21 de agosto de 2014

Bolo de coco (O bolo, finalmente!) :D

Sabe, eu não devia estar falando com estranhos... 
Mas já o conheço!
Foi você o sonho bonito que eu sonhei.
Foi você, eu lembro tão bem você na linda visão.
E me fez sentir que o meu amor nasceu então,
E aqui está você, somente você, a mesma visão,
Aquela do sonho que eu sonhei.

A Bela Adormecida (que no meu tempo ainda era em português do Brasil)


Eu julgo que já disse aqui que não sou a maior fã de fazer bolos. Gosto imenso de fazer doces e adoro inventar sobremesas, mas fazer bolos deixa-me insegura e desconfortável.

Ao contrário da maioria das coisas que cozinho, cozinhar bolos não é propriamente científico. Aqui nem sempre a mais b é igual a c, e muitas vezes o resultado é desolador quando comparado com o que as fotos apetitosas nos prometiam. Juntem isso ao facto de eu ser trapalhona a espalhar coberturas e aqui temos a receita perfeita para a hecatombe.


Vai daí, confesso que não sou a pessoa mais entusiasmada de sempre no que diz respeito a fazer bolos de aniversário - e isto apesar de já ter tido algumas experiências genuinamente boas. Mas nunca tinha encontrado o príncipe encantado dos bolos e ainda não tinha sentido as minhas papilas gustativas a tocarem o paraíso, por isso com o tempo a minha audácia a fazer bolos foi esmorecendo.

Caros leitores, isso acabou.


Quando perguntei ao meu irmão que sabores queria no bolo de aniversário ele foi categórico: coco com coco e coco, recheado com coco e com cobertura de coco. Ele queria uma explosão de coco, e eu fiz-lhe a vontade.

Procurei uma receita num dos elementos da minha tríade bibliográfica preferida, a Saveurs (já agora, os outros dois são o blog da Joana Roque e o blog da Sally). Encontrei o candidato perfeito, e pusemos os dois mãos à obra. E o resultado final não podia ter sido mais perfeito.


Este bolo fica absolutamente maravilhoso. O bolo em si fica leve e fofo, e pretendo adaptá-lo para fazer todos os bolos de aniversário daqui em diante. O recheio e cobertura são suaves e pouco doces, tal como eu gosto. E é rico em coco, tal como o meu irmão queria.

Graças a este bolo estrondoso fiz as pazes com os bolos. Mas ainda preciso de trabalhar na questão da cobertura, porque sou tão trapalhona com isto que ao debruçar-me sobre o bolo para barrar a cobertura sujei o meu pijama todo :)


No fim tudo valeu a pena. O pijama foi para lavar, a cozinha ficou arrumada, os desastres pregressos com outros bolos ficaram esquecidos. Encontrei finalmente o meu príncipe encantado dos bolos. E foi amor à primeira trinca.


Bolo de coco

Ingredientes:

Para o bolo:
* Seis ovos;
* 200g de açúcar;
* 100g de farinha.

Para o creme:
* Seis gemas de ovo;
* 150g de açúcar;
* 75g de maizena;
* 250ml de leite de coco;
* 500ml de leite;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 200g de coco ralado.

Confecção:

* Bater as claras em castelo e juntar as gemas, continuando sempre a bater;

* Acrescentar o açúcar e a farinha lentamente, sem parar de bater;

* Colocar a massa numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos;

* Para o creme bater as gemas com o açúcar durante dois minutos;

* Incorporar a maizena, batendo sempre;

* Colocar numa panela o leite de coco, o leite e a essência de baunilha e aquecer durante dez minutos;

* Verter sobre a mistura de gemas, açúcar e maizena, misturando bem;

* Retornar a mistura à panela e aquecer em lume brando, mexendo sempre até engrossar;

* Desligar o lume e deixar esfriar;

* Partir o bolo em dois com uma faca e cobrir a metade inferior com metade do creme e 50g de coco ralado;

* Cobrir com a metade superior, com o creme restante e decorar com o coco.




Tenham uma óptima Quinta-feira! :D

26 comentários:

  1. Estava espera desta receita desde que tinhas mostrado o bolo num daqueles posts sobre o fim-de-semana. O meu pai é um amante de coco e parece-me que este vai ser o escolhido para o aniversário :)
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Adoro coco, tenho que experimentar esta bomba de coco! :)

    ResponderEliminar
  3. Deve ser muito bom, tenho de experimentar um dia, bjs

    ResponderEliminar
  4. Bemmm Joana.... o aspecto ficou divinal; digno de fazer crescer água na boca! :)

    ResponderEliminar
  5. Não entendo essa insegurança... que aspecto divinal!!

    ResponderEliminar
  6. Mnham mnham! Vpu levar para experimentar no aniversário do meu pai, que adora coco de paixão. (ok, o meu pai so faz anos em Fevereiro... tenho de arranjar outra desculpa para fazer o bolo mais cedo!)

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Saõ 30 minutos no forno e depois retiramo-lo ou deixamo-lo estar?

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto (mas tantooooooooo) de coco... e este bolo está com um aspecto deliciosoooooooo. Tenho de experimentar este :)

    ResponderEliminar
  9. Esta receita parece deliciosa. Vou experimentar! :)

    ResponderEliminar
  10. Joana, já experimentei :) não fiz o recheio (preguiça de ir comprar maizena e leite de côco) mas ficou bom - tão bom que não fui a tempo de tirar uma única foto para te mandar. Acredito que com o recheio e umas horas no frigorífico fique muito melhor!

    ResponderEliminar
  11. Joana, este bolo fica tipo Rafaello? Estava aqui a pensar se juntava um bocadinho de leite condensado ao recheio/cobertura. Vai ser o bolo de aniversário do meu pai, que faz anos daqui a uma semana.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa não fica de todo tão doce como o Raffaello, por isso se estiveres à procura de um bolo mais docinho o melhor é realmente juntar leite condensado ;)

      Depois conta como correu :D

      Beijinhos! :D

      Eliminar
    2. Vou juntar. Acho que reduzo um bocadinho no leite e junto leite condensado. Depois conto, claro :) beijinhos e obrigada *

      Eliminar
  12. Estas fotos estão lindas!!!!!!
    O bolo tem aspecto delicioso,o creme parece que fica consistente.
    Nunca experimentei leite de Coco, deve ficar com um sabor a
    coco saboroso.
    A massa do bolo fica fofo?

    Obrigada, ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o bolo mais fofo que já comi :D Já tenho imensas adaptações ;)

      Eliminar
    2. Fiz hoje o bolo pela primeira vez e... UAU! Não gosto de bolos muito doces, e este fica simplesmente perfeito: muito fofo, pouco doce e com um sabor a côco irresistível.

      Joana, para quando umas receitas das adaptações que já fez?

      Eliminar
    3. Ora, para mim o bolo ficou delicioso, mas a cara metade achou-o... muito doce!!!! Em conjunto, chegámos à conclusão que possa ser do creme: o leite de côco já é doce e como leva 175g de açucar e ainda côco ralado... Será que dará para bater apenas 90g de açucar com as 6 gemas e manter tudo o resto?
      A solução que encontrei, para que o bolo não ficasse só para mim, foi colocá-lo no frigorífico. Hmm, fica fresquinho e tão bom!

      Boas receitas

      Eliminar
    4. Sara já estão no blog imensas adaptações :D É só procurar :D

      Que giro, o meu irmãos achou o bolo pouco doce :D Eu achei que estava perfeito ;) Mas fresquinho fica muito melhor, sem dúvida ;)

      Eliminar
  13. Obrigado pela partilha. Fiz o bolo tal e qual a receita e ficou maravilhoso.
    Foi o bolo de anos do marido. obrigado ;)

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana!
    Andava à procura de um bolo de côco para o meu namorado que faz anos e adora...este parece perfeito! Só me surgiu uma dúvida, a massa do bolo não leva fermento? A farinha já é daquela autolevedante?
    Parabéns pelo blog tão mimoso e pelas receitas maravilhosas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A massa não leva fermento e a farinha é normal :) Mas como leva claras batidas em castelo sobe no forno :)

      Beijinhos e boa sorte :)

      Eliminar
  15. Este bolo tem im optimo aspecto,voi fazer,a farinha é com ou sem fermento?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  16. bom dia,
    experimentei esta receita no domingo e a massa do bolo ficou um pouco seca :( ficou assim maçudo
    juntei a farinha com vara de arames será que foi por isso? devo bater sempre com batedeira? ou terei deixado muito tempo no forno? devo retirar logo do forno quando terminam os 30 minutos? que marca de farinha usa? (obrigada pela ajuda e desculpa as mil perguntas mas queria fazer este bolo para a festa de 2 anos da minha filha já na próxima semana e queria um bolo perfeito)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />