29 de setembro de 2019

Baby shower do Nemo #1

Quando eu era criança o habitual era haver festas de aniversário em casa, com direito a bicos de pato com queijo e fiambre, batatas fritas de pacote e quantidades industriais de refrigerantes cheios de açúcar do bom. Depois ainda trazíamos para casa aqueles saquinhos de plástico com o Mickey cheios de caixinhas de Pintarolas, rebuçados e gomas. O mais parecido que podíamos ter com uma festa temática era o bolo do campo de futebol da Torta de Noz (que era delicioso by the way).

Eventualmente, andaria eu pelo terceiro ou quarto ano, o paradigma das festas mudou. Abriu um sítio enorme de organização de festas em Matosinhos, daqueles onde os miúdos andam aos pinotes e a trepar estruturas sem meias, e a grande maioria dos meus amigos passou a ter festas dessas, para grande desagrado aqui da criança pastelona e sem grande gosto pela escalada. Tive uma festa dessas uma vez, não fiquei grande fã.

A partir do quinto ou sexto ano, as festas eram diferentes: íamos todos de autocarro até ao NorteShopping, onde víamos um filme aleatório qualquer no cinema (já experimentaram ver o The Libertine com um bando de miúdos de catorze e quinze anos?), lanchávamos no McDonald's, recebíamos uma prenda e fim.

No décimo já éramos todos super crescidos, e as festas incluíam passar a noite em casa das amigas e ver filmes de terror. No meu tempo (e no meu meio) não havia jantares nem saídas à noite (e creio que se houvesse os meus pais também não deixariam que eu fosse).

Já com o meu irmão foi tudo diferente - sou capaz de apostar que ele nunca foi a uma festa de aniversário em casa de nenhum amigo porque saltou directamente para as festas organizadas em espaços, e também creio que ir ao cinema já não se usava tanto na fase dele. Por outro lado, era comum e frequente haver jantares e saídas à noite.

Agora o paradigma das festas voltou a mudar, e muita gente acha isso mal. Agora as festas são em jardins ou em espaços, com decoração a condizer, tema, bolo com pasta de açúcar, balões e bandeirolas. Casar agora envolve um ano de planeamento (ou mais!), os baby showers são comuns, as despedidas de solteiro envolvem frequentemente fins-de-semana no estrangeiro (pelo menos no meu meio) e os aniversários já são mais pomposos.

Agora, as festas dos miúdos são eventos.

Vocês sabem o quanto eu adoro estas coisas. Há dias em que penso que devia desistir da medicina e abrir uma empresa de organização de eventos em conjunto com a minha mãe, mas depois penso em todas as festas da Patrulha Pata que ia ter de organizar e fico desmotivada - afinal, eu gosto é de planear as minhas festas, com os temas que eu gosto (vá, também planeei a festa do Harry Potter da Joana, mas também era com um tema que eu adoro!). Mas às vezes confesso que sinto falta da simplicidade das festas da nossa infância, e sou assaltada por uma espécie de velhice-do-Restelo, aquele saudosismo que nos faz sempre ver a nossa infância com uns óculos cor-de-rosa.

Para mim, as festas de aniversário do Matias têm sido perfeitas nesse aspecto: posso aliar a doideira toda dos pratos a combinar com as comidinhas feitas em casa. Por outro lado, recordava-me que o baby shower do Matias tinha sido super divertido, possivelmente porque não tive que mexer um dedo para que acontecesse (e porque adoro festas).

Depois da festa de aniversário deste ano, em que eu (já grávida) e o Pedro até andámos a arrastar mobília, a minha mãe proibiu-me de repetir a proeza com o baby shower da Gabi. Inicialmente confesso que fiquei sentida, mas depois da festa da Joana (e de ter passado a noite cheia de dores) pensei que se calhar não era assim tão má ideia.

Quando o baby shower acabou senti-me seriamente ambivalente. Por um lado, sei que teria gostado mais de ter sido eu a organizar tudo (embora a Maria das Festas tenha sido bastante fiel às minhas ideias). Por outro lado, também sei que dificilmente teria capacidade física para conseguir semelhante proeza sem levar com umas contracçõezinhas de brinde.

No fim, foi giro... Mas mal posso esperar por organizar a próxima festa (que segundo o Matias será do Plants vs. Zombies) :D

Para quem perguntou, geralmente uso o Pinterest para tirar ideias e organizá-las. Podem ver o meu perfil aqui, a minha pasta do Nemo aqui e a minha pasta do Plants vs. Zombies aqui :D

Bolo de limão com recheio de brigadeiro de chocolate e cobertura de buttercream de limão. Não gosto nada de pasta de açúcar, mas para vos ser muito sincera também começo a achar o buttercream um bocado enjoativo. Se calhar vou mesmo render-me à pasta de açúcar nas próximas festas :)




Salvo erro os macarrons eram de laranja e de amendoim :) Os aquários eram nossos, mandei vir do Ebay, bem como as figuras que estão lá dentro. A minha mãe fez a montagem e a Maria das Festas colocou as etiquetas :)
Os peluches do Nemo e da Dory são do Matias :)

Confesso que sempre achei este género de bolachas um bocado artificial, mas na festa da Vaiana fizeram imenso sucesso e estas também eram uma delícia!


Havia sangria, limonada e água aromatizada :)

A melancia, que fez imenso sucesso :D Vi a ideia no Pinterest e passei-a à Maria das Festas :D :D :D Eu não gosto de melancia (eu sei, como é possível, toda a gente gosta de melancia!) mas quem provou disse que estava bem boa :D

Mousses de morango
Sushi... Vegetariano :D Pareceu-me estranho servir sushi numa festa do Nemo, mas ao mesmo tempo achei que era temático :D Vai daí, e para grande tristeza do Pedro, tivemos mesmo sushi vegetariano :D




Gomas em forma de tubarão e conchas :D




Mini-quiches vegetarianas e mousse de chocolate. Também havia mousse de lima :D
Gelatina azul :D

Cestinhos de alface com frango e manga. Estavam uma delícia! :D

A nível de comidinhas, eis o que tínhamos:

* Pipocas
* Macarrons
* Gomas
* Gelatinas
* Bolachas de manteiga
* Mousses de chocolate, lima e morango
* Espetadas de fruta
* Tubarão melancia
* Bolo
* Mini-salgados (bolinhas de alheira, croquetes, chamuças, rissóis)
* Mini-pizzas
* Mini-quiches de legumes
* Sushi vegetariano