3 de janeiro de 2015

Twelve Days of Christmas - 10 - Trufas de chocolate negro com rum

On the tenth day of Christmas my true love sent to me,
ten lords-a-leaping,
nine ladies dancing, eight maids-a-milking, seven swans-a-swimming, six geese-a-laying,
five gold rings, four calling birds, three french hens, two turtle doves and a partridge in a pear tree.


Nas últimas décadas creio que temos assistido a uma mudança no paradigma da dinâmica relacional e familiar.

Há muitos, muitos anos o homem era o responsável pelo sustento do agregado familiar. Era o homem que trabalhava fora enquanto a mulher criava os filhos, cuidava dos pais, tratava da casa, cozinhava, fazia pão no forno a lenha, tratava da horta e todas aquelas coisas que pertencem ao nosso imaginário infantil.

Eventualmente a mulher saiu. Começou a trabalhar fora também, continuando a equilibrar a vida familiar e as exigências domésticas o melhor que podia e conseguia. No entanto, era ainda esperado do homem que trabalhasse mais, que ganhasse mais e que tivesse um papel menos interventivo na vida familiar.


Actualmente somos todos iguais. As mulheres trabalham, tratam dos filhos, orientam a casa e cozinham - mas os homens também o fazem, e já é esperado que o façam. As tarefas são divididas - ou deviam sê-lo - de forma equitativa e justa, e ninguém tem mais direitos ou deveres por ter ou não nascido com pipi.


Cá em casa funcionamos assim, não de uma forma estática ou regrada (porque não há propriamente tabelas de tarefas como na escola primária), mas de uma forma equilibrada: se um chega mais tarde a casa, está cansado ou já fez determinada tarefa da última vez, o outro põe mãos à obra. E isto é válido para tudo, desde a arrumação da casa à organização da roupa e desde a lavagem da louça à confecção do jantar.

Mas por vezes dou por mim a ter um pensamento curioso: será que esta mudança de paradigma é boa? Será positivo estarmos a masculinizar o papel das mulheres e a feminizar o dos homens?


Cada vez é mais exigido às mulheres que sejam fortes e imperturbáveis e que tenham uma carreira profissional de sucesso. Por outro lado, cada vez é mais exigido aos homens que sejam sensíveis e românticos e que estejam envolvidos na vida familiar. E é inegável que isto tem feito maravilhas pelo equilíbrio dos sexos, mas a dada altura é impossível questionar-me: será que lutarmos pela igualdade de géneros faz sentido, quando por definição somos géneros opostos com particularidades e potencialidades completamente distintas?


Enquanto não chego a uma resposta concreta, vou fazendo o que me parece mais correcto. Cá em casa as tarefas físicas são divididas, mas as emocionais não. Não é exigido de mim que seja a pessoa racional e lógica, tal como eu não exijo que o Pedro se torne sensível e atento. Eu não espero que ele consiga ler-me os pensamentos e perceber o que se passa, tal como ele não espera que eu me transforme magicamente numa mestre do planeamento logístico. Eu cuido dele emocionalmente, ele protege-me fisicamente - no fundo, como sempre aconteceu ao longos dos tempos.

Somos diferentes, e por isso temos papéis diferentes na nossa relação. E isso não é necessariamente mau, desde que a complementaridade seja usada a nosso favor.


Por isso hoje trago-vos dois tipos de trufas: com cacau para ele, com coco para mim. Trufas diferentes, para pessoas diferentes com papéis e propósitos diferentes - mas que resultam na perfeição, tal como nós.



Trufas de chocolate negro com rum (receita adaptada da Saveurs Spécial Fêtes)

Ingredientes (para aproximadamente vinte trufas):

* 150ml de natas;
* 50g de mel;
* 300g de chocolate negro partido em pequenos pedaços;
* Duas colheres de sopa de rum;
* Cacau em pó ou coco ralado para a cobertura.

Confecção:

* Aquecer as natas e o mel numa panela até ferver e desligar o lume;

*  Verter a mistura das natas sobre o chocolate, esperar um pouco e mexer bem até obter uma ganache lisa e brilhante;

* Acrescentar o rum, envolver bem e refrigerar durante aproximadamente uma hora;

* Fazer pequenas bolas com a mão ou com o auxílio de um saco de pasteleiro e refrigerar mais uma hora;

* Arredondar novamente as trufas e passar pelo cacau em pó ou pelo coco ralado;

* Conservar sempre no frio.



Até amanhã! :D