9 de março de 2021

Queques de chocolate e amendoim para memória futura :)

Another turning point, a fork stuck in the road.
Time grabs you by the wrist, directs you where to go.
So make the best of this test and don't ask why.
It's not a question but a lesson learned in time.
It's something unpredictable, but in the end it's right.
I hope you had the time of your life.

Green Day


Quando pensámos no menu da Páscoa (que mais uma vez vamos passar sozinhos, que deprimência), e uma vez que eu não gosto de cabrito ou de borrego, decidimos fazer pulled pork (assar algo durante quatro horas pareceu-nos pascal). Para a sobremesa lembrei-me de uma tarte de amendoim e chocolate que fiz no ano passado para o Pedro levar para o bloco e que nunca cheguei a provar (a tarteira foi intacta e voltou vazia), e quando fui procurar as fotos... Não me lembrava de onde era a receita. Pensei que poderia ser do Sally's Baking Addiction, o meu blog de receitas preferido, e efectivamente eu fiz a minha tarte no dia 7 de Novembro e ela tem uma receita publicada três dias antes. Mas, na verdade, não faço ideia. Não sei se a receita é esta, se fiz alguma alteração, se precisei de adaptar algum passo. Não me lembro. 

E fiquei com pena de já não escrever as minhas receitas aqui (ou o que quer que seja, muitas vezes). 

A tarte de amendoim e chocolate

Claro que isto acontece porque tendo a fazer as mesmas receitas, ou receitas com bases que já conheço e nas quais junto alguma mudança, ou receitas que faço a olho juntando ingredientes de forma aleatória, e acabo por não precisar de escrever. Mas também saem da minha cozinha sucessos novos, receitas inspiradas ou pratos surpreendentes, e às vezes tenho dificuldade em recordar o que fiz de diferente. 

Outra coisa que me perguntam com frequência nas mensagens do Instagram é porque não volto a permitir comentários no blog. Tinha antigamente conversas interessantíssimas na caixa de comentários, com pessoas que passaram inclusivamente a ser minhas amigas. O blog em geral e a caixa de comentários em particular trouxeram à minha vida muitas pessoas boas durante muito tempo... E depois começou a pandemia. 

Na verdade eu já recebia comentários foleirões antes, mas sempre achei vagamente divertido. Imaginava as pessoas do outro lado, a teclar freneticamente um insulto qualquer, a publicar o comentário com um sorriso maquiavélico no rosto e a actualizar furiosamente o meu blog à espera que o comentário fosse validado e publicado, só para ver todo aquele trabalho a cair no vazio, no esquecimento e na indiferença. 

Com a pandemia a situação mudou. Tinha na mesma publicação, no espaço de minutos, pessoas a acusarem-me de estar 'histérica' e 'a espalhar o pânico' ou 'a ser uma negligente irresponsável' porque falei de ir apanhar ar com os miúdos para Monsanto. E sabem que mais? Achei que o meu blog não tinha de ser um palco para o agravamento da ansiedade inerente à fase pandémica, mesmo que só eu lesse isso. E calei tudo à minha volta. 

Por isso não, nos próximos tempos os comentários não vão voltar. Para me proteger a mim, mas também a vocês, que espero que decidam encolher os ombros e sorrir e acenar da próxima vez que virem algo com o qual não concordam mas que também não conseguem mudar. Se acharem que vale a pena a troca de argumentos, a caixa de mensagens do meu Instagram está sempre aberta :) 

Mas estou a divagar, desculpem. Esta é a história destes queques. 

Estes queques surgiram depois de os ter visto no Instagram. Fiquei surpreendida porque propunham algo contrário ao que sempre aprendi na ciência dos queques: que a massa precisava de ir para o forno o mais rápido possível. Esta receita propunha deixar a massa no frigorífico durante a noite, o que permitiria ao fermento ir actuando, fazendo com que os queques ficassem mais altos. Intrigante, pensei eu. Guardei a ideia para fazer uns dias depois, antes de entrar de urgência à noite, para assim depois poder colocar os queques no forno quando regressasse de manhã (queques quentinhos num dia de saída de banco parecia-me um sonho). E depois perdi a receita. Não me lembrava do site, só do conceito. Ainda demorei algum tempo a redescobri-la, mas o resultado foi um sucesso tão grande que voltei a repetir a receita uns dias depois. 

Por isso aqui vai a receita, para que nunca mais se perca :)

Queques de amendoim e chocolate (receita adaptada do blog 'Handle The Heat')

Ingredientes (para seis queques):

* 133g de farinha fina sem fermento;
* 10g de cacau em pó;
* 50g de açúcar branco;
* 25g de açúcar amarelo;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* 125ml de buttermilk (120ml de leite misturado com uma colher de chá de vinagre, deixar actuar durante cinco minutos);
* 56g de manteiga derretida;
* Um ovo;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 50g de pepitas de chocolate negro;
* 50g de pepitas de manteiga de amendoim.

Confecção:

* Misturar a farinha, o cacau em pó, o açúcar branco, o açúcar amarelo e o fermento em pó;

* Numa tigela à parte juntar o buttermilk, a manteiga derretida, o ovo e a essência de baunilha, batendo bem; 

* Juntar os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misturar suavemente;

* Acrescentar as pepitas de chocolate e de amendoim;

* Cobrir a massa e levar ao frigorífico durante a noite;

* Colocar em forminhas de queques e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante oito minutos;

* Sem abrir o forno, baixar a temperatura para os 180º e deixar cozinhar durante mais doze minutos (vinte minutos no total);

* Retirar e deixar arrefecer sobre uma grade. 

Mesma base, na qual acrescentei 100g de cenoura ralada, pepitas de chocolate e uma colher de chá de Nutella por queque.
Queques de cenoura e chocolate com Nutella :)

Espero que gostem! :D