20 de dezembro de 2013

Bolachas natalícias de especiarias e a arte do nada fazer :D

Birds flying high, you know how I feel.
Sun in the sky, you know how I feel.
Breeze driftin' on by, you know how I feel.

It's a new dawn, it's a new day,
It's a new life for me.
And I'm feeling good.

Nina Simone


Honestamente eu pensei que depois de fazer o meu exame da especialidade ia sentir uma energia quase transcendente, fazer um montão de coisas e ter imensa inspiração para inventar receitas e escrever textos.

Pois, parece que estava enganada.

Na verdade eu senti uma energia quase histérica, mas só durante uns três ou quatro dias. Depois o peso do cansaço de todo o ano anterior abateu-se sobre mim de uma forma indescritível, e eu fiquei simplesmente sem forças.


Na semana passada voltei da minha intensa viagem ao Quénia, e decidi que estava na altura de descansar a sério. Limpei a minha agenda quase na totalidade, comecei a dormir dez horas todas as noites e duas ou três horas todas as tardes, vi imensos filmes deitada no sofá coberta com a minha mantinha, passei muito tempo a aparvalhar com o meu irmão e a levar coças épicas no PES 14, dediquei horas intermináveis a ler livros da Agatha Christie e rendi-me simplesmente a essa grande arte do nada fazer.


Cozinhei muito, muito pouco. Mas por outro lado enchi perigosamente a barriga de pataniscas da minha avó, lulas recheadas, massa com grão, pão feito na nossa máquina de fazer pão, iogurtes feitos pelo meu pai na iogurteira e bolachinhas caseiras.

Considerem-se avisados, e não se assustem com o desfile de receitas de bolachas que vai aparecer por aqui nos próximos tempos.

Agora sim, estou cheia de forças para voltar. Vamos a isto! :D


Bolachas natalícias de especiarias (receita adaptada da 'Continente Magazine')

Ingredientes (para cerca de doze bolachas):

* 125g de manteiga;
* 85g de açúcar mascavado claro;
* Duas colheres de sopa de mel;
* Um ovo batido;
* 340g de farinha;
* Uma colher de chá de canela;
* Meia colher de chá de gengibre;
* Meia colher de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Confecção:

* Derreter a manteiga juntamente com o açúcar mascavado e o mel em lume brando, sem deixar ferver;

* Deixar arrefecer, juntar o ovo batido e mexer bem;

* Juntar a farinha, a canela, o gengibre, o fermento e o bicarbonato de sódio e amassar, formando uma bola;

* Refrigerar a massa durante trinta minutos;

* Estender a massa com a ajuda de um rolo e cortar com formas próprias;

* Levar ao forno pré-aquecido a 160º durante 18 a 20 minutos, até ficarem douradas;

* Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade.


Querem mais receitas de bolachas? Espreitem aqui!


Tenham um óptimo fim-de-semana! :D

11 comentários:

  1. Percebo-te perfeitamente! Aconteceu-me o mesmo quando fiz há 2 semanas a defesa da minha tese!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, quando acabamos uma etapa, parece que vamos ter tempo para tudo mas... o corpo ressente-se.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  3. Ena pah... estava a ler a receita e só me lembrava de juntar umas raspas de limão ou laranja... devem dar um perfume adicional bem bom!

    (ainda não decidi que biscoitos oferecer este ano, mas com certeza vão ter especiarias!!)

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!! :)

    Obrigada pela tua mensagem no meu blog, agora fiquei curiosa para ver o que me mandaste :) Como deves ter percebido, eu estou a viver em Santiago de Compostela e, por isso, provavelmente só vou ver o que me enviaste em Janeiro, quando regressar das férias de Natal. Mas, de qualquer forma, muito obrigada!! :D

    Feliz Natal para ti também e parabéns pelo teu blog que é muito... apetecível! Deu-me cá uma fome... :)

    Beijinhos! *

    ResponderEliminar
  5. Essas bolachinhas estão tão perfeitas *-*
    Acho que fazes tu muito bem tirar uns dias para não fazer nada, de vez em quando é bom!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Joaninha, gostei muito das fotografias dessas bolachas. Simples - just as Christmas should be!
    Eu precisava mesmo de descansar. Estou a contar faze-lo daqui a...20 anos :)...a sério, 1 dia seria suficiente - mais do que isso, fico cansada do descanso e fico ansiosa... porque tive um dia de improdutividade. Descansar também requer arte.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Também sabe bem uns dias assim, na ronha. E com este tempo mais frio é tão bom! A comer bolachinhas festivas ainda melhor. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Vou experimentar as de especiarias. Soam-me bem! Adoro especiarias!

    ResponderEliminar
  9. Acho que o meu João vai adorar estas bolachas! Se tiver tempo, dia 23 a noite meto mãos a obra :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />