela Bairrada comemos amores da Curia, enchemo-nos do belíssimo pequeno-almoço do Hotel do Parque, deliciei-me com os filetes de polvo do Quatro Estações na Anadia e ia chorando de felicidade com a espetada do Restaurante Pedra de Sal, no Luso!



Ainda no Luso, comi a melhor bola de Berlim da minha vida no Rosa Biscoito. Matei saudades dos cachorros com molho de francesinha em Águeda. Mandámos vir pizza da Pizzaria Álamos para um dia em que os miúdos estavam doentes! Assámos castanhas várias vezes durante o Outono. 



Comemos feijoada do Restaurante Pina. Voltámos ao Larau em Estremoz para mais um almoço que ficou para a história! Comemos carne grelhada e pizza na Feira Medieval de Portel. 



A minha mãe veio passar cá uns dias, e com ela veio uma tarte de amêndoa do Casarão do Castelo. Tomámos o pequeno-almoço no Delta The Coffee Experience, em Lisboa. Voltámos também à Pizzaria Luzzo para matar saudades da nossa pizza preferida! Comemos umas bochechas maravilhosas do Restaurante Pina. 



Conhecemos o Soão - Taberna Asiática numa ida a Lisboa, e matámos saudades do Nosolo Itália. Experimentámos o sushi do SBO e gostámos muito. Matámos saudades da Domino's do nosso coração, que agora abriu em Évora! 



Voltámos ao Choupana Caffé numa ida a Lisboa. Comi um dos melhores pães de Deus da minha vida na Espiga Real em Montemor-o-Novo! Voltámos à croissanteria no meu último dia de trabalho. Fui ao Edo Sushi com a Salomé numa ida a Lisboa. 



Comemos umas bochechas no forno bem saborosas n'O Pátio da Oliveira, em Mourão. Claro que a primeira coisa que comi quando regressei à Suíça foi baumstriezel! Bebi um chocolate quente delicioso da Lindt e comi um éclair de café na visita a Colmar, que nem conta como ida a França se não houver éclair de café! 



Comigo na bagagem regressaram mais chocolates da Läderach. Comi a primeira fartura do ano em Dezembro! Tomei o pequeno-almoço com a Joana e o Gonçalinho numa visita a Lisboa e fui ao brunch com a Inês e o José no Put Love. 



Rematei o brunch com um éclair da L'Éclair, e ainda marcharam uma coxinha e um brigadeiro da Lanchonete. O ano terminou a matar saudades dos donuts da Crush Doughnuts e da pizza da Pizzaria Luzzo numa visita a Lisboa. 



Vimos a nossa Quinta gelar várias vezes durante o Inverno, as nossas árvores florirem durante a Primavera, apanhámos imensas amoras silvestres durante o Verão e plantámos novas árvores no Outono. Comprámos oito galinhas e três gansos e recebemos nove patinhos e dois garnizés! Fomos família de acolhimento das ovelhas do vizinho. Continuámos a fazer exercício três vezes por semana com a Joana, a nossa PT, e a ver os filmes da lista de 250 melhores filmes do IMDb.



Eu e o Pedro fizemos dezasseis anos de namoro e nove de casados! Comecei a trabalhar no hospital em Évora, mas despedi-me antes do fim do ano. O Pedro também se despediu do hospital em Évora. A Joana e o Nuno tiveram o Gonçalo e convidaram-me para ser madrinha! A Inês teve o José. O Bernardo mudou-se para a casa nova. Passámos todos férias juntos pela primeira vez desde 2020.



Celebrei o meu aniversário com uma revenge of the 90's naquela que foi a minha segunda festa de aniversário seguida dedicada aos anos 90, e matámos saudades da comida da nossa infância, vimos slides na máquina de slides do meu pai e jogámos Mauzão e quizzes!



No dia dos namorados fizemos um jantar romântico da Dama e o Vagabundo, com direito a beijinho de esparguete e comida italo-americana!



No aniversário do Pedro fizemos um churrasco temático do Ron Swanson, e acho que nunca um tema foi tão apropriado! 



O aniversário do Matias teve, como não podia deixar de ser, o tema dos Pokémons, com direito a comida temática, amigos, mergulhos na piscina e colinho para as galinhas!



Aproveitámos todas as desculpas para fazermos arraiais dos Santos!



Depois da cirurgia do Matias fizemos uma festa com as comidinhas preferidas dele, com direito a gelado de Oreo, gomas, batatas fritas, camarões, fruta fresca e húngaras!



O babyshower do meu afilhado foi lindo, e mesmo só tendo tido um papel mínimo a ajudar a Joana com a organização, gostei tanto que me faz sentido ter lugar de destaque no resumo do ano!



Fiz um jantar temático assustador para o Halloween, e foi um dos melhores dias do ano!



A Gabriela pediu uma festa de aniversário da Vaiana para o seu quarto aniversário, e foi também a primeira vez que tivemos os amiguinhos dela cá em casa!



