31 de janeiro de 2020

Janeiro.

Era capaz de jurar que 2020 já começou há séculos e que já íamos para aí em Março, a sério. Olhando para o resumo deste mês de Janeiro, parece-me impossível ainda estarmos no mês em que voltei à Gulbenkian ou conheci o Parque dos Moinhos de Santana, e juro que sinto que não fiz nada para além de ver a chuva a cair pela janela e jogar Sims 4. Foi um mês enorme, mas muito bom, e sinto que estamos lentamente a regressar às 'nossas' rotinas. 

Começámos o mês e o ano em grande, a celebrar os nossos doze anos de namoro! Ainda na primeira semana do mês fui com a Carina (e as nossas respectivas bebés) ao Museu Calouste Gulbenkian, nove anos depois da nossa primeira visita em grupo :D

Colecção do fundador :D






Joana <3 Vasos gregos





Stefan Lochner, 1447
Giovanni-Battista Moroni, 1543/7
Anthony van Dyck, 1621
Rubens, 1630/2





Turner, 1833 (Turner é possivelmente o meu pintor preferido) :D
Mais outro Turner, de 1810 :)
Renoir, 1872 (pintura da mulher do Monet) :)
Monet, 1880
Manet, 1867
Cassatt, 1891
Rodin
Burne-Jones, 1877
Janniot, 1919/24
Nos jardins :D


Parámos aqui para amamentar (a Carina) e dar biberão (eu) :D
Colecção moderna!
Adorei adorei adorei esta escultura. Chama-se 'Bendito Seja o Fruto do Teu Ventre', e foi feita por Ernesto Canto da Maia em 1922.
A parte da colecção moderna está um bocadinho mais confusa no site e não me lembro quem era o autor desta obra.
Let There Be More Light, João Paulo Feliciano, 1988 :)

Era capaz de jurar que estes eram do Amadeo de Souza-Cardoso, mas não aparecem no site da Gulbenkian...
Almada Negreiros :)


Júlio Pomar
José Viana
Júlio Resende
Amadeo de Souza-Cardoso
Almada Negreiros
Paula Rego
Paula Rego
António Palolo
A segunda semana do mês ficou marcada pelo meu 31º aniversário :D Celebrámos a três com um jantar muito especial e uns fondants de limão e canela com cobertura de curd de limão que fizeram imenso sucesso com os meninos cá de casa. Delirámos com o Parque Recreativo dos Moinhos de Santana, onde assistimos a um pôr-do-sol absolutamente lindo com vista para a cidade. Fez-nos sentido que o primeiro restaurante do ano fosse o Dote, que já se tornou um favorito cá de casa graças às suas francesinhas deliciosas! Comemos o primeiro gelado do ano na Artisani. 

No fim da semana organizei uma festa temática do filme d'A Princesa Cisne e celebrei o meu aniversário entre amigos. Cozinhei para a festa algumas das nossas receitas preferidas: bolachas de amendoim e chocolate, lemon bars, tarte de amêndoa caramelizada, mousse de chocolate e tiramisú! Recebi um conjunto de Legos do Harry Potter e diverti-me imenso a montá-los.

Fondants de limão e canela para cantarmos os parabéns a três :D
Parque Recreativo dos Moinhos de Santana





Os meus rapazes :D

As meninas :D








O Matias sempre teve medo de baloiços, mas agora está muito melhor :D




A tentar trepar :D
Meia francesinha porque dieta e tal

Gabizocas. Agora que fiz o resumo percebi que só tirei fotos à cachopa uma vez neste mês. Os segundos filhos sofrem, claramente.
Legos :D



Na terceira semana choveu e a Gabi passou uma fase mais birrenta, por isso fiquei mais por casa. No fim da semana o ambiente melhorou (quer dentro de casa quer lá fora), por isso aproveitámos para visitar a exposição dos Dinossauros Explorer na Cordoaria e para ir ao brunch com a Carina e o Miguel no 3Fs Fresh Fit Food. 

Matias sempre a correr :)


A exposição era igualzinha à que visitámos há dois anos. Na altura o Matias adorou ver os 'sau-saus', mas desta vez teve algum medo: estava sempre a dizer que os dinossauros eram 'gigantescos e assustadores', e mesmo quando salientávamos que não eram dinossauros de verdade ele dizia com um ar muito assertivo 'mas eles mexem-se e fazem barulho!'.
Moral da história: não queria nem chegar perto das vedações porque dizia que os dinossauros iam comê-lo :)
Aqui pediu-me para lhe tirar uma fotografia, mas fugiu tão depressa que até ficou tremido :D


Deve ter sido a única vez na vida que o Matias quis andar de mão dada connosco :D








Por outro lado, delirou com as actividades. Esteve imenso tempo a escavar fósseis e a fazer forminhas de dinossauro na areia :)
'Tira-me uma foto no ovo como o Arlo' :D


Também pediu para andar neste dinossauro :)
No geral divertimo-nos bastante. Foi engraçado ver o Matias com receio, ele é um miúdo tão destemido em tudo (até demais!) que não conhecíamos de todo esta faceta dele :) Não diria que ele tivesse ficado assustado nem nada que se parecesse, acho que ficou com respeitinho :)
Brunch de Domingo :D
O iogurte era uma delícia :D
Na quarta semana não se fez grande coisa. No início da semana a Gabriela foi às vacinas e passou uns dias mais chatitos, por isso andámos mais por casa. Voltámos à Adega das Gravatas para matar saudades daquele polvo à lagareiro dos céus. No fim da semana fui com a Carina e as miúdas conhecer o novo Museu Nacional dos Coches (não fiquei fã, é tudo tão frio!), e depois aproveitámos para ir afogar as mágoas aos Pastéis de Belém :D

O sempre delicioso polvo à lagareiro :D Trouxe o resto para casa e esta dose deu-me para três almoços :P

O edifício antigo era bem mais giro! #velhadoRestelo




Este coche era bem giro :D








Coche para crianças :D

Carro do início do século XX :)
O coche onde seguia D. Carlos quando foi assassinado!
Até se notam os buracos das balas!

Coche dos correios :D



Exposição temporária de pinturas e esculturas de Norberto Nunes sobre os reis de Portugal :)



E quão bom era o cappuccino? :O Foi a melhor parte da manhã, e passámos horas nos Pastéis de Belém a falar de coisas de mães :) É mesmo bom partilhar isto sinceramente, com o Matias não tive esta sorte (fui a primeira mãe do meu grupo de amigas) e acho que faz imensa diferença :)
Esta semana não se fez nenhum. No Sábado passado o Matias teve uma festa de anos e eu comecei a sentir-me adoentada ainda lá, o que culminou em cinco dias inteiros de cama com uma virose demoníaca. Só ontem é que melhorei e hoje já estou impecável. A Gabriela continua imune a esta bicharada toda, o que é basicamente um milagre tendo em conta a quantidade de beijinhos que recebe de todos :)

E pronto, venha daí Fevereiro :D