7 de março de 2013

Barrinhas de cereais com tahini e um dia em que tudo correu mal!

I feel drunk, but I'm sober.
I'm young and I'm underpaid.
I'm tired, but I'm working, yeah!
 

I care, but I'm restless.
I'm here, but I'm really gone.
I'm wrong and I'm sorry baby!

Alanis Morissette


Imaginem um dia em que o despertador toca e vocês desligam-no e decidem ficar na cama mais cinco minutos. Imaginem que acordam quinze minutos depois. Imaginem que se vestem e se maquilham à pressa, pegam num iogurte líquido e num pão de sementes e saem de casa a correr.

Imaginem um dia em que chegam a horas à consulta, mas descobrem que a vossa tutora tem trinta doentes para ver. Imaginem que passam sete horas seguidas a atender doentes sem qualquer pausa para comer ou para descansar.


Imaginem um dia em que um desses doentes começa a ter uma dor no peito enquanto está sentado na sala de espera e é necessário monitorizá-lo e levá-lo à urgência para despistar um possível enfarte. Imaginem que outro dos doentes recebe um diagnóstico de carcinoma do cólon, aos 54 anos.

Imaginem um dia em que saem do hospital às quatro da tarde e que a vossa última refeição foi às 8 da manhã. Imaginem que ainda queriam ir ao supermercado, fazer exercício e estudar para o exame da especialidade, mas que naquele momento nem têm sequer energia para caminhar até ao carro que está no parque de estacionamento. 


Esta foi a minha Quarta-feira passada. Saí do hospital e vim directamente para casa, onde comi um prato de sopa e uma maçã. E depois comi uma das barrinhas de cereais que tinha feito de propósito para levar para as consultas, mas que deixei esquecida em cima da bancada da cozinha quando saí à pressa de manhã. 

Decididamente há dias em que tudo nos corre mal. Salvou-se a barrinha, que estava bem deliciosa :D 


Barrinhas de cereais com tahini (receita adaptada do blog 'The Tale of Two Kitchens')

Ingredientes (para seis barrinhas):

* Seis colheres de sopa de tahini (sementes de sésamo esmagadas); 
* Seis colheres de sopa de mel; 
* Uma colher de chá de essência de baunilha; 
* Uma colher de chá de canela;
* Uma chávena de flocos de aveia integrais; 
* Meia chávena de flocos de trigo integrais;
* Meia chávena de nozes picadas e amendoins
* Um punhado de sultanas (opcional).  

Confecção: 

* Numa tigela misturar o tahini, o mel, a essência de baunilha e a canela

* Juntar os flocos de aveia, os flocos de trigo, as nozes picadas, os amendoins e as sultanas e misturar bem; 

* Colocar numa forma rectangular coberta com papel vegetal e calcar bem; 

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quinze minutos (dependendo da espessura das barrinhas, barrinhas mais baixas ou mais altas ou mais podem necessitar de menos ou mais tempo, respectivamente);

* Retirar do forno e deixar arrefecer completamente dentro do tabuleiro; 

* Cortar em barrinhas.

 

Já é habitual eu fazer as minhas próprias barrinhas de cereais para levar para o lanche, mas ultimamente andava a fazer pequenas mudanças na minha receita habitual na tentativa de tornar as barrinhas mais crocantes. Desde que fiz as bolachas de sésamo com tahini que pensei em inclui-lo nas barrinhas, e não podia ter corrido melhor: estas barrinhas ficaram crocantes e com um sabor bem delicioso a sésamo e amendoins :D Vai ser sem dúvida uma receita a repetir :D 

Até amanhã! :D