13 de junho de 2016

A aguinha do cu lavado.

Há duas semanas um familiar veio visitar-nos enquanto estávamos a dar banho ao Matias, e pelo meio de variadíssimas considerações e conselhos (que não nos incomodam de todo, somos muito relaxados com este tipo de coisas) começou a tentar pôr água do banho na boca do miúdo. Sim, água do banho com gel de banho.

Imaginei logo que fosse uma qualquer superstição antiga (do estilo 'é para limpar por dentro'), e eis que o familiar nos esclareceu: devíamos dar água do banho ao bebé porque 'a aguinha do cu lavado torna um filho bem-comportado.'

(Noutra versão, 'a aguinha do cu lavado protege um filho contra o mau-olhado'. Realmente a água do banho tem propriedades fantásticas, vou começar a sugerir isto aos pais dos meus doentinhos!)

Achámos graça à situação, mas apesar disso é óbvio que o miúdo não bebeu água do banho nenhuma. E os dias foram passando.

Entretanto o Matias está mesmo quase a fazer um mês (é amanhã!) e o mesmo familiar perguntou-nos se ele já sorria. Respondemos que já sorri mas ainda não faz sorriso dirigido, até porque isso só costuma acontecer por volta das seis semanas. Vai daí, ficou preocupado e referiu que 'quem não sorri com um mês, ou fica tolo ou tolo fica quem o fez.'

E é isto que temos.

(Acho imensa piada a isto. Espero não acabar com um filho mal-comportado ou tolo como castigo!) :D