24 de setembro de 2019

Pregnancy Diary #46

Fui fazer a ecografia do terceiro trimestre do Matias sozinha porque o Pedro estava a operar. Esperei três horas na sala de espera, durante as quais duas das grávidas que lá estavam desataram a discutir uma com a outra (e as respectivas famílias também). Cinco minutos depois de entrar para fazer a ecografia, o colega ditou à secretária:

'Placenta grau III'.

A secretária comentou que eu também era médica, ao que o obstetra respondeu:

'Olhe, a sua placenta está morta. O seu bebé já não tira nada daqui. Vê isto? São os depósitos de neoglicogénio no fígado do seu bebé, porque ele já não consegue tirar nada da placenta. Mas não se preocupe porque o bebé não morre de repente. Já fez a mala da maternidade? Então vá fazer, porque vai ter o bebé antes das 34 semanas.'

Saí da consulta, entrei no meu carro e chorei durante uma hora seguida. Liguei à Joana, a minha amiga obstetra que ia fazer o meu parto, que relativizou imenso a questão da placenta tendo em conta os outros factores (idade, não sou fumadora, o miúdo estava com um bom tamanho, por aí fora).

Na ecografia das 34 semanas o colega voltou a vaticinar que não durava até às 37. A minha obstetra estava sempre a dizer-me que não durava até à consulta da semana seguinte. Mas durei, e o Matias nasceu às 41 semanas com 3460g.

Desta vez estava aterrorizada com a ecografia das 32 semanas. Não havia propriamente grandes motivos racionais para isso: tirando o episódio de contracções intensas de há duas semanas atrás, tem tudo estado bastante tranquilo por aqui (também porque tenho tentado descansar bastante). Mas estava com imenso medo que algo não estivesse bem.

Pois, está tudo bem. A menina da canção está grande, cefálica e perfeitamente encaixada. A minha placenta está operacional e o meu colo está impecável.

Entramos assim em grande no oitavo mês. Tenho dito a mim própria que praticamente já só falta um mês (o que é uma falácia porque na verdade faltam dois, mas pensar assim faz-me ficar mais animada), e apesar das chatices inerentes à gravidez avançada o facto é que me sinto bem. A fisioterapia tem corrido bem e a consulta de babywearing hoje foi muito elucidativa (para a Gabi grandota já temos a Boba, mas para a fase de recém-nascida queria uma alternativa mais prática e acabei por perceber que o pano que tenho não é o melhor por ser semi-elástico, por isso vou investir num pano elástico).

Amanhã vou fazer análises e até ao fim da semana ainda queria visitar a maternidade (coisa que ainda não fiz, possivelmente porque não gosto lá muito da ideia de ter a miúda no privado). E pronto, praticamente já só falta um mês.

Praticamente já só falta um mês.