13 de junho de 2014

Macaroons de coco com cobertura de chocolate e maracujá para uma sessão de autocomiseração :)

Oh baby, what you've done to me
Made me feel so good inside,
And I just wanna be close to you,
You make me feel so alive!

'Cause you make me feel
Like a natural woman.

Aretha Franklin


Alguns dias antes do lançamento do livro na Feira do Livro comecei a sentir-me mais cansada do que o habitual, com imensas dores de cabeça e com o nariz entupido - mas pensei que era apenas uma mistura explosiva de alergias, uma enorme ansiedade por causa do livro e algum cansaço acumulado por causa do excesso de trabalho das últimas semanas.

Até que fiquei sem voz. 


Quando pedi a alguém para me espreitar para a garganta as notícias foram desoladoras: estava com uma amigdalite, que pelo aspecto era certamente bacteriana. Tantos sintomas faziam suspeitar de uma qualquer bactéria a sobreinfectar uma virose já confortavelmente instalada, e a minha única solução era mesmo iniciar antibiótico. 

Durante dias a minha rotina consistiu em ir da cama para o trabalho e vice-versa. Estava tremendamente cansada, doía-me o corpo todo, não conseguia respirar direito e perdi o apetite por completo, de tal forma que nessa semana o Pedro foi o responsável por todas as nossas refeições (que consistiam em bifes de frango grelhados e arroz de ervilhas, o único prato que eu conseguia tolerar).


Numa das noites o Pedro tinha um torneio de xadrez importante e eu fiquei sozinha em casa durante cinco horas. Não conseguia dormir, não me apetecia ver filmes ou séries e não podia falar decentemente ao telefone com ninguém, por isso optei por passar largos minutos entretida com o meu hobbie de doentinha preferido:

Ter pena de mim própria. 


A dada altura lembrei-me que havia uma embalagem de amendoins com sal na cozinha e decidi aumentar ainda mais o grau de autocomiseração daquele momento ingerindo umas seis mil calorias. Lá me arrastei para a cozinha, mas a embalagem não estava na prateleira dos frutos secos. E eis que quando passei pela sala a vi: em cima da mesa, aberta... E completamente vazia. 

Acho que nunca tinha ficado tão chateada com o Pedro como naquele momento. 


Precisava de algo degradante e fácil - mas o quê? Sair de casa estava fora de questão. Pensei em fazer coquinhos, mas não tinha vinho do Porto ou laranjas. E foi então que me ocorreu repetir uma receita que já tinha experimentado há alguns anos: macaroons de coco. E assim fiz.

No fim mergulhei-os num molho de chocolate e maracujá e deliciei-me com estes bolinhos deliciosos, um a um. E juro-vos que foi a partir daquele momento que comecei a melhorar, até que dois dias depois já não tinha um único sintoma. 

Porque as boas comidinhas não nos preenchem só a barriga e a alma: também nos enchem o coração (e mandam embora os vírus e as bactérias!) :D


Macaroons de coco com cobertura de chocolate e maracujá (receita adaptada do blog 'As Minhas Receitas')

Ingredientes (para seis macaroons):

* Duas claras;
* 160g de coco ralado (usei o da Vahiné, que na minha opinião é o melhor que já experimentei)
* 110g de açúcar branco;
* 100g de chocolate negro (com pelo menos 70% de cacau);
* Quatro colheres de sopa de polpa de maracujá.

Confecção:

* Misturar as claras, o coco ralado e o açúcar branco e envolver bem; 

* Formar bolinhas, apertando bem com as mãos (exige alguma paciência, mas não desanimem!);

* Colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quinze minutos;

* Deixar arrefecer completamente;

* Derreter o chocolate juntamente com a polpa de maracujá no micro-ondas, mexendo de trinta em trinta segundos;

* Passar as bolinhas pelo chocolate derretido e deixar secar (ou para ser ainda mais degradante podem simplesmente comer com o chocolate ainda derretido e lamber os dedos - não que eu tenha feito isso, claro) :D


Espero que gostem :D 

Bom fim-de-semana! :D