27 de janeiro de 2020

Festa A Princesa Cisne #1

Tenho andado pouco disponível para escrever. A vida vai correndo tranquila, ainda connosco em fase de adaptação a estas novas rotinas que transformaram os nossos filhos em tantos como nós. A privação de sono normal da maternidade recente está a custar-me bem mais agora do que quando o Matias era pequeno, até porque não consigo dormir tantas sestas durante o dia. O meu tempo divide-se agora entre os meus três pimpolhos, a vida de gestora do nosso património (a.k.a. dona de casa) e actividades pouco estimulantes para os meus neurónios como jogar The Sims 4 (nunca tinha jogado The Sims na vida e agora estou a delirar com aquilo!).

Janeiro parece que está a ter 825 dias. 2020 promete ser um ano engraçado. Já reservámos a nossa viagem ao México, e nos planos iniciais estão também as viagens a Helsínquia e a Tallinn (a que cancelámos quando o Matias foi internado em 2017), ao Peru, à Suíça e a Marraquexe. Só volto ao trabalho em Setembro. O Matias já tem fato de Carnaval. A Gabriela já tem dois fatos de Carnaval, um deles a combinar com o do Matias e feito por mim.

A festa do Matias já tem tema (o Toy Story). O espaço está alugado, os convites feitos e distribuídos pela malta do costume (só faltam os amiguinhos do Matias, cujos pais não me conhecem e por isso iriam certamente estranhar receber os convites para a festa quatro meses antes), já tenho o insuflável reservado (porque Matias e insufláveis love forever), as comidas estão pensadas, a decoração faz-se sozinha porque temos montes de brinquedos do Toy Story (o Matias adora) e só falta tratar do bolo, o que está a revelar-se uma tarefa complexa

(Já me pediram 220 euros por um bolo e trinta bolachas! Também quero fumar aquilo que esta malta anda a fumar, claramente!)

Mas nada temam, porque a festa da Gabriela ainda não tem tema nem há nada planeado - ao contrário do que aconteceu com o Matias, que aos dois meses de vida já tinha a festa do primeiro aniversário toda planeada.

E pronto, vou começar a mostrar as fotos da minha festa de aniversário... E depois vou jogar The Sims :D

As mesas :D A imagem do filme tirei da net, redimensionei com as dimensões do mapa que temos na parede, imprimi na gráfica e colei no mapa. As toalhas brancas já tínhamos, a toalha rosa veio da Docinho de Açúcar, bem como as grinaldas rosas.





Os mini-cavaletes são da Docinho de Açúcar. As etiquetas fui eu que fiz (tirei uma imagem da net, procurei uma font mais 'de princesa', criei os textos e juntei). A tarte de amêndoa fui eu que fiz, com base nesta receita da Joana Roque (duplico a receita porque a minha forma é maior e deixo mais tempo no forno porque gosto da tarte ali entre o caramelizado e o quase-a-roçar-o-queimado).
Macarons da Arcádia, travessa rosa da Docinho de Açúcar.
Lemon bars :D
Sushi do Wood Sushi :)
Gin tónico com a receita habitual do Pedro :)
Croquetes da Padaria Portuguesa :) As coroas já tinha da festa d'A Espada Era a Lei e já não me lembro onde comprei.

O famoso bolo de morango e chantilly da Frutalmeidas (que é uma instituição cá em Lisboa), com as velas da Docinho de Açúcar :D
Candeeiro cisne da Tiger
Mousse de chocolate feita por mim, com a nossa receita habitual

Uvas sem grainha :D
As lemon bars fui eu que fiz, usando também a nossa receita habitual
Guardanapos e pratos da Docinho de Açúcar
As minhas famosas e sempre bem sucedidas bolachas de manteiga de amendoim e chocolate :D

Também fiz tiramisú, com esta receita. A Célia Lopes (que fotografou) chegou antes da Joana (que trazia os cavaletes porque chegaram mais tarde e ela tinha ido levantá-los), por isso as fotos iniciais ainda não têm os cavaletes. Optei por mostrar as mesas completas primeiro para ficarem com uma ideia de como estava o resultado final, mas a partir de agora vão ver as mesas ainda incompletas :)
Copos cisne e colheres da Docinho de Açúcar





17 comentários:

  1. Respostas
    1. :D Por acaso foi uma festa bem recheada de comidas boas :D

      Eliminar
    2. Não esperaria outra coisa vindo de ti... já meteste a fasquia alta!
      Agora fantástico é o Gin naquele recipiente, aqui uso-o para água aromatizada com limão e menta mas gin tónico parece-me muito melhor ideia!

      Eliminar
    3. Fica bem bom :D Já se sabe que não fica tão perfeito como o gin 'a sério', mas fica uma categoria na mesma. O risco é que há malta que não percebe que é gin. Na festa o Matias ainda se serviu e provou por engano a achar que era sumo xD

      Eliminar
  2. Olá Joana. Obrigada pela partilha. O coronavirus não atrapalha o teu planeamento de viagens?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não :D Não mais do que trabalhar num hospital (antro de vírus), viver com um tipo que trabalha num hospital muito peculiar nesse aspecto (antro de vírus bizarros), ter um filho na creche (antro de vírus comuns mas que nos atiram sempre para as portas da morte por alguma razão)... É preciso ter os cuidados normais, mas não deixa de ser um vírus respiratório normal. Também se morre de gripe, e ninguém deixa de viajar em Janeiro por causa disso :) Aliás eu própria estou neste momento com gripe, de cama desde Sábado, e não é por isso que não tenho contacto com os meus filhos e os meus amigos. Lavar as mãos e evitar sítios fechados com muita gente, tal como em qualquer situação normal do dia-a-dia. Não estamos a planear ir para a China (nem sequer para a Ásia, embora se estivesse a planear ir para a Ásia também não era isso que me ia impedir), por isso é na boa :)

      Eliminar
  3. Adoro a princesa Cisne, adoro mesmo! É daqueles filmes que, apesar de não ser disney, conseguiu ganhar um cantinho especial no meu coração. Estou admirada por teres conseguido arranjar um poster, o filme é tao pouco conhecido!!
    A festa estava muiito bonito, e acho muito bem que tenhas seguido para a frente com a ideia da tua festa de princesa!

    Fiquei com uma questão, se não te importares de responder claro.... Como é que só voltas ao trabalho em Setembro? Tem a ver com o teu trabalho? Eu não sou, penso sê-lo no futuro e é sempre bom aprender estas coisas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda deu trabalho arranjar o poster! Na verdade arranjei a imagem e transformei em poster :)

      Não, não tem a ver com o meu trabalho :) A Gabriela nasceu a meio de Novembro e vou tirar cinco meses de licença 'normal' - isto é, até meio de Abril. Depois o Pedro vai tirar o mês de licença dele entre Abril e Maio e eu vou pôr os 22 dias de férias correspondentes a 2020. Depois meto a licença alargada, que são três meses pagos a 25%. É um rombo bem grande no salário, mas achámos que compensava, quer do ponto de vista profissional (são umas contas um bocado complicadas de explicar, mas compensa-me terminar o internato três meses mais tarde porque faço exame em Outubro de 2022 de qualquer das formas, e acabar em Junho é melhor do que acabar em Março), quer do ponto de vista logístico cá da casa (mais tempo para nos ambientarmos, mais atenção para os dois miúdos), mas também do ponto de vista económico (senão eram dois a pagar creche o que dá quase 1200 euros, a juntar o gasóleo que gasto para ir trabalhar, as refeições no hospital, etc etc). Fico então de licença novamente entre o meio de Maio e o meio de Agosto, e depois vou pôr os doze dias úteis de férias que me sobraram do ano passado (porque entrei de baixa em Junho e não os tirei). E pumbas, volto ao trabalho a 1 de Setembro :) Na verdade depois disto ainda não decidimos se o Pedro também tira a alargada (podem tirar os dois pais à vez) e a Gabriela fica em casa até meio de Novembro, vamos ver :) Mas sim, dependendo da possibilidade económica de cada um, dá para ficar um ano em casa com eles :)

      Eliminar
    2. Olá Joana! Quando a minha filha nasceu, também tomamos a decisão, como casal, de passarmos o mais tempo possível com ela. Na verdade acabei por ficar um ano inteiro com ela em casa e foi a melhor coisinha que podia ter feito (especialmente porque amamentei durante esse ano inteiro). Há coisas que o dinheiro não paga, por isso quando há essa possibilidade acho que devem aproveitá-la :)

      Eliminar
    3. Concordo :) Do Matias ficámos oito meses (seis de licença, um de férias meu e um de férias do Pedro) e mesmo assim soube a pouco :)

      Eliminar
  4. Por tua culpa, ando aqui num esforço tremendo para resistir a voltar a jogar Sims... É estúpido, mas aquilo é altamente relaxante e divertia-me imenso a gerir as vidas dos outros (talvez pelo facto de nem sempre poder gerir a minha?).

    Adorei a tua festa e o facto de teres mantido o teu tema! Fizeste muito bem :) Olhando para a mesa, e pensando na tua questão do outro dia das festas dos miúdos, acho que retirava apenas o sushi e os macarons, substituindo por algo mais "kids friendly". O resto, parece-me excelente!

    Quanto a Janeiro, por um lado, tenho aquela sensação de "bolas! como é que o primeiro mês de 2020 já está a acabar???", por outro, estou como tu e acho que nunca mais chega Fevereiro...

    Pode ser que o teu planeamento de viagens me inspire a tratar do meu. Vou a Berlim daqui a menos de um mês (uma das razões para querer que Fevereiro chegue!), e ainda não planeei nada... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando viciada. Para veres o nível, criei uma personagem, ela casou e teve dois filhos, entretanto os filhos cresceram e casaram, a filha teve um rapaz que já é adulto e o filho casou, adoptou uma criança, a mulher morreu, voltou a casar, teve outra filha e agora os filhos já são todos adultos e eles já morreram! Vivem todos numa casa brutal com cinco andares, cinema, spa, bowling, discoteca, piscina, pista de basket, ginásio, sauna... Enfim, uma vida do caraças :D

      Na verdade não é assim tão kids friendly a comida. O Matias adora macarons e sushi, mas os outros miúdos acho que nem por isso. Por outro lado, não gosta de mousse (será a consistência?) e detesta lemon bars (diz que são 'ácidas') :D O tiramisú não pode comer (tem álcool), a tarte de amêndoa não lhe suscitou grande interesse... No fundo, acabou por comer precisamente aquilo que dizes que não é kids friendly :D

      Se precisares de ajuda diz! Cheguei a ter um blog de viagens (há uns mil anos) e a primeira viagem que escrevi lá foi precisamente Berlim, adorei e fiz um planeamento super obsessivo :D

      Eliminar
    2. Isso estão aí muitas horas investidas! Ahahahah :) Mas percebo perfeitamente :D

      Olha, pois que então não sei! O Matias é mesmo um miúdo especial (ou então tem uns pais mesmo porreiros que lhe dão a experimentar de tudo!.

      Quero ajuda, sim! Please! Já procurei aqui no blogue mas não encontrei nada porque o link que tens na lista de viagens não funciona :/ Mil obrigadas!

      Eliminar
    3. Olha que nisto não temos mérito nenhum! Sempre lhe demos tudo o que comemos, e agora o tipo diz que não gosta de picante (literalmente TODA a nossa comida leva piri-piri e tivemos que deixar de usar), ou de cebola (idem, mas esta usamos na mesma e ele que se lixe), ou de pimento (fazemos imensas vezes chili e huevos rancheros)... Os miúdos são estranhos :D

      Cá vai: https://planeamentodesonhos.blogspot.com/search/label/Berlim

      Ainda demorei a encontrar isto, há quase dez anos que não metia lá os pés :) Criei-o mesmo antes deste :)

      Eliminar
    4. Ahahahah já me disseram que a frase mais comum no que toca aos miúdos é... "são fases"!

      Obrigada :) Já fui espreitar e já percebi que tenho imeeeeenso com que me entreter! Já é uma grande ajuda :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />