14 de dezembro de 2012

Não te podia ter dado para pior, pois não Joana? - A casinha de gengibre :D

Há exactamente nove anos atrás eu estava no fim do primeiro período do 9º ano. Estava numa turma da qual não gostava, não tinha amigos verdadeiros, o meu grande amor platónico não me correspondia, tive a minha primeira negativa (a Educação Visual), era gozada na escola por ser gordinha e totó e tinha a auto-estima na lama. 

Nove anos depois estou no último ano de Medicina. Estou numa turma que adoro, tenho amigos verdadeiros, o meu grande amor já não é platónico e é correspondido, já não sou gordinha (mas ainda sou totó) e já não tenho a auto-estima na lama (só de vez em quando). 

No entanto, há coisas que nunca mudam, e eu continuo sem ter o mínimo jeito para artes. Não sou paciente, sou tremendamente desastrada e não sou particularmente criativa. E por isso a ideia de fazer uma casinha de gengibre era quase uma experiência condenada ao fracasso. 

De facto, muita coisa correu mal. Tive de fazer os moldes à mão, o telhado partiu-se quando saiu do forno, não tinha açúcar em pó suficiente e por isso o primeiro glacé que fiz ficou líquido, demorei algum tempo a conseguir trabalhar decentemente com o saco de pasteleiro, o telhado caiu abaixo a meio da montagem, os m&ms não colavam e a dada altura havia glacé por todo o lado (inclusivamente pelas paredes da casa). Desmotivei, desesperei e quase desisti, mas acabei por terminar a casinha. 

Há coisas que nunca mudam, e eu continuo sem ter o mínimo jeito para artes. Continuo pouco paciente, tremendamente desastrada e nada criativa. Por outro lado, também continuo a ser teimosa como uma mula :D

O resultado final pode não estar perfeito, mas eu diria que para primeira experiência não ficou nada mal :D

 

Casinha de gengibre (receita adaptada do blog Simply Recipes)

Ingredientes:

Bolacha

* Seis chávenas de chá de farinha de trigo fina;
* Meia colher de chá de fermento;
* Duas colheres de chá de gengibre;
* Quatro colheres de chá de canela;
* Meia colher de chá de erva doce;
* Meia colher de chá de sal;
* 170g de manteiga amolecida;
* Uma chávena e meia de chá de açúcar amarelo;
* Dois ovos grandes;
* Uma chávena de chá de melaço de cana;
* Uma colher de sopa de água.

Glacé

* Duas claras de ovo grandes;
* Duas chávenas de chá e dois terços de açúcar em pó.

Confecção: 

Dia 1 

* Numa tigela misturar a farinha, o fermento, o gengibre, a canela, a erva doce e o sal;

* Noutra tigela juntar a manteiga amolecida com o açúcar amarelo e bater com a batedeira até ficar uma massa cremosa;

* Acrescentar os ovos, o melaço de cana e a água e continuar a bater;

* Juntar metade da mistura de farinha, continuando a bater;

* Juntar a metade restante da farinha e amassar até a massa ficar ligada;

* Envolver a massa em papel aderente e levar ao frigorífico durante a noite;

Dia 2

* Tirar a massa do frigorífico e deixar à temperatura ambiente durante dez minutos;

* Estender a massa numa superfície enfarinhada até que fique com um centímetro de altura;

* Cortar a massa segundo os moldes da casa (há moldes disponíveis na internet);

* Colocar os pedaços de massa sobre papel vegetal, com intervalos de 2 centímetros;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante treze minutos, rodando o papel vegetal a meio da cozedura para uma maior uniformização;

* Retirar do forno e deixar arrefecer em cima de uma grade durante quinze minutos;

* Enquanto as bolachas estão mornas verificar se os moldes se mantiveram, e se necessário cortar o excesso de massa (e comê-lo!);

* Colocar numa rede e deixar arrefecer completamente;



* Fazer o glacé, batendo as claras com metade do açúcar em pó;

* Adicionar a metade restante do açúcar em pó e bater na velocidade máxima da batedeira até o glacé ficar espesso;

* Colocar o glacé num saco de pasteleiro;


* A partir daqui ajuda ter um ou dos pares extra de mãos, por isso pedi a ajuda do Pedro :D 

* Unir as bolachas pelos lados utilizando o glacé;

* Deixar secar durante uma hora;

* Montar o telhado, unindo com o gla;

* Deixar secar durante oito horas;

Dia 3 

 * Decorar a gosto (usei m&ms, gomas da Hello Kitty, gomas de ursinho, gomas de framboesa e chocolate aos quadradinhos).









 





 

Se decidirem experimentar esta receita sugiro vivamente que vejam este site aqui, que tem dicas bastante boas sobre a construção da casinha :D

Espero que tenham gostado :D Hoje esta casinha vai ser a sobremesa do jantar de Natal da minha turma, isto se nos atrevermos a comê-la :D 

Podem ver a outra vez que me deu para ter uma ideia peregrina aqui! :D

Tenham um óptimo fim-de-semana :D 

36 comentários:

  1. Eu cá acho que ficou bastante bem. :)
    Bom fim-de-semana, Joana!

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei e não me atrevo a fazer pois sei que não conseguia.
    Dou-te os parabéns pela paciência.
    Eu acho que não teria era coragem de a comer.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ai Joana, adoro ler-te :D

    E desde quando é que não és criativa?????? O teu blog prova o contrário! És é muito exigente contigo mesma, essa éque é averdade :)

    Parabéns pelo sucesso, pelas mudanças, pelo crescimento emocional. És fantástica :)

    ResponderEliminar
  4. está tão cutxy e linda :D
    Muitos parabens!!!!
    podes não ter jeito para trabalhos manuais, mas para a cozinha tens, e para fazer coisas lindas na cozinha tb! (claro que isso implica sujar paredes... mas depois limpa-se e foi por uma boa causa)
    es´ta linda linda!!!

    Parabens :D

    Beijinhos grandes cachopa
    (VOCÊS SÃO CAPAZES DE COMER A CASA DO CASAL BISCOITO?!?!?!?! :O)

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! :)

    Está linda a tua casinha! :D
    Parabéns! :)


    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Joana, admiro-te muito!

    Tenho pensado em ti, deves estar tremendamente feliz por ser Natal.*

    ResponderEliminar
  7. Está tão bonita a tua casinha de gengibre :)
    Eu até acho que tens muito olho para a coisa (a arte).
    A questão mesmo é ter coragem para estragar e saborear essa delícia :)
    Bom apetite!

    ResponderEliminar
  8. Deve ter dado um trabalhão mas compensou, está muito gira, até dá pensa comer para não estragar :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. A casinha está linda e muito fofinha. Ninguém diria que não és criativa, pelo menos na cozinha és e muito! :)

    Gosto muito de histórias como a que contaste, de mudanças tão positivas ... fazem ter esperança e sonhar! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Está linda Joana. Se me dessem uma casinha dessas, iria ter muita pena de a comer. Está linda, mesmo linda. :) Parabens pela paciencia.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Joaninha está linda =D! quem me dera conseguir fazer algo assim...eu também não tenho jeitinho nenhum para trabalhos manuais...adorei a casinha, a sério!
    e como podes dizer que não és criativa? eu cá acho que tens imensa criatividade :) acho que não te lês a ti mesma...

    beijinhos****

    ResponderEliminar
  12. Está mesmo gira!!!
    O ano passado também tentei fazer uma, mas com contornos bem diferentes, hehehe!
    Para começar, comprei as peças de bolacha na losa sueca do IKEA, depois era só montar a casa. Qual quê? Passou o Natal e não me dispus a montar casa nenhuma. Comemos as várias partes da casa assim mesmo, sem montar!
    Este ano, em vez disso, comprei uma lata com meio kilo de bolachas de gengibre, que desapareceram em 2 dias!

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana!
    A casinha ficou linda e muito gulosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Joana, a casa está linda! Está mesmo fantástica, parabéns! :D

    E pronto, já me deste mais uma ideia. Esta vai de certeza para a minha lista de coisas a fazer antes de morrer :)

    Beijinhos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  15. Criatividade é coisa que nao te falta. E gabo-te a paciencia para fazer a casinha. Ficou mesmo um amor! Beijo

    ResponderEliminar
  16. Oh Joanita! Permite-me discordar de uma coisa: não és criativa? essa até me deu para rir!

    Criatividade não te falta rapariga!

    A casa ficou fantástica! Nem sei se me atrevo a imitar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Adorei a receita, super original mesmo *.*
    tens aqui uma nova seguidora :)
    *********
    HF

    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. A tua casinha está tão querida :D
    Não sei se tinha coragem para comê-la ahaha
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Não tens jeito nem criatividade ?!?! Discordo totalmente Joana =) Já viste como está fantástica essa obra de arte? Eu acho que nem que tentasse muitas vezes ia conseguir.
    Beijinhos =)

    ResponderEliminar
  20. Eu acho que ficou bem gira e imagino o trabalhão que não te deve ter dado... Espectacular, parabéns! :) Agora não tens pena de a comer? :)
    Uma boa dose de totozice nunca fez mal a ninguém, pelo contrário, não a percas! ;)

    Beijinhos e bom f-d-s!

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana :D
    Adorei a tua casinha ^.^
    Tão linda, está mesmo gira. Eu é que não tenho jeito nenhum para trabalhos manuais o.o
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: A casa não está nada uma porcaria. Está mais linda que linda :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  22. wooow, deve ter dado um trabalhão... está bem gira :)

    ResponderEliminar
  23. Ficou tão fofa! :)
    Tá mesmo amorosa e docinha. Parabéns!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Eu gostava de fazer uma mas depois não sabia como a comer e acabava por ir para lixo. Mesmo numa festa quem é que se atreve a partir a casa!!!

    ResponderEliminar
  25. Ai que linda a sua casinha, meu filho ia adorar ter uma dessas aqui em casa!!! E deve ter ficado muito gostosa!!! Tenha um ótimo domingo!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Querida Joana,
    parabéns a sua casinha ficou linda e muito apetitosa,vc é
    criativa demais!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Para quem não tem jeito para artes, diria que te safaste muito bem. Eu não chegava nem a metade e atirava com tudo para o lixo!

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana,

    Para quem diz que não tem jeito ficou muito bem! Parabéns

    Bom dia :)
    Paula

    ResponderEliminar
  29. Hehe, és tão querida :) eu cá adorei a casa, acho que está super gira!!

    ResponderEliminar
  30. Ahhhh juro-te pensei mesmo que ia correr mal, porque eu nem fazia ideia como a receita era..mas acho que ficou mesmo muito gira, ainda mais para alguém que diz que não tem jeito para as artes =P
    E a receita dá tantoooo trabalhooo =O Parabénns pelo resultado :):)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  31. Oh pazinha! Ficou gira! Sabes que não ficou perfeitinha, mas ficou muito bem para uma primeira vez :)
    Gabo-te a paciência!!!
    Só por isso, já mereces muitas prendinhas do Pai Natal!
    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />