26 de novembro de 2014

Almôndegas suecas para uma alimentação paleo :)

She got tricks in the stash,
Stacking up the cash,
Fast when it comes to the gas.
By no means average,
She's on when she's got to have it.
Baby, you're a perfect ten, I wanna get in,
Can I get down, so I can win?

I like the way you work it,
No diggity, I got to bag it up.

Blackstreet


Há oito semanas que o Pedro segue a alimentação paleo. Não é propriamente um fundamentalista da questão e mantém-se aberto à possibilidade de alguns deslizes (que acontecem de vez em quando), mas continua bastante entusiasmado e fiel ao seu propósito: diminuir o acne.

Deixou de ingerir leite e derivados ou massas e farinhas refinadas e diminuiu de forma drástica o arroz e as batatas que comia antigamente. Agora uma refeição normal para ele consiste em carne ou peixe (125g por refeição, como já fazíamos anteriormente) e um monte de legumes diferentes, rematados com uma peça de fruta no fim.

Finalmente, o meu marido come vegetais. E se eu soubesse que para isso só precisava de lhe mostrar uma dieta onde fossem permitidos ovos e bacon ao pequeno-almoço, já o teria feito há mais tempo.


Nas últimas oito semanas o Pedro notou algumas melhorias no seu acne. Já eu notei duas diferenças notórias cá em casa: faço menos docinhos (porque ele não me ajuda a comê-los e eu sou uma miúda preocupada com a linha) e faço menos comidinha vegetariana (porque ele praticamente não come hidratos, e diz que comer legumes com legumes não enche a barriga de ninguém).

Vai daí, aconteceu o expectável: enjoei-me de comer carne.


Nas últimas semanas aprendi a contornar essa questão - comecei a fazer alguns pratinhos vegetarianos para mim e a cozinhar pratos de carne diferentes e saborosos. E este foi um deles: almôndegas suecas.

Encontrei por acaso a receita no Pinterest e decidi experimentar. No fim não fiquei loucamente entusiasmada - são basicamente almôndegas normais, vá - mas comer este pratinho soube-me tão bem que não resisti a publicá-lo.


Considerem-se portanto avisados que irão começar a aparecer por aqui mais receitinhas paleo. Mas creio que ninguém se vai queixar muito de ver receitas de doces sem farinha ou açúcar, certo? :)


Almôndegas suecas (receita adaptada do site da Martha Stewart)

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 500g de carne de vaca de boa qualidade picada;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um ovo batido;
* Três colheres de sopa de sementes de linhaça miídas;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Uma colher de chá de paprika;
* Um fio de azeite;
* Duas colheres de sopa de vinho tinto;
* Uma chávena de molho de tomate;
* Uma chávena de água ou caldo de carne.

Confecção:

* Juntar a carne, a cebola, o alho, o ovo, as sementes de linhaça, o sal, o piri-piri e a paprika e misturar bem;

* Formar bolinhas e refrigerar durante trinta minutos;

* Aquecer o azeite num frigideira e juntar as almôndegas;

* Deixar refogar durante cinco minutos e juntar o vinho, o molho de tomate e a água ou o caldo;

* Deixar o molho engrossar e servir.


Até amanhã! :D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />