10 de novembro de 2014

Queques de laranja e canela... E um azar nunca vem só!

When I see strong hearts give way
To the burdens of the day,
To the weary hands of time,
Where fortune is not kind.

Honey, you're my lucky day,
Baby, you're my lucky day.
Well I lost all the other bets I made.
Honey, you're my lucky day.

Bruce Springsteen


Dizem que um azar nunca vem só. Eu nunca acreditei particularmente nisso, mas confesso que no último mês a minha postura mudou.

Tudo começou com um agravamento acentuado das minhas alergias - nada de estranho, pensei eu, tendo em conta que estávamos no Outono. Depois fiquei com uma pneumonia. Lá fiquei de cama uns dias, a tomar antibiótico e a inundar-me de pena de mim própria.


Eventualmente o Pedro ficou doente, e aí eu comecei a ficar desconfiada. Juro-vos, este tipo nunca fica doente. Em quase sete anos de vida em conjunto ele ficou de cama uma vez (uma!) e é raríssimo ficar constipado. Felizmente ele ficou melhor alguns dias depois, e pudemos finalmente respirar fundo.

Até que chegou aquela Terça-feira. Fomos trabalhar de manhã para o centro de saúde, e como tínhamos ambos tarde livre decidimos almoçar naquele restaurante maravilhoso lá ao lado que faz um frango no churrasco de ir às lágrimas. No entanto, enquanto almoçávamos comecei a sentir imensa comichão na mão. Cedo encontrei o culpado do crime: um mosquito pequenino que andava ali a rondar.


Antes de vos contar o que se passou depois, vou só fazer um pequeno esclarecimento: eu faço sempre reacções bastante fortes às picadas de insectos. Fico constantemente inchada, vermelha e com uma comichão tremenda, razão pela qual no Verão a nossa casa está sempre gelada e tem repelentes eléctricos em todas as divisões. Apesar disso, confesso que nada me prepararia para o que aconteceu a seguir: fiz uma reacção anafiláctica.

Esta não foi propriamente uma anafilaxia dos filmes. Não me atirei para o chão a sufocar nem nada do género - em vez disso a minha mão inchou até ficar do dobro do tamanho, ficou vermelha e doía imenso. Algumas horas depois o edema estendeu-se aos dedos, ao pulso, ao antebraço e ao cotovelo.


Inicialmente tentei entupir-me de comprimidos e cremes, mas dois dias depois tive que ir para o hospital e levei uma injecção de hidrocortisona. Passei uns dias a tomar corticóides e as melhorias lá foram aparecendo, muito lentamente.

Entretanto fiquei boa e até agora não tive mais nenhuma aventura, mas confesso a dada altura pensei que esta nuvem de azar tinha vindo para ficar. Parece que estava errada: a nuvem escura desapareceu e o sol voltou a sorrir (até ver!).


Para evitar futuros desastres do género e porque o Inverno está aí à porta, nada melhor do que aumentar a dose de coisinhas boas que meto na barriga. E assim surgiram estes queques de laranja e canela, cheios de vitaminas e antioxidantes e a transbordar desse saborzinho tão bom do Outono.

Ideais para afastar nuvens de azar e de doenças :)


Queques de laranja e canela

Ingredientes (para oito queques):

* Uma chávena de chá mais uma colher de sopa de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de canela;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Meia colher de chá de fermento;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* Meia chávena de chá de açúcar amarelo;
* Três colheres de sopa de óleo vegetal;
* Meia chávena de sumo de laranja (sumo de duas laranjas);
* Raspa de duas laranjas;
* Uma colher de chá de essência de baunilha.

Confecção:

* Numa tigela grande misturar a farinha, a canela, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal;

* Numa tigela média bater o ovo e misturar o açúcar, batendo bem até ficar um creme mais claro e espumoso;

* Juntar óleo, o sumo de laranja, a raspa de laranja e a essência de baunilha, batendo até ficar tudo misturado;

* Juntar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e misturar apenas até a mistura ficar combinada;

* Colocar a massa em forminhas para queques e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Sem retirar os queques, baixar a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais dez minutos.

 

Quarta de manhã

Quarta à noite
Quinta de manhã
Até amanhã :D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />