8 de fevereiro de 2024

Douradinhos caseiros para uma competição com a comida da escola.

Não nos podemos queixar de todo da comida da escola dos miúdos. Aliás, nisso sempre tivemos 'sorte' (está entre aspas porque, parecendo que não, quem escolheu as escolas fomos nós), porque a creche em Lisboa tinha uma cozinheira daquelas idosas de avental que fazia comidinha boa e saudável, a pré em Lisboa acho que era com uma empresa mas a comida era bastante boa (dizia o Matias), e a escola aqui (que tem pré e primária) voltou ao registo das senhoras de avental, que cozinham açorda e sopa de cação mas também empadão e hambúrgueres.

A alimentação dos miúdos acaba por ser então muito simples no dia-a-dia: a escola tem uma política de lanches muito 'restritiva' que consiste em fruta, leite, pão e fim (não é uma crítica, concordo com tudo), cá em casa atiramos os iogurtes e as marinheiras para a equação e pouco mais, e acho que até estamos a fazer um trabalho razoável na educação alimentar da criançada.

E por isso imaginem o meu choque quando os meus filhos começaram a falar de douradinhos.

Aparentemente comeram na escola um dia e adoraram, e vieram para casa numa postura concertada de pedir douradinhos aqui. E eu, que nunca comprei douradinhos, lá pensei que podia experimentar fazer uma versão mais saudável em casa e ver se faziam sucesso. 

Fizeram só sucesso q.b., e no fim os miúdos concluíram que gostam mais dos douradinhos da escola. Mas pronto, é assim a vida, e pelo menos tentei :) 


Douradinhos caseiros

Ingredientes (para oito douradinhos):

* Quatro lombinhos de pescada;
* Sal a gosto;
* Sumo de dois limões;
* Farinha q.b.;
* Dois ovos;
* 100g de pão ralado.

Confecção: 

* Temperar os lombinhos de pescada com o sal e o sumo de limão e deixar marinar durante algumas horas;

* Colocar três pratos em fila com, respectivamente, a farinha, os dois ovos batidos e o pão ralado;

* Retirar os lombinhos de pescada da marinada, secar bem e partir ao meio, para ficarem do tamanho de douradinhos;

* Passar por ordem na farinha, no ovo batido e no pão ralado;

* Colocar na Actifry ou outra airfryer e deixar cozinhar durante quinze a vinte minutos.