18 de março de 2021

Iogurtes de mel e nozes e a fama.

One thing we all adore, something worth dying for.
Nothing but pain, stuck in this game,
Searching for fortune and fame.

2Pac

Na sala de espera de um dos serviços onde estagiei estava ela. Uma famosa. Quando entrou num dos gabinetes, alguém comentou cá fora 'o filho da fulana também tem problemas'. 

Na Feira do Livro onde fui com uma amiga estava ela. Uma famosa. Uma rapariga ao meu lado comentou 'olha, ali está a fulana, não parece tão arranjada como nas fotos do Insta'. 

No Continente onde faço compras estava ela. Uma famosa. 'Parece mais magra do que na televisão, realmente a televisão engorda' - pensei eu. 

Na enfermaria onde fiz urgência interna há umas semanas estava ela. Uma famosa. Todos passaram a saber os antecedentes dela, quem a operou a quê, que fármacos fazia. A notícia demorou três dias a chegar às revistas. 

No serviço de urgência de psiquiatria estava ela. Uma famosa com uma tentativa de suicídio. 'A fama é um peso.', disse ela. 

Na consulta que o Pedro fez a substituir outro colega, começou a explicar à doente que não era o doutor não sei quê. 'Eu sei quem é, sigo o blog da sua mulher', disse a acompanhante. 

Na consulta que o Bernardo fez, a filha do doente disse 'não é o Bernardo, amigo da Joana do blog?'. 

No restaurante da Mealhada em que os meus pais pararam para almoçar a caminho de uma visita a Lisboa, a moça do restaurante perguntou 'não são os pais da Joana do blog?'. 

No Senhor de Matosinhos, na fila do sítio do pão com chouriço, tocam-me no ombro. Era a Andreia. 'És a Joana, adoro o teu blog!'. 

No Instagram, a minha vizinha Raquel diz-me que percebeu que somos vizinhas. 

Quando lancei o livro de queques a editora propôs-me lançar um livro de iogurtes. Eu escrevi-o. Tenho-o no disco externo. E depois não fiz rigorosamente nada. 

Lançar o livro de queques não foi uma experiência agradável. Tinha pesadelos em que as pessoas experimentavam as receitas e mandavam-me mensagens a dizer que tinham odiado. Sentia-me desconfortável nos eventos. Sentia-me uma adulta de chocolate, a realizar um sonho que me caiu no colo. 

Nunca lancei o segundo livro. Lancei-me à especialidade, aos meus filhos, ao meu casamento, à minha vida mundana. Desinvesti do blog. Boicotei-me. 

E sou feliz com isso. Sem livro de iogurtes, mas com receitas de iogurtes na cabeça. E agora sonho com iogurtes, e não com críticas de iogurtes. Sou livre. 

(Olhem, não me importava era de ser rica. Ser rica, sem ser famosa. Isso sim!)

Iogurtes de mel e nozes

Ingredientes (para sete iogurtes):

* Um litro de leite fresco meio-gordo;
* Três colheres de sopa de leite em pó;
* Um iogurte natural;
* Mel q.b.;
* Nozes esmagadas em pedaços pequeninos q.b.

Confecção:

* Num tacho colocar o leite fresco e o leite em pó e mexer com uma vara de arames;

* Levar ao lume até ferver e deixar arrefecer;

* Quando estiver morno juntar o iogurte, misturando com a vara de arames;

* Distribuir o mel e as nozes pelos copinhos;

* Cobrir com o leite e levar à iogurteira durante cerca de doze horas;

* Transferir para o frigorífico durante pelo menos quatro horas.