22 de agosto de 2014

Cannelloni de legumes para um até já! :)

Far away my lover sings a lonely song and calls me to his side.
Where the sound of lonely drums invited me on,
I must be by his side.

Goodbye, goodbye.

The Beatles


Quando conto que tenho um blog de culinária há algumas perguntas que me colocam de forma recorrente, e talvez a mais comum seja quantas horas tem o meu dia.

Lamento, mas o meu dia tem mesmo 24 horas certinhas. Durmo oito ou nove horas por dia, faço exercício (nem sempre diariamente), não vejo televisão nenhuma e não gasto muito tempo com tarefas domésticas (só mesmo o indispensável, porque essa não é de todo uma prioridade) - por isso o meu dia-a-dia é normal e aborrecido e resume-se a conduzir, trabalhar, cozinhar, fotografar, passar tempo de qualidade com o Pedro, escrever e dormir.


O meu dia não estica, e por isso quando passo por alturas mais ocupadas a nível pessoal ou profissional torna-se difícil ter tempo, vontade ou paciência para dedicar ao blog. Normalmente consigo equilibrar as coisas porque tenho receitas previamente agendadas, mas tenho noção das minhas limitações e não exijo de mim mais do que aquilo que consigo.

Assim sendo, nas próximas semanas não vou ter tempo para me dedicar a este projecto - entre tratar dos últimos preparativos do casamento, casar e passar quinze dias na nossa lua-de-mel estrondosa não tenho disponibilidade física ou mental para cozinhar, fotografar e escrever neste meu cantinho.


Por isso este é um até já. Volto daqui a três semanas, já casada e certamente com muitos episódios engraçados para contar. Até lá o mail - palavrasqueenchemabarriga@hotmail.com - está disponível para dúvidas ou felicitações (que também é bom recebê-las!) e o facebook recebe os vossos comentários e mensagens :)

Deixo-vos com uma receita simples, ideal para dias em que não têm disponibilidade física ou mental para cozinhar :)


Cannelloni de legumes

Ingredientes (para oito cannelloni):

* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Mistura de legumes a gosto (usei brócolos, feijão verde, cenoura e ervilhas!);
* Uma lata de cogumelos laminados;
* Uma colher de chá de mistura italiana de especiarias;
* Uma colher de chá de orégãos;
* Uma pitada de sal;
* 100ml de molho de tomate;
* Oito cannelloni;
* Queijo ralado q.b.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite;

* Juntar os legumes e os cogumelos e saltear;

* Temperar com a mistura italiana de especiarias, os orégãos e o sal;

* Acrescentar o molho de tomate e deixar cozinhar;

* Com o auxílio de uma colher de chá rechear os cannelloni com a mistura;

* Dispor os cannelloni num tabuleiro e cobrir com o molho dos legumes e com queijo ralado;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta a quarenta minutos.


Até já! :)

15 comentários:

  1. Que corra tudo bem com o casamento e que todos os vossos sonhos se realizem.
    Gostei da receita.

    ResponderEliminar
  2. Compreensível :)
    Que tenhas um casamento muito feliz, nesse dia e em todos os dias da vossa vida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. 9 horas por dia! :D Quem me dera hehe
    Boas férias :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  4. Boas férias, bom casamento e boa lua de mel! :D Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Boas férias, bom casamento e boa lua de mel! :D Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Olá! Eee agora que eu volto tu é que te "ausentas" :P vá lá que é por uma boa causa! No ano passado foi pior :P pelo menos é sempre nesta altura, quando eu ainda tenho os posts do mês para ler. Não é a mesma coisa, mas ajuda :)
    (O teu blog é um vício :P)
    Tenho lido só os posts com as receitas da semana (acho que é comparável a "raspar uma raspadinha" (faz de conta que é pleonasmo)... É giro :P) e pelos vistos tem muita coisa interessante :) (ok, tenho de admitir que li 2 ou 3 posts "normais" :P)
    Já agora, durante as férias vi finalmente "Schindler's List". Tinhas razão, também adorei :) por acaso não sabia que o meu pai o tinha, achei piada quando ele apareceu magicamente na minha saca com 50 filmes (sobreestimo sempre a quantidade de livros e filmes necessária :P)
    E encontrei as pepitas 3 chocolates! :D Tinha procurado no E Leclerc e nada. Foi no SuperCor, em Espanha... (Já devia saber, Espanha = menina bonita da Vahiné :P)
    Meu Deus, filme e pepitas, é melhor conter a minha emoção. Acho que hoje sonhei com as pepitas, mas eram enormes e tive de parti-las em pedaços. Depois fiz muffins e ficaram feios, com pedaços estranhos :(
    Também tinha as de chocolate de leite e umas coisinhas cor-de-rosa, mas isso não tem piada. Tenho de dizer que gostei especialmente do mecanismo sofisticado de impressão do rótulo em português. Smooth :P mas não me posso queixar, com ou sem pacotes especialmente feitos para o país temos pepitas e já é bom :) quero mesmo experimentá-las... Estou com o dilema "bolachas vs muffins". Eu até pedia opinião, mas não sei porquê acho que a consigo adivinhar...

