16 de maio de 2014

Mousse de chocolate e café para escapar do trabalho :)

Nobody said it was easy,
It's such a shame for us to part.
Nobody said it was easy,
No one ever said it would be this hard.
Oh, take me back to the start.

Coldplay


Estava de banco há doze horas quando os bombeiros trouxeram uma adolescente de quinze anos que tinha engolido uma data de comprimidos.

Talvez isto soe mórbido, mas inicialmente fiquei contente. Nunca tinha visto a abordagem de uma intoxicação medicamentosa voluntária na urgência e tinha a oportunidade de assistir a algo que realmente me interessa - não é que criancinhas com otites não sejam giras, mas eu quero ir para psiquiatria e lá não há muitas crianças doentes :)


A miúda vinha com a mãe, que estava obviamente muito aflita. Tirámos a mãe da sala e começámos o procedimento com a lavagem do estômago e a lavagem com carvão activado (uma papa preta). A miúda esperneava, gritava e chorava. Do lado de fora ouvíamos a mãe a chorar.

Aquilo foi sem sombra de dúvida uma das coisas mais horríveis a que tive de assistir. E - acreditem em mim - eu já vi muitas coisas horríveis.


Quando a miúda estabilizou fui falar com ela para saber o que realmente tinha acontecido. Falámos as duas sozinhas, depois estive só com os pais dela e depois estivemos a conversar os quatro.

No total estive mais de uma hora com eles. E quando saí daquela sala pensei que não ia conseguir aguentar ser psiquiatra e viver todos os dias rodeada de histórias tão deprimentes como aquela.

Até que eventualmente percebi que o segredo não é aprender a lidar com histórias deprimentes, mas saber como as deixar para trás quando saímos pela porta do hospital directamente de volta para a nossa própria vida feliz.


E por isso saí pela porta e fiz uma sobremesa para a Erica e o Zé: uma mousse simples que acabou por dar imenso trabalho porque a batedeira avariou-se e acabámos todos a bater as claras em castelo à mão.

Porque a vida é assim mesmo: as escolhas simples tornam-se complicadas e as escolhas complicadas revelam-se simples. O que importa é que nunca nos esqueçamos do caminho de saída e de volta para a nossa própria vida.


Mousse de chocolate e café

Ingredientes (para cinco copinhos individuais):

* Seis ovos separados;
* 75g de açúcar;
* 200g de chocolate;
* 50g de manteiga;
* Um café expresso.

Confecção:

* Bater as gemas com o açúcar até formar um creme claro e espumoso;

* Derreter o chocolate juntamente com a manteiga no microondas ou em banho-maria, mexendo de trinta em trinta segundos;

* Juntar o chocolate com o creme de gemas e açúcar e bater bem;

* Bater as claras em castelo e incorporar cuidadosamente na mistura, com movimentos suaves de cima para baixo;

* Juntar o café e envolver lentamente;

* Refrigerar até servir.



Tenham um óptimo fim-de-semana :D

12 comentários:

  1. Que óptimo aspecto Joana! :D
    Como sempre !!

    ResponderEliminar
  2. Esta mousse deve ser deliciosa!
    Psiquiatria é uma área muito interessante, mas como em todas as profissões e em todas as áreas, o trabalho não se deve trazer para casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana...

    Essa mousse parece divina! É que apetece-me ir já a correr para casa fazê-la e isso não dá nada jeito, visto eu estar no trabalho :-(

    Que aspecto cremoso! OMG!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quanto às aventuras de psiquiatria, não sei até que ponto eu seria pessoa de aguentar :-( Acho mesmo que não! Mas se é esse UM DOS teus sonhos, força nisso! Já a psicologia fascina-me imenso... Se eu tivesse seguido estudos acho que sem dúvida teria sido psicologia... Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
  4. É isso :) é por essas e por outras que eu acho que dava perfeitamente para médica (é nesta parte que eu vou ali chafurdar em auto-comiseração pela minha escolha menos consciente), porque tenho aquele pensamento à Christina Yang onde não-há-tempo-para-sentimentos-vamos-mas-é-desintoxicar-a-rapariga (vá, ok, não consigo ser racional com certas pessoas como já deves ter reparado pelos nossos mails :))

    Um dia destes combinamos uma tarde numa cozinha ;)

    ResponderEliminar
  5. Adoro ler o teu blog! Já te sigo há algum tempo e acho que somos praticamente da mesma idade (tenho 26), e por isso mesmo há muitos episódios que aqui contas com os quais me identifico :)
    Além das histórias que nos contas tens sempre receitas fantásticas, como esta mousse que me meteu a salivar de tão bom aspecto que tem! :)
    Um beijinho

    Mia*
    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Oh Joana como consegues estar elegante com estes pecados diarios?! :p
    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
  7. Nossa que delícia!! Seu blog é lindo (texto & fotos).

    Beijinhos, Luna
    http://devagaresempre-lunalattanzi.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Uma pergunta que sempre te quis fazer :D

    como é que te sentes ao ver as pessoas felizes ao fazerem as tuas receitas? :p

    ResponderEliminar
  9. Não é fácil, mas perceber que pudemos fazer diferença nessas vidas... É o melhor :)
    Gosto da receita!

    ResponderEliminar
  10. Ficar "contente" realmente soa estranho, mas acho que percebo o que queres dizer :P
    Deve ter sido realmente horrível! Especialmente para ela e para os pais :( Pelo menos ficou bem... E espero que tenha corrido bem, ainda mais depois da intervenção de uma futura psiquiatra talentosa :)
    Já tinha pensado em como deve ser deprimente... E deve ser difícil arranjar uma estratégia. Pelo menos já encontraste uma. E não podia ter um resultado mais delicioso! :D
    Apesar da textura um pouco diferente das mousses normais, pelo que vejo, fizeram um excelente trabalho! E eu sei que é muito trabalho :P É impossível conseguir que fiquem mesmo mesmo bem. Não sei como conseguiram que ficasse assim... Tem um aspeto muito bom, e só de pensar na conjugação de sabores fico com vontade de fazer (especialmente para a minha família devoradora de café :P).
    ... Tens sempre uns morangos tão apetitosos :P

    ResponderEliminar
  11. É capaz de ser a mousse com melhor aspecto que vi na vida! Honest! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />