2 de agosto de 2018

E quem sou eu para te ensinar agora a ver o lado claro de um dia mau?

Eu sei que a tua vida foi marcada pela dor de não saber aonde dói,
Mas vê bem, não houve à luz do dia quem não tenha provado o travo amargo da melancolia.
E então rapaz, então porquê a raiva, se a culpa não é minha?
Serão efeitos secundários da poesia?

Mas para quê gastar o meu tempo a ver se aperto a tua mão?
Eu tenho andado a pensar em nós, já que os teus pés não descolam do chão.
Dizes que eu dou só por gostar...
Eu vou dar-te a provar o travo amargo da solidão.

É só mais um dia mau, mau, mau,
É só mais um dia mau, mau, mau,
É só mais um dia mau.

Ornatos Violeta

O facto do meu mês de Julho ter sido horrível tornou-se uma piada no meu grupo de amigos, de tal forma que sempre que eu relatava mais uma peripécia eles comentavam que isto parecia uma maldição cósmica qualquer. Sinto que passei o mês todo a ter chatices, problemas e azares, e cheguei ao fim completamente farta da minha maré de má sorte.

Na Terça-feira chegou finalmente o dia 31, e confesso que comecei o dia cheia de medo. Afinal, que problemas me iria reservar aquele dia? Que hecatombe de proporções catastróficas me tinha reservado o fim do mês? Qual ia ser a cereja envenenada no topo do bolo?

Até que o Matias fez cocó na sanita e eu tive uma epifania: aquele dia iria ser o que eu fizesse dele.

Vai daí, disse no grupo de WhatsApp que ia fazer uma lista de todas as coisas boas que me iam acontecendo ao longo do dia. Eis o que escrevi.

* O Matias fez cocó na sanita!
* Vim tomar o pequeno-almoço na Padaria Portuguesa e deu a 'Mal por Mal' dos Deolinda enquanto eu esperava para pedir!
* Não tinha dinheiro suficiente para pagar o pequeno-almoço e o mínimo para o Multibanco são cinco euros, por isso comprei dois bolinhos de chocolate também.
* No carro deu a 'Só Hoje' dos Jota Quest.
* Demorei dez minutos a chegar ao Júlio e estacionei à porta da Juventude.
* Estou à espera da minha próxima consulta e a auxiliar está a ouvir rádio e está a dar a Havana da Camila Cabello, o que me faz pensar em Miami e sentir-me feliz :)
* Uma das minhas consultas faltou por isso estou a ver como se vai do aeroporto de Estugarda para o nosso hotel (emoji com óculos de sol)
* O meu MP3 deu a Blank Space da Taylor Swift seguida da Semi-Charmed Life dos Third Eye Blind e cantei ambas bem alto (vários emojis com óculos de sol) (Aqui o Bernardo comentou que também queria tomar o que eu estava a tomar)
* Estou a ler a página da Wikipédia do Oscar Wilde e é muito interessante!
* Decidi pintar o cabelo com a tinta roxa que tinha aqui há séculos!
* Convenci o Pedro e vamos ao Oceanário com o Matias.
* O Matias adorou o Oceanário! E não teve acidente nenhum!
* Pedimos Mac no Uber Eats para jantar e vimos um episódio de Narcos!

Não foi um dia assim tão diferente do costume, mas houve uma grande diferença: eu estava tão contente que de certa forma procurei ficar ainda mais contente - há semanas que tenho a tinta roxa mas optei por pintar o cabelo naquele dia, há semanas que falamos em voltar ao Oceanário mas optei por chatear o Pedro naquele dia. Porque estava feliz. Porque escolhi estar feliz.

Ontem também fiz uma lista das coisas boas que me aconteceram. Hoje também. Amanhã farei também. Porque nunca é tarde para vermos o lado claro de uma fase má.