    ResponderEliminar

  7. Acho que com este post vou comprar hoje placas/nome que se usa para isso de cannelloni. Quando era pequena comia às vezes do pré-feito, juntamente com lasanha. Acho que acabava por ser um bocadiinho rejeitado... não sei porquê, é basicamente a mesma coisa mas enrolada. Mas esse aspeto está fantástico! Mesmo muito fantástico. Uma vez fiz lasanha-pedra e não estava assim tãão má se não se comesse a placa de baixo (e só tinha 2 placas porque eu não sou boa a esticar coisas), portanto acho que até tenho jeitinho ;) vou ver se me lembro mesmo de comprar, estas fotos deixaram-me com fome!
    É difícil estimar o tempo de que o blog necessita, mas de certeza que é muito (isto é um elogio ;)). Portanto aproveita esse tempo "livre" disto - por muito que gostas não tens nenhuma obrigação, e fazes bem em abandonar os teus fiéis seguidores de vez em quando :) ainda por cima com todas as coisas importantes que tens a acontecer agora... Deves estar entusiasmada! Felicidades! :D
    (Não sei bem o que se deseja a alguém que vai casar... Espero que "felicidades" seja adequado! Mais para todos os anos que se seguirão do que para a altura da festa de casamento - apesar de esta também ser importante -, mesmo que mude mais o status do que a vossa relação, que já estava em pleno :))
    ... E boa viagem! :D
    A sério, aproveita imeeenso e sê super feliz :D

    PS: fiquei muito contente por teres aprovado o wok - juntamente com as pepitas foram os 2 momentos altos das minhas férias :P haha
    Mas a sério: ainda bem, porque senão estavas a perder muito. Quando vi que tinha "wok" no título fiquei curiosa para saber como correu a segunda oportunidade... Por acaso hoje a minha avó já planeou cozinhar com ele. :)
    E obrigada :P
    (Ainda não lhe perguntei, mas tenho quase a certeza de que a minha avó aceita o pedido de desculpas! ;))

    PS2: Devo ir brevemente à fnac e espero encontrar um livro bonito e com queques fofos à beira dos 50 em forma de frasco de Nutella.

    PS3: O GIF! :D estás perita, que giroo! Há quanto tempo é que fizeste as bolachas? Se fosse mais cedo eu diria que era motivo para o pedido de casamento :) Quando voltares vou sondar os teus posts à procura de mais (pronto, só 1 qualquer dia, que aquilo dá trabalho :P)... deve ser difícil acertar com as fotos.
    Também já vi outro que adoreei! É mesmo mesmo giro. Antepenúltima "foto" (claro que não é foto, mas tu percebes): www.raspberricupcakes.com/2014/02/cookie-monster-macarons.html

    (Não dá para tirar limite de caracteres? Odeio :P)

    ResponderEliminar
  8. Desejo-vos muitas felicidades aos dois e que o teu dia especial seja mesmo tudo o que imaginaste nos sonhos de criança. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Conheço o teu blogue há pouquíssimo tempo, mas confesso que já cusquei muuuuuuito dos posts antigos :D
    Só posso desejar um casamento cheio de momentos mágicos e uma lua de mel com muitas aventuras * Beijinho e felicidade aos noivos!

    ResponderEliminar
  10. Felicidades, Jo! Aproveita e volta cheia de luz e histórias para contar!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. Muitas felicidades, Joana! Não tenho dúvidas que o teu casamento vai ser maravilhoso, e sei que vais ser muito feliz! Desejo que a vida te continue a correr maravilhosamente e que todos os teus sonhos e projectos se concretizem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. não há super mulheres (nem superhomens) somos todos humanos e hobbies como blogues devem ser feitos com paixão e porque nos faz feliz e não porque tem de ser (pelo menos é assim que penso :)
    fico pelas felicitações :) que tenhas um dia de casamento muito feliz, que corra tudo como idealizas e uma lua-de-mel de sonho :) beijinhos grandes**

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />