17 de julho de 2015

Bolo de limão com limão confitado para um dia bom.

You and me, out on a spree, let's get started right away.
We're gonna go charlin', and have us a fling.
We'll visit a palace, and dine with the king.
We're gonna start living, you wait and see,
Nothing but the best is good enough for me.

Frank Sinatra




Tinha sido um dia bom. Dormi bem na noite anterior, o dia estava lindo, cheguei ao trabalho cedo, todos os meus doentinhos chegaram a horas e estavam razoavelmente controlados, o meu almoço - uns camarões à Bulhão Pato - estava uma delícia e consegui sair cedinho. Cheguei a casa a transbordar de energia positiva e atirei-me para os braços do Pedro, que estudava no sofá.

'Hoje é mesmo um dia bom para fazer um bolo.' - pensei.


Saltei do sofá, folheei a Saveurs e logo encontrei a vítima perfeita: um bolo de limão coberto com um molho de limão e decorado com rodelas de limão confitado. Tinha limão, estava lindo e parecia delicioso - o que havia ali para não gostar?

Catapultei-me para a cozinha e comecei a fazer o bolo, cheia de atenção e carinho. No dia seguinte tínhamos a nossa reunião semanal do serviço, e sabia que os meus colegas iriam delirar com um miminho tão saboroso.


Meia hora depois, o cheiro a limão saía do forno e invadia a minha cozinha. O Pedro levantou o olhar do livro enorme de estrabismo e perguntou com um ar céptico:

'De certeza que vais levar o bolo para o trabalho?'


Claro que sim, pensei eu. Dividir as minhas comidinhas com os outros dá-me imenso prazer, e um gesto destes anima sempre um bocadinho o dia de quem o recebe. Além disso, é também uma forma muito inteligente de diminuir os danos que os cozinhados constantes podem trazer para a minha linha (não é tudo altruísmo, confesso).



O bolo saiu do forno. Cheirava bem. Mas será que estava bom? Talvez fosse melhor provar uma fatia pequenina, só para ter a certeza que não estava a levar um bolo mau para a reunião. Porque sou altruísta e fofinha, claro.

E foi assim que ficámos com o bolo em casa. E que o comemos, fatia a fatia. E que nos mimámos. E que eu percebi que não posso fazer bolos com o meu sabor preferido para levar para o trabalho, porque não consigo resistir ao cheirinho delicioso.

Tinha sido um dia bom. E com este bolo de limão tornou-se um dia ainda melhor. 


Bolo de limão com limão confitado (receita adaptada da revista Saveurs de Abril de 2015)

Ingredientes:

* 100g de manteiga sem sal;
* Três ovos;
* 150g de açúcar branco;
* 200g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Um iogurte grego;
* Três limões;
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila;

Para a cobertura:
* 100g de açúcar em pó;
* Uma colher de sopa de sumo de limão;
* Rodelas de limão confitado (receita aqui).

Confecção:

* Derreter a manteiga e deixar arrefecer ligeiramente;

* Bater os ovos com o açúcar e acrescentar a farinha, o fermento, a manteiga derretida e o iogurte grego;

* Misturar bem e juntar a raspa e o sumo dos três limões;

* Acrescentar as sementes de papoila e envolver;

* Colocar a massa numa forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quarenta minutos;

* Enquanto isso misturar o sumo de limão com o açúcar em pó (usei açúcar normal e dissolvi no lume, daí o facto da minha cobertura ter ficado transparente);

* Cobrir o bolo de limão com a calda e decorar com as rodelas de limão confitado.



Até amanhã! :D