22 de agosto de 2020

Nove meses de Gabriela.

E eu que há três meses que não fazia um resumo da Gabriela? Realmente os segundos filhos são criados pelos lobos, coitados. Enfim, decidi aproveitar as férias e os nove meses da Gabriela para actualizar os progressos da nossa bolacha :)

A Gabriela continua a comer muito bem. Bebe 210ml de leite ao pequeno-almoço, come sopa, prato e fruta ao almoço, come iogurte natural com fruta ou papa caseira com fruta ao lanche, janta sopa e fruta e bebe mais 210ml de leite antes de deitar. Gosta de comer tudo, já provou imensas coisas diferentes e não há nada que não coma :)

Deita-se às 19.30h e dorme seguidinha até às 8.30h na maioria dos dias. Há um mês passou uma fase em que acordava algumas vezes durante a noite, que coincidiu com um surto de desenvolvimento da parte motora, mas agora já voltou ao seu registo habitual. Dorme com uma mantinha que gosta de pôr na boca :) Também continua a dormir três sestas, uma de manhã e duas de tarde, geralmente de 1h cada uma (às vezes mais, outras menos).

Gatinha imenso, já consegue passar da posição de gatinhar para a sentada e vice-versa, já tenta levantar-se e já consegue ficar de pé agarrada aos objectos. Já tem quatro dentes, dois em cima e dois em baixo.

Fez esta semana o seu primeiro episódio de febre: teve um exantema súbito. Tem uma predilecção especial pelos brinquedos do irmão (o que causa vários conflitos entre eles). Gosta de observar tudo com um ar pensativo e é a miúda mais sorridente que já vi. Está sempre bem-disposta. É incrivelmente apegada a nós, e entra em parafuso se por acaso está a brincar e nós saímos da sala por alguma razão. Como vai fazer a integração na creche já em Setembro achamos que vai ser mais complexo para ela esta nova etapa do que quando foi com o Matias (que nunca teve qualquer dificuldade de adaptação), mas cá estaremos para a ajudar com isso.

Continua a ter uma adoração enorme pelo irmão, pelo banho e por cócegas. É a nossa Gabizócas :)

Até com febre esta miúda está a sorrir :)