16 de julho de 2020

Serra da Estrela 2020 #5

Somos adeptos de preparar as mudanças com calma e tranquilidade. No dia a seguir a ter o teste de gravidez da Gabriela positivo, dissemos ao Matias que ia passar a ter 'uma cama dos crescidos' no quarto dele, e que a cama de grades iria passar para a divisão que na altura chamávamos 'a lavandaria' e que agora é o quarto da Gabriela. Não queríamos que ele associasse a saída da cama de grades à chegada da irmã, mas a verdade é que efectivamente estavam relacionadas. Quando a irmã nasceu e passou a dormir na cama de grades foi para ele algo natural, afinal 'é uma cama de bebés e a mana é um bebé'.

Logo no início de Setembro eu regresso ao trabalho, o Matias vai mudar de escola e a Gabriela entra na creche. Vão ser muitas mudanças ao mesmo tempo, e decidimos tentar preparar-nos o melhor possível em relação às rotinas da manhã. Sou eu a prepará-los e a levá-los sozinha em quatro dos cinco dias da semana porque o Pedro entra muito cedo, por isso é importante para mim conseguir fazê-lo depressa, para tentar dormir o mais possível.

Sempre tivemos a nosso favor o facto do Matias ser um miúdo autónomo, e já há meses que ele acorda, levanta-se e vai à cozinha buscar qualquer coisa para comer (temos sempre disponível pão, queijo e fiambre fatiados, cereais, tortilhas de arroz e fruta, ele sabe deitar o leite no copo e bebe-o frio e às vezes gosta de ser imaginativo e comer amendoins ou chocolate de culinária). Depois fica na sala a brincar até eu acordar, e até agora eu vestia-o, lavava-lhe os dentinhos e estávamos prontos para sair. Mas nas últimas semanas tenho tentado incentivá-lo a vestir-se sozinho enquanto eu oriento a Gabriela... E não está a ser nada fácil.

Não é pelo acto de vestir sozinho, porque isso o Matias domina perfeitamente e já há meses que se veste sozinho depois do banho à tarde. É porque de manhã, entre a resmunguice, os 'não quero ir à escola', andar atrás de mim pelas diferentes divisões da casa e perder roupa pelo caminho, recusar-se a vestir, dizer que quer brincar, distrair-se de dez em dez segundos e por aí fora, é frequente nós estarmos prontas para sair e o Matias estar de pijama.

Têm sido manhãs do demo mesmo, e confesso que quando deixo o miúdo na escola cai sobre mim um alívio que nunca senti antes. O problema é que há uns tempos as manhãs más eram esquecidas mal chegava ao trabalho e ficava ocupada, agora as manhãs más não terminam quando vejo o miúdo pelas costas: há que chegar a casa, deitar a Gabriela para a sesta da manhã, arrumar as coisinhas, preparar-me, ter PT três vezes por semana, orientar refeições e mais o diabo a sete, e quando dou por mim já são 15h ou 16h e é hora de ir buscar o Matias outra vez.

As tardes correm significativamente melhor que as manhãs, mas mesmo assim noto que há em ambos um desgaste que não existia.

E depois penso nestas férias. Penso nos dias tranquilos, em acordar devagar, em sair de casa para o ar frio da serra e ir viver mais uma aventura. Penso no quão relaxados e felizes estávamos todos, e sei que consigo fazer melhor. Tenho de fazer melhor, porque na maior parte dos dias ainda não são 9h e eu já estou com vontade de beber ou de laquear as trompas.

Vamos a isto.

Criançada na sesta, papás a relaxar



A brincar no rio :)

Mais um jantarzinho preparado na brasa :)


Manhãs preguiçosas no nosso rio :)










Matias malandrias
Meus :)

Ponte romana de Alvoco das Várzeas
Do outro lado da ponte há uma praia fluvial bem jeitosa :)
Caminho para a Aldeia das Dez
Miradouro :)

Aldeia das Dez
Igreja de Aldeia das Dez :)
Avisos sobre a Covid
Escola primária
Vista do Varandas Verdes, onde parámos para almoçar
Naco de novilho com batatas a murro, sem sombra de dúvida a melhor refeição das férias :D
O Pedro pediu cabrito assado e também adorou :)
O restaurante preferido das férias :D
Vieram cá para casa um queijo da Serra maravilhoso e este mel, que ainda não provei, e que foi oferta do senhor António da Casa do Giestal :D
E pronto, fim da foto-reportagem da Serra da Estrela :)