19 de abril de 2021

Abril (parte 1).

As fases em que eu escrevo pouco no blog são muito boas ou muito más. E, de facto, a minha vida tem neste momento uma montanha de coisas boas: ando desdobrada em actividades giras, os meus filhos estão um apetite, continuo absolutamente louquitxa pelo Pedro, a vida dos meus amigos próximos corre bem e cheia de novidades deliciosas, cozinho que nem uma esfomeada, comecei um novo estágio divertido, está tudo cheio de saúde e o meu pai e a minha avó já foram vacinados. 

Por outro lado, nunca estive tão ansiosa (literalmente a roçar o patológico), há meses que ando a integrar o divórcio dos meus pais (e há sempre novas merdas para integrar, é impressionante), nunca consigo terminar o dia com todas as tarefas concluídas, andamos a intervir no atraso da linguagem da Gabriela, há dias em que só me apetece fugir ou fumar e estarmos sozinhos em Lisboa com duas crianças pequenas é enlouquecedor. 

Estou incrivelmente feliz mas também bastante desesperada, e quando o dia termina sinto que foi mais um dia em que consegui manter a minha shit together e amanhã há mais. E às vezes a vida é só mesmo isto: manter os serviços mínimos, sem textos elaborados ou grandes poesias, priorizando o que é mais importante: eu e os meus. 

Por isso aqui vai o resumo do mês de Abril até agora. Já queria ter escrito há mais tempo, mas depois abro a publicação e nem sei bem como começar. Não ficou grande coisa, mas olhem, é o que temos :)

Ainda na última semana de Março, pedimos uma salada de frango picante do Chickinho que me deixou a arder, uns filetes de peixe-galo maravilhosos do Gardens e mais um pequeno-almocinho da Eric Kayser! Quando começou Abril já estávamos muito divididos entre ajudar os restaurantes e ajudar a nossa própria conta bancária, por isso decidimos diminuir consideravelmente os nossos pedidos por Uber Eats e atinar com os cozinhados cá em casa. A primeira semana de Abril acabou com as celebrações da Páscoa cá em casa :)

Salada de frango picante do Chickinho

Fileites de peixe-galo com arroz de marisco do Gardens
Mais um pequeno-almoço da Eric Kayser, desta vez com baguete com sementes de papoila e éclair de café :)
Pequeno-almoço em casa :)
Foto do Matias, que pediu para 'abrirmos a boca' :D
Flores para a Páscoa :D

Amêndoas :D
Passámos do edredão vermelho às bolinhas brancas para o edredão amarelo às bolinhas brancas :)
Construímos um forte :D

Hora da Pocahontas :D
O trepador :)


A exploradora :D

Ovos com farinheira :)
Batatas recheadas com chili vegetariano :)
Creme de legumes :)
Tarte com carne, brócolos e cogumelos :)

Páscoa com a mesa posta pelo Matias :)
Tarte de limão merengada

Carne de porco assada com molho de barbecue e whisky :)
Espargos assados



O Matias quis pôr os coelhinhos todos na mesa :)





Didi The Dragon que o Matias recortou :)
Hora da sesta :D




Mauzão :)


Na palhaçada :)


Meninos num jogo de letras :D
O Matias tirou-me uma foto :)
Foto minha da tarte
Foto do Matias da tarte
Como usei o tripé e o temporizador para tirar a foto da família, o Matias quis aprender como se fazia e tirou esta foto :)
E depois tirou esta :D
E esta :D
A segunda semana de Abril foi uma animação: abriram as esplanadas (o que significou um regresso ao Boémio) e as exposições (o que significou um regresso ao Meet Vincent van Gogh). Fiz um bolo de maçã invertido para levar para as minhas colegas de trabalho e os queques da semana foram de banana com chocolate e nozes. O fim-de-semana ficou marcado pelo aniversário do Pedro, que fomos passar fora (depois partilho as fotos). 

Pequeno-almoço na esplanada, finalmente! :D
E almoço na mesma esplanada, no mesmo dia: bife e migas :D
Bolo de maçã invertido para as minhas colegas de trabalho


A acompanhar o cappuccino!
Na exposição Meet Vincent van Gogh :)





O Matias quis 'desenhar o van Gogh' :D

Em Junho do ano passado a Gabriela tinha ido na mochila. Desta vez já foi em modo ambulante :D
Já da outra vez o Matias adorou esta parte :)









<3

Depois ainda fomos comer um gelado ao clube naval à beira-rio :D
Queques de banana com chocolate e nozes
<3
Começámos a terceira semana com o Matias a pedir para 'fazermos de conta que era o dia de anos' dele - e claro que o dia de anos não estava completo sem pound cake de chocolate e amendoim :) Andei dias a salivar pelos queques da Antónia até decidir render-me às evidências. No fim-de-semana fomos à Quinta Pedagógica com o meu irmão e a minha cunhada Joana e foi mesmo muito divertido! Também regressámos aos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian e fomos muito felizes. O Matias andou pela primeira vez de bicicleta sem rodinhas! Fiz um lanche mais investido cá em casa, com direito a sumo de laranja, os primeiros morangos do ano, baguete, croissants integrais e queques de framboesa e chocolate :D A semana acabou de forma mágica: fui com o Matias ver o pôr-do-sol à nossa praia :D

Pound cake de chocolate e amendoim <3
Ainda quente, com a cobertura líquida e os amendoins a soltarem-se :D
Já mais consistente :D
Pequenos-almoços bons <3
Queques de manteiga da Antónia <3 
Na Quinta Pedagógica :D


Gabriela a perseguir o ganso :D

Como chegámos às 16h alguns dos animais já estavam guardados :) (a quinta fecha às 17.30h)

Matias, o trepador de árvores :)



A brincarem às apanhadas :D
Alguém não gostou de ser apanhada :D







Pequeno-almoço na esplanada do jardim da Fundação Calouste Gulbenkian :D







Matias nas suas aventuras :D


Estava 'disfarçado de leopardo a dormir' :D

Os meus miúdos :D <3





O Matias ficou cansado, por isso disse que ia 'descansar à sombrinha da árvore' :D
Primeira vez a andar de bicicleta sem rodinhas :D
Enquanto a Gabizocas brincava :D
Adora folhas :D

Lanche de novela :)
Queques de framboesa e chocolate :)
O interior :D
Fim de tarde na praia :)



Já cá volto com mais publicações :)