12 de março de 2020

Continuar a manter a calma:

Vejam informação nas notícias: nós temos usado o Observador.

Não abram o Facebook.

Não acreditem em 'mensagens de médicos' ou em informações dramáticas vindas da amiga da vizinha que até é médica em Santa Maria. Há muita coisa a correr menos bem, mas ninguém anda a aldrabar com números de casos e afins. Não entrem em teorias da conspiração. Não acreditem em nada que não lerem nas notícias de jornais como deve ser.

Protejam-se e estejam atentos às orientações.

Façam uns quizzes do Jetpunk, são fixes e aprendemos coisas úteis.

No meio disto tudo, uma coisa que me tem ocorrido: confesso que me faz alguma confusão que a malta exija o dinheiro de volta das viagens de finalistas, quando estas foram canceladas porque há riscos. Assim de repente, já tenho o espaço reservado para a festa de aniversário do Matias e já paguei uma parte substancial, tal como do insuflável e tal. Não quero o meu dinheiro de volta. Se a festa não acontecer, se nenhuma festa acontecer daqui até Maio (é provável, vamos ver), as pessoas precisam do dinheiro. Já tenho uma parte substancial da viagem ao México paga (também é em Maio), e se não for (choro lágrimas de sangue só de pensar nisto, já nos estava a imaginar a entrar no avião de sombreros e tal), se ninguém for, as pessoas da aviação, dos hotéis, dos restaurantes e afins vão precisar do dinheiro. Se o Matias não for à creche nas próximas semanas, a directora vai precisar de pagar salários na mesma. E não é certamente porque estou a nadar em moedinhas como o tio Patinhas, é porque é decente. Acho que é óbvio para todos que irá haver consequências do ponto de vista económico, por isso todos teremos que fazer a nossa parte. As pessoas pagaram, está pago, se aceitaram seria porque tinham condições para pagar o valor total, agora se não forem é mesmo muito chato mas é o que é.

Quando isto passar tudo juro que vou para Itália destrocar, beber vinho, comer pizzas e gelados, ficar em hotéis fixes e visitar imensos museus. Eles vão precisar. Vamos todos precisar.