20 de março de 2021

Brownies de chocolate e laranja com curd de maracujá para uma adulta a sério.

The show must go on, the show must go on.
Inside my heart is breaking, my makeup may be flaking,
But my smile still stays on.

Queen


Quando a minha mãe tinha 32 anos, a minha idade, eu já tinha 10. Lembro-me tão bem da minha mãe nessa altura. Da confiança dela, da segurança dela, do investimento que ela tinha em tudo o que fazia. Lembro-me da minha mãe a rir com a Deolinda, a conduzir como uma louca no seu Renault Clio azul (amor esse que eu herdei, mas o meu é amarelo), a acordar mal-humorada, a fumar, a dar-me um abraço à saída da Pull & Bear enquanto eu chorava porque nada me servia. A minha mãe era, aos 32 anos, aquilo que eu via como 'uma adulta a sério'. 

Escrevo muitas vezes aqui sobre sentir-me 'uma adulta de chocolate'. No entanto, têm acontecido nos últimos meses algumas situações que me fizeram perceber que sou, na verdade, uma adulta a sério. 

Tenho dois filhos, que todos os dias vão para a cama às 20h alimentados, com os dentes lavados e tranquilos. Tenho uma casa, um carro e uma personal trainer. Tenho chávenas de café da Vista Alegre e sabrinas da Chanel (as sabrinas foram oferecidas pela minha mãe, mas conta certo?). Levo o meu carro à inspecção e faço o IRS. Tenho escovas dos dentes e chinelos para as visitas. 


Hoje não foi um dia bom. Vim a casa pousar o carro para ir buscar os miúdos à escola a pé, e sentei-me no chão do quarto a chorar abraçada às pernas. Depois levantei-me, lavei a cara e saí. Cheguei à escola do Matias cedo, e como a aula de música da Gabriela ainda não tinha acabado propus-lhe irmos comer um gelado à Artisani. 

Desde Julho que não comíamos gelado. O Matias ficou triste porque ia ser a primeira vez que ia comer o gelado num cone 'porque já é uma criança crescida', mas ainda não vendem cones. Sentámo-nos no jardim à beira do lago e ele falou sobre o dia dele e perguntou coisas sobre flores e sobre o filme dos Monstros: A Universidade. Fomos buscar a Gabriela e voltámos para casa. O Matias foi para o banho e depois, como era Sexta-feira, pediu para ver o Pacha e o Imperador. A Gabriela ficou a brincar com as comidas na cozinha e eu fiz o jantar, que foi chili. Eles jantaram, o Pedro chegou, a Gabriela foi para o banho, deitámo-los às 20h. Hoje foi o dia do Pedro contar a história e o Matias escolheu a dos 'abrigos subterrâneos', ontem eu tinha lido a dos 'animais venenosos'. 

E eu percebi que, para os meus filhos, eu sou uma adulta a sério. Quando o Matias pensar em mim com 32 anos, também eu vou parecer confiante, segura e altamente investida em tudo o que faço. 

E por eles, para eles, a vida continua. As lágrimas limpam-se. Os dias melhoram e ficam doces e bons. 


Brownies de chocolate e laranja com curd de maracujá (receita adaptada do 'Baked By An Introvert')

Ingredientes:

* 170g de manteiga com sal;
* 140g de chocolate em pedaços;
* 200g de açúcar branco;
* 200g de açúcar amarelo;
* Três ovos;
* Uma colher de sopa de raspa de laranja;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 160g de farinha;
* 110g de chocolate em pedaços;
* 60ml de leite;
* Duas colheres de sopa de mel;

Para o curd de maracujá: 

* Quatro gemas de ovo;
* 130g de açúcar;
* 100ml de polpa de maracujá;
* 90g de manteiga com sal. 

Confecção: 

* Para o curd, colocar as gemas de ovo, o açúcar e a polpa de maracujá numa panela e cozer em banho-maria, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar;

* Retirar do lume e juntar a manteiga, mexendo bem até derreter;

* Colocar num recipiente e cobrir com película aderente, de forma à película tocar no curd (previne que se forme uma película mais grossa em cima do curd);

* Deixar arrefecer e reservar no frigorífico;

* Para os brownies, juntar a manteiga e o chocolate e levar a derreter no microondas, mexendo a cada dez segundos;

* Numa taça à parte, juntar o açúcar branco, o açúcar amarelo e os ovos e bater bem; 

* Acrescentar a raspa de laranja, a essência de baunilha e o chocolate derretido;

* Juntar a farinha e mexer com uma espátula até a mistura ficar homogénea;

* Colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante 35 minutos;

* Deixar arrefecer completamente no tabuleiro antes de cortar;

* Para a cobertura, juntar o chocolate, o leite e o mel numa panela e aquecer ligeiramente até os ingredientes ficarem combinados;

* Cobrir os brownies com a cobertura e o curd de maracujá;