Este ano os miúdos voltaram a combinar no Carnaval, porque quiseram mascarar-se de Ash e Misty dos Pokémons! Celebrámos o dia dos namorados com um jantar bem romântico da Dama e o Vagabundo. Tivemos uma Páscoa recheada de amor, família e comidinhas boas.



Celebrámos o dia da criança em grande e a dobrar, com um playdate especial na Quinta da Lola e um encontro de vizinhos numa Quinta com vacas e cavalos! Celebrámos os Santos várias vezes. 



Demos tudo nas decorações de Halloween! Fizemos uma casinha de gengibre assombrada. Os miúdos vestiram-se de Gengar e de Cruella para o Halloween. 



Enchemos a casa de decorações de Natal! Fizemos o primeiro Natal na Quinta, e foi também o primeiro Natal com as nossas famílias juntas (embora com algumas baixas) e o primeiro Natal com a regra de não termos prendas! 



Passámos a passagem de ano com o Bernardo a fazer o desafio do Senhor dos Anéis!



Devorámos as primeiras azeitonas da nossa Quinta. O primeiro docinho que levei para o meu novo hospital foi uma tarte de brownie com marshmallows que ficou um pecado de tão boa! Fiz um arroz de pato tão bem cheiroso que acabámos todos a jantar às seis da tarde. O Matias teve escarlatina e pediu bolo mármore de laranja e chocolate.



Repeti a tarte de brownie e marshmallows, desta vez em versão mini e com base de Oreo! Voltei aos iogurtes depois de meses com a iogurteira guardada, e fiz uns iogurtes de toffee que me souberam pela vida. O Pedro fez uns ovos rotos reconfortantes para um dia em que eu estive doente. Os miúdos pediram waffles, e a minha teve direito a creme de ovos e canela e ficou deliciosamente pecaminosa!



Fizemos chás com a cidreira do nosso quintal e aquecemos a barriga e a alma. Fiz bolos de arroz... De chocolate! Continuei fã de cappuccinos e de gins.



Fiz profiteroles com creme de ovos ou com doce de leite e comi-os todos! Tivemos várias colheitas de cogumelos. Bebi um chocolate quente delicioso ao quentinho da salamandra e fiz marshmallows no fogo. 



Celebrei a chegada da Sexta-feira com uma caipirinha. Fiz churros para festejar o dia em que fui formalizar a minha contratação! Houve scones e queques de baunilha caseiros para um pequeno-almoço preguiçoso de Domingo.



Recebi uma quantidade astronómica de limões e fiz um whisky sour, um pound cake de limão e iogurtes de limão e canela! Para o dia dos namorados fizemos um jantar da Dama e o Vagabundo, com direito a tiramisú e, claro, esparguete com almôndegas!



Fiz gelado de baunilha caseiro, e usei o resto do leite condensado para fazer café bombom. Testei uma nova receita de base de pizza que ficou dos céus! Usei o alecrim da nossa Quinta para fazer uma deliciosa foccacia.



Recebi limões biológicos e aproveitei para fazer curd (claro!) e iogurtes de coco com curd de limão. Fiz cookies de chocolate e noz para o Pedro levar para o trabalho (e não só). Experimentei a receita de croissants brioche folhados da La Dolce Rita e Ó. Meu. Deus. Fizemos uns hambúrgueres de peru com queijo, presunto, tomate e ovo estrelado que fizeram as delícias da criançada.



Fizemos lombo de porco à alentejana e repetimos os croissants num fim-de-semana de visitas de amigos. Os queques voltaram a aparecer em grande, com uns queques de amendoim com Nutella e chocolate branco. Fiz um ananás caramelizado para as celebrações da Páscoa cá em casa!



Fiz as já famosas e muito apreciadas bolachas de manteiga de amendoim e chocolate para a festa de aniversário do Pedro. Usámos limões caseiros e menta do nosso terreno para uma limonada com menta. Fiz natas do céu pela primeira vez para um almoço com amigos, e repeti a massa de pizza que mais sucesso fez cá em casa.



Fiz várias vezes a cookie gigante de chocolate a pedido dos miúdos. Também matámos saudades de chili! Fiz uns tacos de camarão e manga com rúcula da nossa horta que ficaram de se chorar! Aproveitei as cascas de camarão para fazer um creme de camarão maravilhoso e super picante.



Fizemos cachorros e bolachas gigantes para uma noite de campismo, e panquecas com banana para o dia seguinte! Voltámos aos iogurtes, desta vez com frutos vermelhos e kiwi.



Fiz uns queques de laranja com cacau e azeite para um lanche preguiçoso num dia de chuva e umas lemon bars bem gulosas! Experimentei a famosa receita de frango com molho de cerveja e sopa de cebola da knorr. Usei algumas das nossas framboesas para fazer caipirinha de framboesa.



Fizemos panquecas de banana e queques de chocolate para um brunch de Domingo depois de uma manhã passada na piscina. A primeira receita que fizemos com as nossas batatas foi caril de batata e frango! Comi mirtilos dos nossos arbustos.



Fiz uma torrada com queijo e tomate e usei um tomate chucha da nossa horta! Fiz também uma salada de agrião, ananás e almôndegas para um dia muito quente, mas acabei a ligar o forno na mesma porque os miúdos pediram para jantarmos pizza! Fritámos as nossas batatas na Actifry.



Fiz tapioca pela primeira vez, com banana e canela. Matei saudades das comidas da minha infância com um rancho vegetariano. Fiz gelado na máquina de gelados pela primeira vez, e decidi estrear-me com um gelado de morango. Comemos imensas vezes torradas com os nossos tomates, o nosso alecrim e azeite. 



Continuei a fazer gelados, de curd de limão e de Oreo! Também fiz panquecas de kinder e assámos as nossas batatinhas.



Continuei fortíssima nos gelados, com um gelado de tarte de limão que nos deixou maravilhados. Fiz também crinkles de lima e waffles com Nutella e coco! Fizemos uma churrascada de picanha com a Joana, o Bernardo e o Nuno e ficámos a chorar por mais.



Fiz gelado de chocolate negro e acompanhámos com amoras silvestres. Aproveitei as amoras também para fazer uns queques de amora. Cozinhei uma torta de Nutella e coco para um piquenique. O gelado de amendoim com peanut butter cups fez tanto sucesso que fiz duas vezes na mesma semana! 



Fiz gelado de tarte de maçã com custard de baunilha para um convívio com os vizinhos. Comprei maçãs a mais para fazer iogurte de maçã caramelizada, mas acabei a fazer iogurtes de coco e lima! Experimentei uma receita de alfajores, e ficaram deliciosos. Demos as boas-vindas ao Outono com uma waffle com banana, doce de leite, nozes pecã e pumpkin spice!



Fiz gelado da minha sobremesa preferida: tiramisú! Fiz bolachas de pumpkin spice em forma de abóbora para celebrar o Halloween. Comemos os nossos primeiros ovos caseiros e nozes tiradas da árvore!



Abrimos a época do chocolate quente ainda antes do Halloween! Também houve direito a queques de chocolate com marshmallows para um dia em que os miúdos estavam doentes e a tarte tatin de marmelos da nossa Quinta para levar para o playdate. Fiz um bolo red velvet bem assustador.



Fiz queques de pumpkin spice e queques de banana com doce de leite, bolo invertido de marmelo e snickerdoodles, num conjunto de receitas maravilhosas de Outono!



Fiz água de rosas para oferecer com as rosas da Quinta. Comemos umas almôndegas fenomenais, com molho dos tomates da Quinta! Também comemos nozes directamente da nogueira do vizinho, que tem uma parte no nosso terreno! Eu e a Gabriela fizemos brownies com marshmallows num Domingo de chuva. 



Para a nossa festa de Halloween cozinhei rolo de carne em forma de pé, múmias de salsicha e mousse de chocolate com Oreos! Fiz gelado de baunilha para os amiguinhos do Matias.



Fiz azeite picante com piri-piris da Lola, e usei-o num chili que ficou bem bom. Fiz também um bolo de chocolate e manteiga de amendoim na caneca e partilhei-o com o Pedro num serão romântico. Comemos panquecas com chocolate branco e coco numa manhã de fim-de-semana.



Fiz uma cookie gigante de chocolate para dividir com o Pedro. Tivemos panquecas de banana com nozes e mel. Para a festa de aniversário da Gabriela fiz bolachas de baunilha da Te Fiti e fizeram imenso sucesso! Matámos saudades de huevos rancheros, um dos nossos pratos preferidos!



Fiz um bolo aranha para celebrar o aniversário do meu pai e ficou trágico mas delicioso! Repeti o bolo na caneca, mas desta vez com Nutella e coco, e a receita das bolachas da festa da Vaiana, para oferecer ao Pedro. Cozinhei um empadão dos céus e os miúdos iam chorando de alegria. 



Fiz panquecas de Pai Natal para celebrar a aproximação da data! Fizemos francesinhas em família. Repeti aquela que foi, na minha opinião, a melhor receita de gelado de todas: gelado de morango. Fiz esparguete com salmão, vieiras e legumes. 



Ainda na saga dos morangos, fiz uma árvore de Natal de bolachas de morango e queques de morango e chocolate! Fiz chocolate quente com chantilly e marshmallows bem decadente. Fiz gelado de banoffee para o Natal. 



Durante os dias de Natal cozinhei ainda mousse de chocolate, pudim molotof, queques e boeuf bourguignon.



Fiz um pound cake de laranja com ganache de chocolate para o Pedro levar para a despedida do trabalho. Para a passagem de ano houve carne assada, chili e tiramisu!



Foi um ano maravilhoso que me trouxe muitas coisas boas, e se os 35 forem tão bons já me considero uma pessoa incrivelmente abençoada :)