27 de outubro de 2018

Viena 2018 #1

E pronto, aqui vai o início da foto-reportagem de Viena com um mês de atraso (desculpem) :) Embora tivesse conhecido a cidade em 2012 acabei por fazer um percurso bastante parecido ao de há seis anos, por um lado porque lembrava-me que na altura tinha adorado tudo, por outro porque no fim acabei por não planear o percurso de uma forma extensiva e por isso segui simplesmente o plano anterior :) Também aproveitei para ir a Bratislava, que achei tão gira que vai ter a sua própria foto-reportagem (toda a gente que conheço que foi a Bratislava não achou grande piada, mas eu gostei imenso!).

Sem mais demoras, vamos lá :D

Stephansdom, a Catedral de São Estêvão :D




Dentro da Catedral :) Só dava para ver da entrada, acho que ia haver missa :)
Início da Graben, a rua principal, com a Stephanplatz à esquerda :)
A coluna em memória da peste, Pestsaule

A Peterskirche, que eu pessoalmente acho muito mais gira do que a Catedral :D
Ia haver um concerto uma hora depois de eu entrar e o coro estava a ensaiar. Ainda fiquei lá uma meia hora a ver o ensaio, foi mesmo bonito :)







O meu guia falava da 'melhor banca de salsichas de Viena' na Hoher Markt. Fui até lá, já cheia de fome, e quando cheguei havia uma espécie de quiosque meio manhoso. Pensei que devia ser outro sítio qualquer e ainda andei a dar voltas à praça, até que me rendi às evidências :D À minha frente na minha estava um casal que falava alemão, por isso pedi-lhes ajuda para escolher entre os trinta tipos de salsicha escritos em alemão (e dos quais eu só reconhecia o currywurst). Eles fizeram-me umas vinte perguntas diferentes e acabaram por recomendar-me um tipo de salsicha começada por T, que era picante como o raio e tão tão tão boa que eu, ali sozinha a comer salsichas de pé no quiosque manhoso, tive uma daquelas epifanias de 'Deus existe mesmo' e ainda lacrimejei um bocadinho. Que boas memórias.
Recomendo vivamente.


A dada altura andava a passear sem grande objectivo e encontrei esta praça, a Judenplatz. Gostei imenso :D

Am Hof

Freyung
Sítio aleatório com lojas que encontrei e achei muito giro :)
O Café Central, onde só tive de esperar meia hora para arranjar mesa * que cena tão white girl *
Em minha defesa, uma hora antes disto tinha entrado noutro café onde a empregada recusou-se a servir-me porque eu não falava alemão. Sim, isto aconteceu. Fiquei tão chocada que quando o empregado do Café Central foi simpático comigo deixei vinte euros para pagar a minha conta de doze e dei-lhe oito euros de gorjeta #noregrets. Noutro tema relacionado, o café em Viena é tão bom que tive dificuldades em dormir em todas as noites que lá passei, de tantos cafés que bebia durante o dia :D
Achei melhor afogar as mágoas no strudel de maçã :D :D :D
Burgtheater
Rathaus, a câmara municipal, que tinha na praça em frente o circo e umas bancas com comida e queijinhos :D Ainda tentámos ir lá jantar num dos dias, mas estava fechado (talvez por ser Domingo)

No Volksgarten

O Parlamento austríaco em obras
O meu plano era ir ao Kunsthistorisches Museum ainda neste dia, mas cheguei a quinze minutos da hora de encerramento por isso acabei por comprar só o bilhete e fui uns dias depois :)

Museu de História Natural
A entrar no Hofburg :)
Bom fim-de-semana! :D