20 de dezembro de 2019

Um dia na vida da Gabriela.

Cada vez estou mais desconfiada de que reprimimos à grande as memórias das nossas rotinas quando o Matias era bebé, e por isso a vida com a Gabriela parece-nos muito mais desafiante. Vamos achando que ela dorme pior e que chora mais, mas na verdade nenhum de nós se lembra quanto dormia ou chorava o Matias nesta fase, e começo a achar que agora nos parece tudo mais difícil por questões nossas e não dela. Vai daí, decidi escrever como era um dia na nossa vida, e pensei em começar a fazê-lo todos os meses, no primeiro dia de cada mês completo da Gabriela.

Obviamente que isto é só exemplificativo. Neste momento não temos o Matias connosco e ele só regressa de casa dos meus pais amanhã, está um temporal do demónio lá fora e por isso não saímos com a miúda neste dia, o Pedro ainda está em casa mas neste dia em particular dormiu até às 13h, etc. Mas acredito que todos os dias irão ter as suas particularidades, por isso este foi um dia como outro qualquer :)

No fim concluí que, de facto, a miúda não é de todo tão má como a andamos a pintar. É verdade que é adepta do berranço, mas neste dia nem chorou assim tanto e dormiu que nem uma falecida, por isso acho que não nos podemos mesmo queixar.

E pronto, quando a Joana do futuro vier ler estas publicações (eu gosto de ler as minhas publicações antigas) já pode sentir-se mais confiante em ter mais filhos :D :D :D

Aqui vai um dia na vida da Gabriela. Aviso já que é uma seca :D



9.15h: Gabriela acordou. Troquei-lhe a fralda, dei-lhe uma refrescadela com compressas e água morna e troquei-lhe a roupa.
9.30h: Bebeu 150ml de leite e ficou muito acordada a receber beijinhos.
9.50h: Berranço.
10h: Adormeceu ao colo. Aproveitei para ver o WhatsApp, o mail, o Instagram, o Facebook, as notícias, blogs que gosto de ler e por aí fora.
10.30h: Pousei-a na alcofa e comecei a arrumar a casa.
10.45h: Gabi acordou e começou a chorar por isso veio comigo arrumar, primeiro ao colo e depois quando passei para a cozinha ficou na espreguiçadeira. Pus roupa a lavar, pus louça a lavar, lavei os biberões da noite e preparei os do dia (usamos água à temperatura ambiente, por isso quando é a hora da Gabi comer é só juntar o leite em pó) e liguei a máquina de secar durante dez minutos (tinha ficado a secar durante a noite, e assim a roupa saía quentinha).
11.15h: Enquanto esperava que a máquina de secar acabasse, preparei o meu pequeno-almoço: capuccino com canela e pão torrado com manteiga. A Gabriela começou a chorar, por isso saiu da espreguiçadeira e ficou no meu colo enquanto eu tomava o pequeno-almoço.
11.25h: Acabei o pequeno-almoço, pousei novamente a Gabi na espreguiçadeira e levei-a para o quarto do Matias. Tirei a roupa da máquina de secar e comecei a separá-la no quarto do Matias.
11.30h: A Gabriela começou a chorar, por isso achei que ela precisava de dormir (estava acordada há 45 minutos) e sentei-me no sofá com ela.
11.45h: Gabriela adormeceu ao colo. Aproveitei para falar com amigas por mensagens e liguei à minha mãe e à Joana.
12.15h: Deitei a miúda na alcofa e fui arrumar a roupa.
12.17h: Gabriela começou a chorar, voltei a pegar-lhe ao colo, adormeceu.
12.20h: Voltei a deitá-la na alcofa e fui arrumar a roupa.
12.22h: Gabriela voltou a chorar, voltei a pegar-lhe ao colo, continuou a chorar.
12.30h: Bebeu 120ml de leite e adormeceu. Aproveitei para ler opiniões dos críticos ao novo Star Wars (vamos vê-lo hoje!).
12.50h: Deitei-a na alcofa, e como entretanto a máquina tinha acabado de lavar pus a roupa na máquina de secar e fui novamente arrumar a roupa. O Pedro acordou nesta altura.
13h: Tudo arrumado! Banho finalmente! O Pedro ficou na sala com a miúda (se o Pedro não estivesse em casa ela teria vindo na espreguiçadeira para a casa-de-banho).
13.45h: Banho tomado, depilação feita, cabelo seco, Joana vestida e pronta para sair. A nossa empregada chegou entretanto e trocámos prendas de Natal (eu tinha feito bolachas de amendoim e chocolate). Saí para a minha consulta de pós-parto na Amamentos e levei presentes para a minha obstetra (bolachas e um presente para o filhote dela) e para as pessoas da clínica (mais bolachas!). Quando entrei no carro estava a dar a Bohemian Rhapsody dos Queen, por isso fui a cantar. Depois deu a Times Like These dos Foo Fighters, mais cantorias :)
13.50h: Cheguei à Amamentos, tive a minha consulta com a Mariana e depois fiquei na conversa com a Patrícia, a minha ex-consultora de lactação.
14.50h: Saí e vim para casa. Deu a Santa Claus Is Coming To Town da Ella Fitzgerald na rádio :D
14.55h: Cheguei a casa e fiquei a conversar com o Pedro.
15.30h: A Gabriela acordou, por isso eu troquei-lhe a fralda e o Pedro deu-lhe o biberão enquanto eu almoçava (arroz à bolonhesa com brócolos que tínhamos feito para o jantar do dia anterior, pêra, descafeinado e um macaron de morango). A Gabriela bebeu 120ml de leite e adormeceu ao colo do Pedro.
16h: Acabámos de almoçar, pousámos a Gabriela a dormir na espreguiçadeira e ficámos a descansar no sofá.
16.15h: Gabriela chorou, ficou no colo do Pedro e adormeceu. Voltou para a espreguiçadeira.
16.30h: A Natália saiu. Começámos a fazer as compras online para as comidas dos dias de Natal.
16.50h: A Joana ligou, ficámos na conversa.
17.20h: Desliguei o telefone. A Gabriela acordou. Continuámos as compras, liguei o álbum Christmas Songs da Ella Fitzgerald no Youtube.
17.45h: A minha mãe ligou pelo FaceTime, matámos saudades do Matias.
18.05h: A Gabriela adormeceu ao colo do Pedro.
18.45h: A Gabriela acordou e foi para o banho.
19.05h: Dei-lhe 150ml de leite às escuras no quarto dela. Depois ela ficou muito agitada e no berranço ao meu colo.
19.55h: Gabriela adormeceu. Tempo total de berranço: 20 minutos.
20.05h: Deitei-a na cama, fui ajudar o Pedro a fazer o jantar.
20.20h: Sentámo-nos no sofá enquanto o jantar acabava de fazer.
20.35h: Gabi no berranço.
20.40h: O Pedro jantou enquanto eu dava colo à Gabi no berranço e depois trocámos.
21.20h: Gabriela adormeceu. Tempo total de berranço: 45 minutos.
22.30h: Gabriela acordou. O Pedro deu-lhe o biberão enquanto fazíamos quizzes do JetPunk.
23.00h: Gabriela voltou para a cama e nós continuámos a fazer quizzes.
00.00h: Gabriela acordou no berranço, bolçou e fez cocó. Trocámos a roupa e fiquei com ela no quarto. Continuou o berranço.
00.45h: Gabriela adormeceu. Tempo total de berranço: 45 minutos. Deitei-a e deitámo-nos.
7.00h: Gabriela acordou, o Pedro levantou-se para lhe dar o biberão, bebeu 150ml de leite. Ficou no berranço.
8.00h: Gabriela adormeceu, o Pedro voltou para a cama.
9.30h: Gabriela acordou. Troquei-lhe a fralda e dei-lhe o biberão com 120ml de leite.
10.00h: Comecei a arrumar com a Gabriela, primeiro ao colo e depois quando passei para a cozinha foi para a espreguiçadeira.
10.30h: Terminei a arrumação e a Gabriela começou a chorar. Peguei nela ao colo e sentei-me no sofá. A Gabriela adormeceu e pousei-a na alcofa, onde tem estado desde então a queixar-se esporadicamente (provavelmente estará com cólicas?). Ao contrário de ontem, que foi um dia muito atarefado, hoje já está tudo tratado :)

E pronto, foi isto. Se o Matias estivesse cá um de nós teria tratado dele de manhã enquanto o outro dava o biberão à Gabriela, e às 19h enquanto um de nós dava o biberão o outro daria banho ao Matias, jantava com ele e deitava-o. Temos conseguido fazer alguns jantares os quatro, mas na maioria dos dias achamos mais prático despachar os dois miúdos ao mesmo tempo, até porque eles deitam-se ambos cedo (actualmente deitamos a Gabriela entre as 19h e as 20h e o Matias às 20.30h e ambos acordam por volta das 9h).

Também não tem sido frequente a Gabriela fazer intervalos tão grandes durante a noite (comeu às 22.30h e só voltou a comer às 7h), embora faça pelo menos 4h de intervalo. Ainda não percebemos o que é diferente nestes dias em que ela dorme mais, mas ficamos muito muito contentes :)

E pronto, lá vamos nós para mais um dia :)