17 de março de 2013

Bolachas de aveia com coco e amêndoas para um jogador de xadrez e uma doentinha :)

The sea, it swells like a sore head.
And the night, it is aching.
Two lovers lie with no sheets on their bed,
And the day it is breaking.

 

On rainy days, we'd go swimming out.
On rainy days, swimming in the sound.
On rainy days, we'd go swimming out.

U2


Às vezes a vida troca-nos as voltas. 

Quando eu já estava completamente resignada em relação ao facto de ser filha única, surgiu o meu irmão. Quando eu pensava que já não conseguia entrar em Medicina, entrei em Lisboa com uma média igual à do último colocado. Quando eu julgava que estava numa relação estável, surgiu o Pedro e apaixonei-me loucamente por ele.

Às vezes a vida troca-nos as voltas, e arrisco até a dizer que é assim que surgem as melhores surpresas. 

Este não foi um desses casos. 


No fim-de-semana passado o Pedro ia ficar sozinho em Lisboa porque tinha um torneio de xadrez e eu ia para o Porto visitar a minha família. Vai daí, na Sexta-feira decidi fazer bolachas de aveia, numa tentativa de tornar o fim-de-semana do Pedro um pouco mais docinho.

Mas no Sábado acordei com febre, com dores de cabeça e cheia de dores musculares. 

Telefonei aos meus pais, que acharam que era melhor eu ficar em Lisboa durante o fim-de-semana. Insisti com o Pedro para ele ir ao torneio na mesma, até porque era um torneio importante. E passei todo o dia sozinha na cama, cheia de pena de mim própria. 


No Domingo o Pedro decidiu compensar-me, e passou todo o dia na cama comigo. E entre os filmes, as séries, os ben-u-rons e as sestas lá foram desaparecendo estas bolachinhas

Estar doente tinha de ter as suas vantagens, certo? :) 


Bolachas de aveia com coco e amêndoas (receita adaptada do blog 'Para Cozinhar')

Ingredientes (para vinte bolachas):

* 125g de farinha de trigo;
* 100g de flocos de aveia finos;
* 10g de coco ralado;
* 20g de amêndoas palitadas;
* 75g de açúcar amarelo;
* 125g de manteiga;
* Duas colheres de sopa de mel;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Duas colheres de sopa de água a ferver. 

Confecção: 

* Misturar a farinha, os flocos de aveia, o coco ralado e o açúcar;

* Numa panela juntar a manteiga com o mel e levar a aquecer até derreter;

* Dissolver o bicarbonato de sódio na água a ferver;

* Juntar a manteiga e o bicarbonato de sódio na farinha, e envolver bem;

* Moldar bolinhas do tamanho de nozes;

* Colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante quinze minutos;

* Deixar arrefecer em cima de uma grade.

 
Eu decidi espalmar as minhas bolachas antes de as levar ao forno, mas não foi uma boa ideia porque elas acabaram por se espalhar no tabuleiro e ficar completamente unidas :) Nada que um cortador não resolvesse enquanto ainda estavam moles! :) 

A receita original leva uma quantidade bastante maior de coco (100g), mas como o Pedro não gosta só coloquei mesmo um bocadinho. Assim ele não deu por nada, mas eu senti o sabor do coco na mesma :D Estas bolachas ficam deliciosas, e recomendo vivamente que as experimentem :D 

Até amanhã! :D   

28 comentários:

  1. faço esta receita imensas vezes, as bolachas ficam mesmo deliciosas e crocantes.

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que no meio de tantas trocas e "baldrocas" ainda se salvaram estas bolachas deliciosas e claro muito miminho :) beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. E ficaram ainda mais bonitas com esta forma. Têm mesmo muito bom aspeto. Beijo

    ResponderEliminar
  4. O bom da vida é mesmo saber que cada dia é especial e diferente, e que nos podemos surpreender todos os dias.

    Depois são as pequenas coisas da vida que a tornam ainda mais maravilhosa, pequenas coisas como estas deliciosas e irresistíveis bolachas :)

    ResponderEliminar
  5. Espero que já estejas melhor. Não há nada melhor que miminhos, televisão caminha e umas bolachinhas quando nos sentimos doentinhas!!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Com essas bolachas e o serão tenho a certeza de que terás melhorado um pouco! :)

    Beijinho grande e as melhoras

    ResponderEliminar
  7. Adoro bolachas de aveia por isso vou roubar a receita!
    :)
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Omeu nome é Laura e estou viciada no teu blog :D...em dois dias já fiz dua receitas tuas ;)
    Estas bolchas já estão no forno!
    Beijinhos e continua o excelente trabalho de partilha.

    P.S.Rápidas melhoras "senhora doutora"

    ResponderEliminar
  9. Ficaram bem apetitosas! Melhores que um ben-u-ron!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá :D
    Espero que já estejas a 100% que, com tantos miminhos, não pode ser de outra forma :)
    As bolachinhas deviam estar deliciosas :D
    Beijinhos e bom domingo*

    ResponderEliminar
  11. Para teres bolachinhas dessas e o Pedro o dia todo a mimar-te, até foi bom teres ficado adoentada ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana =)
    Eu gosto muito de bolachas de aveia, principalmente as feitas em casa, mas acontece-me sempre isso que disseste, ficarem todas agarradas. Óptima ideia cortá-las ainda em quente =)
    Vou ter de experimentar essa receita porque o meu pai adora côco.
    Beijinho e as melhoras

    ResponderEliminar
  13. As tuas bolachas ficaram lindas, que amorosas!

    ResponderEliminar
  14. Adoro bolachinhas de aveia e já não faço há algum tempo! Vou apontar esta receita para experimentar, devem ficar muito boas com o côco e a amendoa :)

    ResponderEliminar
  15. que bom aspecto :)
    resto de bom dia :)

    ResponderEliminar
  16. Estas bolachas devem ser uma delícia! A sério que o Pedro não gosta de côco? Ai que gosto tanto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Joana,
    essa bolachinhas além de lindas e saudáveis tem gostinho de
    quero mais, receita perfeita, arrasou!

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana :) Que ricas bolachinhas, essas... De certeza que te ajudaram a melhorar, combinadas com os miminhos do Pedro. E, sim, é verdade que nas voltas inesperadas da vida, às vezes encontramos as melhores coisas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Que maleita não melhora logo com umas bolachinhas em formato de coração? :)

    Beijinhos e boa semana!

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  20. Que lindas bolachas!
    devem ter ficada deliciosas!

    Bom início de semana!

    ResponderEliminar
  21. Espero que já estejas melhor.
    Achei as bolachas bem lindas e com esses ingredientes eu ia amar.
    bjs

    ResponderEliminar
  22. Como sempre as tuas bolachinhas têm um óptimo aspecto. O meu pai ia adorá-las com a quantidade de côco da receita original. Acho que as vou fazer como miminho para o dia do pai. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana,
    Parece que os nossos fins de semana foram muito semelhantes. Doentes, com febre, dores no corpo e na cama. Raios, odeio estar doente (mas também quem é que gosta?!).

    As melhoras, pelo menos ainda tiveste as bolachas para te confortar :P

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  24. ehehehe...
    Que belo Domingo, apesar de doentinha...
    Belíssimas bolachas Joana e em forma de coração. Lindas!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana! Adoro seguir as tuas receitas, pois também ando sempre a tentar que tudo fique mais saudável e continue saboroso. Obrigado pelas tuas partilhas.
    Vi isto e parece ser a tua cara: http://www.fat-new-world.com/2013/03/workshop-pastelaria-e-doces-de-alto.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Fat-New-World+%28Fat+New+World%29

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :D Muito obrigada pelo comentário! Pode parecer um gesto insignificante, mas é um pequeno gesto que me deixa logo um sorriso na cara :)

      Realmente é mesmo interessante o workshop, mas no Sábado infelizmente não estou em Lisboa :( Entro de férias da Páscoa e vou passar a semana a casa dos meus pais no Porto, por isso não poderei ir. Senão seria fantástico, até porque ontem fiz um workshop de decoração de bolachas (que mostrarei amanhã!) e na Quinta vou fazer um workshop de queijos, por isso era mesmo curioso terminar a semana com mais um workshop :) Ficará para uma próxima ocasião :D

      Muito obrigada por te teres lembrado de mim! :D

      Beijinhos e boa noite :)

      Eliminar
  26. Belas bolachas, mais umas para testar, coco e aveia, belo conjunto.

    Beijinhos a as melhoras

    Paula

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />