22 de março de 2013

Bolachas húngaras para celebrar uma grande vitória :D

Eu hei-de te amar por esse lado escuro,
Com lados felizes eu já não me iludo!
Se resistir à treva é um amor seguro,
À prova de bala, à prova de tudo!

Toda a alma tem uma face negra.
Nem eu, nem tu, fugimos à regra.
Tiremos à expressão todo o dramatismo,
Por ser para ti eu uso um eufemismo.
Chamemos-lhe apenas o lado lunar.
Mostra-me o teu lado lunar.

Rui Veloso


Esta semana foi sem sombra de dúvida uma semana muito difícil.

Estava ainda a recuperar da gripe, e passei a semana toda a sentir-me tonta e enjoada. Foi a última semana do estágio de Cirurgia. Tinha um relatório de estágio para fazer, um caso clínico para escrever e um congresso para apresentar. Tinha de estudar para o exame da especialidade. A minha mãe ficou com gripe, e o meu pai teve uma consulta médica importante (que felizmente correu bem). 

 

Ontem passei a manhã no hospital e a tarde na faculdade, e quando saí fui directa para o workshop organizado pela Président com o chef Chakall (vou fazer a reportagem quando me enviarem as fotos, mas esperem muitos gritos de histeria)

Mal cheguei a casa jantei uma taça de iogurte com cereais e atirei-me para um serão de preparação da apresentação do congresso. E juro-vos, estava mesmo com pena de mim própria naquele momento. 


Eu não sou a pessoa mais fácil de aturar quando estou nervosa. Sou impaciente, irrito-me, desisto e volto a tentar vezes sem conta. E pelo meio lá está o pobre do Pedro a fazer o controlo de danos. A ouvir-me uma e outra vez a apresentar o trabalho. A cronometrar. A fazer-me sugestões. A ajudar-me. 

Quando tudo ficou pronto eu continuava ansiosa: afinal, foi uma semana complicada. E então o Pedro sugeriu irmos os dois para a cozinha fazer bolachas. É tão raro o Pedro querer fazer bolachas comigo que confesso que julguei que estava a alucinar de cansaço, mas a verdade é que o sorriso, o olhar divertido e a mão estendida pronta para agarrar a minha estavam lá. 

Estava uma noite de chuva intensa, e foi noite de bolachas húngaras. 


Como elas, todos nós temos dois lados: um lado de luz, positivo e enérgico, e um lado de sombra, zangado e angustiado. O truque é termos ao nosso lado alguém cuja luz brilhe mais nos nossos dias de sombra.  

E usar gemas cozidas, porque faz toda a diferença. 

 

Hoje dei o meu melhor na apresentação do nosso trabalho no congresso, e ganhámos. O nosso 'Adenoma da supra-renal abordado por retroperitoneoscopia posterior' ganhou

O prémio, quatro noites num hotel do Vimeiro, não podia ter chegado em melhor altura. E foi festejado com bolachas húngaras e com muitos sorrisos.

Pode ter sido uma semana má, mas hoje foi um dia muito bom.

    

Bolachas húngaras (receita adaptada do blog 'Pratos & Travessas')

Ingredientes (para cerca de 60 bolachas pequenas):

* 250g de farinha sem fermento;
* 170g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente;
* 45g de farinha maizena;
* 150g de açúcar em pó;     
* Seis gemas de ovos caseiros cozidas;
* Uma colher de chá de essência de baunilha; 
* 200g de chocolate de culinária com 70% de cacau.

Confecção: 

* Misturar a farinha de trigo, o açúcar em pó, a farinha maizena, a manteiga, a essência de baunilha e as gemas cozidas e amassar bem até formar uma bola; 

* Envolver em papel aderente e levar ao congelador durante vinte minutos;

* Estender a massa numa superfície enfarinhada e cortar bolachas com meio centímetro de espessura;

* Colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 170º durante quinze minutos;

* Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e quando as bolachas estiverem firmes transferi-las para uma rede para arrefecerem totalmente;

* Derreter o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e mergulhar as bolachas (em alternativa podem pincelá-las, mas eu achei mais prático mergulhá-las).



Espero que gostem da sugestão, que foi muito apreciada cá em casa e no nosso congresso :D

Desejo-vos um óptimo fim-de-semana! :D  

55 comentários:

  1. Deviam ser mesmo deliciosas mas o prémio sabe ainda melhor!!!A prova do teu esforço foi recompensado, é uma boa vitória!!Parabéns!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Valeu a pena.
    Quanto às bolachas, estão maravilhosas!

    ResponderEliminar
  3. Olá...
    Que aspecto magnifico ;)... Adorei a tua sugestão, Joana :D.... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns :) e aproveita bem esses dias de férias!
    Essas bolachinhas estão com um aspecto delicioso.
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. Em primeiro lugar, os meus parabéns joaninha, é sempre bom vermos o esforço ser recompensado.
    Parabéns também por estas bolachinhas lindas, estã perfeitas e gulosas.
    Aproveita bem os dias de férias
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Uma semana difícil, mas sempre com apoio! Além de boas bolachinhas!
    Parabéns pelo sucesso, o trabalho merece ser reconhecido e tu venceste!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Joana! E obrigada pela receita!*

    ResponderEliminar
  8. Parabéns minha querida "Xi" hehehehe apesar de todo o nervosismo e tempo valeu bem apena :) eu revi-me novamente na tua descrição de quando estás nervosa e ansiosa, enfim coisa de joanas :)
    Estas bolachinhas ficarm mesmo lindas e a chamar por mim, agora comia uma quantas :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Adoro hungaros sou uma viciada se começar a comer um ninguém mais me para

    ResponderEliminar
  10. Que lindas bolachinhas Joana, e parabéns por esse tua abordagem do "adenoma...coiso" :) ter vencido. Desde que te conheci que sei que és uma vencedora. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana =)
    Que semana a tua, há semanas mesmo demais. Eu adoro essas bolachas, mas não sabia que se chamavam hungaras. O problema é que não consigo comer só 1 nem 2 nem 3.... =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Parabéns, Joana! O esforço compensou :)
    As bolachas húngaras ficaram com um aspecto delicioso!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana,
    Uma semana complicada, um dia bom e um anjo ao tu lado, pelo que descreves.
    As bolachas, também as pisquei lá no Pratos e Travessas e estão na minha lista de espera, pois são as minhas favoritas.
    Parabéns pelo trabalho, pela vitória e pelo prémio.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  14. Querida Joana,
    o que importa é que no final deu tudo certo, valeu o esforço!
    E valeu essa receita nota 10, lindas bolachas!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo prémio! Nunca fiz húngaros mas deste-me vontade! :-)

    ResponderEliminar
  16. amanha vou experimentar estes teus hungaros e vou fazer as tuas melhores bolachas de chocolate. não consegui fazer a tempo do concurso (grande pena minha) mas a receita não ficou esquecida. Aqui só fiquei foi curiosa em relação as claras, não as usas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta receita não usas as claras, mas podes sempre congelá-las! :D Boa sorte :D

      Beijinhos e tem um óptimo fim-de-semana! :D

      Eliminar
  17. Que delicia Joana! E ja agora parabéns e obrigado por partilhares connosco as tuas desventuras :-)

    ResponderEliminar
  18. Há muito que ando com vontade de fazer essas bolachas pois o meu filho adora.
    As tuas ficaram lindas e bem tentadoras.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Parabéns a dobrar, pelo prémio e pelos hungaros deliciosos, diverte-te.

    Beijinhos

    Paula

    ResponderEliminar
  20. Que delicia de bolachinhas ! Assim como tu! :))
    Adorei conhecer-te :)
    Beijinho grande e bem doce !

    ResponderEliminar
  21. " O truque é termos ao nosso lado alguém cuja luz brilhe mais nos nossos dias de sombra. E usar gemas cozidas, porque faz toda a diferença." - Muahahah :D True. (As duas coisas).

    Adoro essas bolachinhas, boas num lado, deliciosas do outro. Guardo sempre a parte com chocolate para o fim, é a maneira CORRECTA de as comer! :D

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelo sucesso alcançado!
    E pelos biscoitos deliciosos!

    ResponderEliminar
  23. Eheh Parabéns! Sabe tao bem quando somos recompensados pelo nosso trabalho. As húngaras ficaram lindas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Parabéns :) (tinha de comentar o teu sucesso!)
    Essas bolachas são muito giras! Adoro a forma delas... :P

    ResponderEliminar
  25. Parabéns! Tinha de comentar o teu sucesso... A coragem e trabalho compensaram! :)
    ...e parabéns também pelas bolachas, são muito giras! (acho engraçado esse tipo de bolacha, parecem profissionais :P)

    ResponderEliminar
  26. Nunca fiz bolachinhas húngaras. As tuas têm um aspeto delicioso :)

    ResponderEliminar
  27. Olá, Joana

    Parabéns pelo sucesso da tua comunicação. Valeu a pena a tua persistência e coragem.

    Passei para te dar um beijinho e dizer-te que te tirei umas fotos quando estavas no papel de ajudante do Chakall. Depois envio-as por email.

    beijocas

    ResponderEliminar
  28. Olá Joana,
    Eu adoro bolachas húngaras, são sempre tão boas :) A parte amarela é óptima e depois a outra metade de chocolate, é de perder a cabeça. Tornam-se um óptimo lanche!

    Parabéns pela vitória, ainda bem que tinhas feito as bolachas :P

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  29. Deixaste-me de lágrimas nos olhos! :)

    Parabéns pelas vitórias, quando são assim sofridas trazem outro sabor! :)

    Quanto às bolachas, são das minhas preferidas, adorei :D

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  30. Que aspecto delicioso :) e muitos parabéns pelo prémio, depois do esforço vale sempre a pena :)

    ResponderEliminar
  31. Querida Joana. Parabéns pelo sucesso da apresentação ;)
    Aproveito também para dizer que adorei conhecer-te no workshop em casa do Chakall, foi uma tarde bem animada. Adoro o teu blogue, não só as receitas, as fotos, as palavras mas também o design. Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  32. Bem, parabéns pelo sucesso do vosso trabalho e pelo prémio!
    bem merecem. E ainda bem que há uma mão amiga, e umas bolachinhas que adoçam os dias lindos :) Adoro estas bolachas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Muitos parabéns pelo trabalho :-) de facto é muito bom quando temos alguém que nos puxa para cima quando estamos em baixo e quando depois de algum trabalho e esforço vemos a recompensa :-)
    As bolachinhas estão com excelente aspecto, bem ao jeito do meu papabolachas pequenino, tenho que me dispor um dia destes a fazer as tuas de pepitas que não fiz :-( e estas também me parecem bem :-)

    ResponderEliminar
  34. Olá minha querida e nova amiga Joana. A vida as vezes prega-nos partidas mas um vencedor nunca desiste, que é o teu caso. Fizes-te umas lindas e saborosas bolachinas e tiveste uma experiência memorável que tive o gosto de partilhar contigo.
    Beijo grande
    Ana

    ResponderEliminar
  35. Mas que dias complicados, espero que esteja tudo melhor :D
    Ainda bem que ganhaste o concurso, pelo nome complicado adivinho algo complicado ahahah
    Essas bolachinhas devem ser qualquer coisa^^
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  36. Aaah também quero ganhar prémios em comunicações em congressos!
    Parabéns pelo blog!
    Bjinhos, Ana

    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  37. Já fiz as tuas bolachinhas e ficaram uma delicia :)

    Parabéns pelo sucesso!!!

    ResponderEliminar
  38. Eu adoro estas bolachas e são tão boas que ajudam a curar qualquer coisa :) Ficaram perfeitas!

    ResponderEliminar
  39. Joana, que lindas bolachas :) Desculpa-me a ignorância, mas como fazes as gemas cozidas? :) Um beijinho!

    ResponderEliminar
  40. Coloquei-as numa panela e levei-as ao lume até começarem a cozer, mexendo sempre para evitar ao máximo que ganhem grumos ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  41. São as minhas bolachas favoritas! Perco-me sempre que as tenho em casa. Parabéns pelo prémio! :)

    ResponderEliminar
  42. Tal como prometi aqui estou. As bolachas ficaram lindas Joana! Fico muito contente por saber que gostaste da receita :)

    ResponderEliminar
  43. Tal como prometi aqui estou. As bolachas ficaram lindas Joana! Fico muito contente por saber que gostaste da receita :)

    ResponderEliminar
  44. Tal como prometi aqui estou. As bolachas ficaram lindas Joana! Fico muito contente por saber que gostaste da receita :)

    ResponderEliminar
  45. Adoro estas bolachas, mas as caseiras devem ser tão melhores! A receita vai comigo =)
    beijinho

    ResponderEliminar
  46. Olá!
    Adoro estas bolachas, mas tenho uma dúvida...
    Depois de mergulha-las no chocolate, como fazemos enquanto o chocolate não fica sólido? É que se pousarmos em alguma superfície o chocolate cola-se.

    http://ospedacosdeamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Peço-te imensa desculpa pela demora na resposta, que espero que ainda vá a tempo! :)

      Eu deixei as bolachas a secar em cima de uma grade larga (usei uma daquelas de ir ao forno) e assim o chocolate secou bem ;) Algumas bolachas ficaram com a marca da grade atrás, mas acho que não há grande problema ;)

      Beijinhos e tem uma boa semana :)

      Eliminar
  47. Olá,boa tarde. Desde já quero dar-lhe os parabéns pelas receitas fantásticas!
    Em relação a esta,cujas bolachas são uma perdição cá em casa ;), na preparação da receita refere os ovos,mas nos ingredientes só fala nas gemas... Confesso que não percebi.
    Obrigada e felicidades

    ResponderEliminar
  48. Olá,boa tarde.
    Desde já parabéns pelas receitas fantásticas e pelo blogue!
    Nesta receita tenho só uma dúvida. Nos ingredientes só fala em gemas,mas na preparação refere ovos e gemas (não sei a quantidade de ovos).
    Felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa! :)

      Desde já peço imensa desculpa, porque é realmente um erro da receita ;) Normalmente eu releio várias vezes para me certificar que não me enganei, mas esta escapou-me mesmo ;) São só as seis gemas que se acrescentam, e não os ovos :)

      Se experimentares a receita depois conta como correu :D

      Beijinhos e boa sorte :D

      Eliminar
  49. Boa noite posso fazer a massa hoje e fazer as bolachas amanha ?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />