14 de outubro de 2018

Receitas de 2018 (até agora)

Desde que o ano começou publiquei pouquíssimas receitas: assim de repente lembro-me do bolo de limão e da tarte de abóbora e acho que foi só isso. Na verdade eu continuo a cozinhar bastante, mas depois não me lembro de publicar as receitas, ou não me apetece, ou já não sei onde estão as minhas anotações, ou acho que nobody cares e lá vou adiando a questão. 

Nas últimas semanas tenho andado mais activa pelo Instagram e recebo imensas mensagens a perguntar pelas receitas, por isso lá decidi pôr as mãos à obra e juntar as receitas dos doces que fiz desde o início do ano. Podem aceder às receitas carregando nos links nos títulos, e depois é só ler as adaptações que eu fiz. Se tiverem alguma dúvida é só dizer :D



Alterações minhas: nenhumas!

Veredicto: o caramelo ficou um bocadinho salgado demais, mas a base ficou óptima e no geral foi uma tarte que fez bastante sucesso. Quando repetir vou diminuir o sal da receita - mas isso sou eu que não gosto de caramelo salgado :)



 

Alterações minhas: usei a base de bolacha Maria, o recheio e o merengue fiz como está na receita.

Veredicto: ficou óptima. Acho que nunca fiz uma tarte de limão merengada tão boa.



Alterações minhas: para ser muito sincera já não me lembro, passaram mais de seis meses! Lembro-me que tive algumas dúvidas a fazer a receita, mas já nem sei porquê...

Veredicto: disto lembro-me bem: fiz uns dez éclairs e no dia seguinte já não havia nada :D Ainda deram um trabalhão do demo, mas no fim ficaram mesmo uma delícia :D

 

Alterações minhas: juntei rodelas de banana.

Veredicto: confesso que estava à espera de um resultado do género das panquecas da minha sogra (que são perfeitas!), por isso fiquei um bocadinho desiludida. Mas são óptimas na mesma :)

 

Alterações minhas: nenhumas!

Veredicto: É sempre uma receita bem sucedida :D



Alterações minhas: não fiz alterações nenhumas, mas da próxima vez vou dobrar a quantidade de base porque desapareceu!

Veredicto: eu achei que ficou delicioso, o Pedro achou que sabia demasiado a queijo. Como eu gosto de cheesecakes fortes achei que estava perfeito :D A malta do meu trabalho também gostou muito :)



Alterações minhas: em vez dos 250ml de leite de coco, usei uma lata de leite condensado.

Veredicto: é sempre uma receita bem sucedida esta, embora muitas vezes o bolo abata bastante depois de sair do forno sem eu saber porquê (já fiz várias adaptações e é sempre imprevisível, e sei que isto também já vos aconteceu porque recebo mails e comentários nesse sentido). Acho que vou começar a pensar em arranjar uma receita mais segura de pão-de-ló :) Independentemente disso, a malta do trabalho delirou :)



Alterações minhas: Usei farinha sem fermento, por isso acrescentei uma colher de chá de fermento. Não usei açúcar para enrolar a massa. Cobri com Nutella e enrolei a torta ainda quente. Cobri com açúcar em pó e coco ralado.

Veredicto: foi a primeira torta que eu fiz e fiquei muito surpreendida com o resultado. Nesse dia a tarte ficou um bocadinho consistente demais para o que eu imaginava, mas no dia seguinte estava super fofa e deliciosa :D Esta semana vou repetir, desta vez com um curd de maracujá (que já era o plano, mas depois percebi que tinha de enrolar a tarte ainda quente e já não tinha tempo para fazer o curd e esperar que arrefecesse, por isso usei o que estava mais à mão).



Alterações minhas: usei manteiga com sal para o crumble, por isso não juntei sal. Usei açúcar mascavado. No bolo não usei cravinho e substituí pela mesma quantidade de gengibre. Usei puré de abóbora caseiro, feito com abóbora cozida (também podem usar abóbora assada). Não tinha óleo, por isso usei óleo de coco, e pus a olho (algures perto dos 120 gramas, ao contrário dos 120 mililitros da receita original). Usei mel em vez de xarope de seiva de ácer. Não fiz o glacé. O bolo cozinhou durante 35 minutos, mas as fatias do meio ficaram um bocadinho mal cozidas. Por nós estava óptimo, mas se não gostarem o melhor é mesmo irem testando com um palito.

Veredicto: Que. Bom. Foi uma receita feita assim um bocadinho à balda por isso confesso que tinha algum receio do resultado, mas ficou uma delícia :D




Alterações minhas: não usei arandos por isso usei seis maçãs, em vez de raspa de laranja usei uma colher de sopa de raspa de limão, só usei canela (não usei cravinho nem noz-moscada) e usei manteiga com sal. Fiz o recheio na noite anterior e deixei numa taça coberta com papel aderente, no frigorífico. Na base usei manteiga com sal por isso retirei o sal da receita, coloquei a água no frigorífico para estar fria por isso não usei o gelo mas sim 120ml de água fria e dobrei a quantidade de receita e fiquei com quatro placas de massa: uma para a base, duas para as tiras e outra para a trança.

Veredicto: isto deu um trabalhão dos diabos, e enquanto me lembrar de estar com febre a entrançar a massa porque tinha dito ao Pedro que fazia a tarte para ele levar para uma celebração no trabalho no dia seguinte não me meto noutra. Como sou altamente crítica com as minhas receitas achei que ficou com péssimo aspecto, que a trança ficou muito grossa e tosca e por aí fora, mas de sabor ficou bastante boa. Numa próxima oportunidade vou fazer só com a rede, ou em alternativa cubro mesmo a tarte toda como a Branca de Neve :)

E pronto, é isto. Ontem ainda fiz uns cinnamon rolls de abóbora, mas ainda não editei as fotografias. De qualquer das formas, a receita é esta! :)