28 de novembro de 2018

Receitas de 2018 (round 2!)

Depois da primeira parte, aqui estão mais receitinhas que tenho andado a fazer ultimamente :D





Alterações minhas: Usei puré de abóbora caseiro (basicamente cozi abóbora e triturei). Usei açúcar mascavado e não fiz a cobertura (servi com um gelado de moscatel e amêndoa da Artisani que é uma delícia).

Veredicto: Fiz para sobremesa de um jantar com o Bernardo, a Joana e a minha cunhada e voaram tão depressa que só comi um! Estavam muito bons, embora eu ache isso de todos os cinnamon rolls :) Não ficaram propriamente diferentes, mas foi uma óptima forma de gastar um restinho de puré de abóbora que tinha sobrado do Halloween :D



Alterações minhas: Usei farinha sem fermento, por isso acrescentei uma colher de chá de fermento. Não usei açúcar para enrolar a massa. Cobri com este curd de maracujá e enrolei a torta ainda quente. Cobri com coco ralado.

Veredicto: Fiz esta torta três vezes seguidas em três dias seguidos. O Pedro levou para o trabalho e ouvi dizer que fez um sucesso estrondoso (embora não tanto como as minhas bolachas de manteiga de amendoim e chocolate, mas isso é porque são perfeitas). Eu levei para o trabalho e toda a gente amou. Fiz cá para casa e desapareceu. Foi uma das minhas receitas preferidas de sempre, e acho que está tudo dito.



Alterações minhas: Pumbas, cá estão elas. Não fiz alteração nenhuma, é uma receita maravilhosa :D

Veredicto: Faço-as todos os meses. Adoramos. Melhor. Receita. De. Sempre.



Alterações minhas: Usei farinha fina para bolos, sem fermento, óleo vegetal e corante líquido. Para a cobertura usei a da Sally e fiz outra cobertura com chocolate branco derretido com base nesta receita (que foi aliás de onde tirei a ideia, como podem ver). Basicamente derreti o chocolate branco, juntei natas até ficar com uma consistência boa (moderadamente líquida) e acrescentei o corante. Infelizmente esqueci-me completamente que ainda precisava de corante para a cobertura e gastei-o quase todo no bolo (literalmente andei a aproveitar as gotinhas que sobravam na garrafa), daí ter ficado cor-de-rosa (enfim!).

Veredicto: Que. Bom. Originalmente fiz o bolo para levar para o trabalho, mas depois acabou por ser o Pedro a levá-lo (tive medo que me internassem). Comi uma fatia para provar e OH MEU DEUS. Eu nem era fã de red velvet antes, mas isto é realmente um bolo super macio que se derrete na boca. Nunca comi nada com esta consistência, juro. E nem é propriamente muito difícil de fazer (depois de ter feito aquela tarte de maçã super investida umas semanas antes tudo parecia fácil!).



Alterações minhas: Tendo em conta o nome diferente, acho que é óbvio que usei macadamias picadas em vez de amêndoas. De resto segui a receita à risca, à excepção do tempo que a tarte esteve no forno. Foi uma aventura muito curiosa: não reparei que tinha posto a forma de tarte um bocadinho inclinada, e conforme o recheio foi 'fervendo' começou a sair da forma e acabei com metade da tarte por fora -.- Voltei a colocar no forno até caramelizar e acho que no fim ficou um resultado delicioso, caramelizado sem estar queimado :D No total a minha tarte deve ter estado uns 45 minutos no forno :)

Veredicto: Muito, muito boa. Fiquei com muita vontade de experimentar com amêndoas (e sem formas tortas!) :D



Alterações minhas: Usando esta receita fiz um coulant em vez de dois, por isso deixei quinze minutos no forno :)

Veredicto: É um bolo de chocolate intenso, derretido e quentinho que se faz em dez minutos. O que há para não gostar? :D



Alterações minhas: Não usei extracto de amêndoa, juntei canela a olho (talvez uma colher de chá, talvez mais) e não fiz cobertura. Dividi a massa em duas bolas e levei ao frigorífico assim (a Sally estende a massa primeiro e só depois leva ao frigorífico). Estendi a massa e cortei com as formas que uma amiga minha me ofereceu o ano passado (para quem perguntou no Instagram, vieram de uma loja no Dolce Vita Tejo que vende artigos para bolos!).

Veredicto: Ficou amoroso, delicioso e a casa fica a cheirar a canela. Novamente: o que há para não gostar? :D



Alterações minhas: Tostei as avelãs, mas depois piquei-as com a pele. Piquei todas (120g) em vez de reservar algumas para a cobertura. Quando juntei a manteiga a massa ficou logo com 'ar de massa de tarte', por isso hesitei em acrescentar as colheres de sopa de água. Acabei por juntar duas colheres de água, mas a massa ficou muito mole e foi necessário juntar farinha até ficar mais consistente.

Veredicto: Sabem que mais? Não fiquei muito fã. Acho que esperava um sabor mais intenso a Nutella, mas a tarte acaba por ter um sabor forte a avelã (principalmente se servida com as avelãs) e fica ali a faltar qualquer coisa. Até o Matias disse logo 'não está grande coisa' :D



Alterações minhas: Fiz a massa e usei logo, não levei ao frigorífico. Já nem me lembrava do quão forte estava o texto que escrevi na altura, até chorei um bocadinho a relê-lo :)

Veredicto: Foi, como sempre, um sucesso cá em casa. É sempre uma receita especial :)



Alterações minhas: Para a cobertura usei seis maçãs, que cortei em fatias e pus umas sobre as outras na forma. Usei açúcar mascavado, quer para a cobertura quer para a massa. Usei mel em vez de melaço. Não juntei noz-moscada e pus metade da quantidade de gengibre da receita.

Veredicto: Estava em casa com o Matias doentinho quando lhe perguntei o que queria comer ao pequeno-almoço. A resposta veio automaticamente: 'papa de maçã!'. Fiquei um bocado desconcertada e expliquei-lhe que não tinha aveia para fazer papa (ou outro tipo de farinha sem ser a farinha de trigo) mas que podia escolher outra coisa, ao que o miúdo responde imediatamente: 'bolo de maçã!'. E pronto, acabámos a fazer um bolo que tinha visto no blog da Sally uns dias antes. Já não ficou pronto a tempo do pequeno-almoço mas ficou pronto à hora do lanche. E o que disse o Matias? 'Não está grande coisa'. O Pedro também não gostou muito, achou que estava 'muito intenso' e 'picante' (provavelmente por causa do gengibre). Isso não o impediu de voar todo na mesma :)



Alterações minhas: Usei framboesas em vez de banana, leite normal em vez de leite de arroz e cobri com um molho de Nutella que fiz com Nutella e leite aquecidos no microondas a olhómetro :)

Veredicto: Bem boas :D



Alterações minhas: Fiz a base com bolachas digestivas, juntando 250g de bolachas digestivas com 100g de manteiga . Fiz o sour cream juntando uma colher de sopa de sumo de limão a 240g de natas e deixando actuar durante dez minutos. Cozinhei durante uma hora e foi necessário tapar com papel de alumínio para não ficar dourado por cima. Fiz o molho de framboesa como descrito no fim da receita, mas juntei sumo de limão a olho.

Veredicto: Um aviso prévio - eu sou louca pelo cheesecake da Raffi's Bagels, um restaurante de bagels que existe perto da Estefânia e onde já fui comer umas trinta vezes este ano. Meti na cabeça que queria fazer um parecido, e é aqui que entra a receita da Sally. E de facto foi um sucesso. A base é óptima, o recheio está no ponto... A cobertura é que ficou meia nhé e não sabe a nada de especial. Não sei se pus demasiado limão ou se a ideia era mesmo ficar assim, mas para a próxima vou testar com o dobro da receita da cobertura ou então com curd de limão mesmo :D

E pronto, foram estas as receitas mais recentes. Tenho cozinhado tantas coisas da Sally que estou seriamente a pensar em fazer uma cena tipo Julie & Julia no próximo ano, uma espécie de desafio onde fizesse uma receita por semana ou assim :) Era giro ter companhia, alguém alinha? :) Hoje o Matias já começou novamente no seu rant 'quero bolo de maçã', por isso amanhã já vai aparecer cá por casa esta tarte, este bolo ou este (ainda temos de decidir em família!) :D