Resumo dos 24 anos
Resumo dos 25 anos
Resumo dos 26 anos
Resumo dos 27 anos
Resumo dos 28 anos
Resumo dos 29 anos
Resumo dos 30 anos
Resumo dos 31 anos
A pedido de toda a gente desta casa, fiz cookies de chocolate branco e negro para um lanche de Domingo. Os nossos habituais huevos rancheros apareceram inúmeras vezes. Assámos uma perna de peru com as nossas batatinhas, sempre uma receita de sucesso. Fizemos batata-doce da nossa horta recheada com chili.
Fiz almôndegas com molho arrabbiata e cachorros-quentes com pão de cachorro caseiro! O arroz de pato continuou a fazer sucesso por cá. Fiz bolo de milho com doce de leite e coco.Para a nossa festa de cowboys fizemos pão de milho, ribs, pulled pork e mousse de chocolate com smores...
Fiz um pão-de-ló húmido na travessa que ficou uma delícia e uns esses de Peniche que foram uma óptima surpresa! As fajitas de frango continuaram a aparecer imensas vezes nos nossos jantares mexicanos. Os croissants congelados do Lidl com banana e Nutella apareceram claramente em demasiados dos meus lanches de Inverno.
O Matias fez uns queques de amendoim e chocolate enquanto eu dormia a sesta! Decidiu repetir a proeza com uma cookie gigante, mas dessa vez teve ajuda. Repeti o gelado de bolo de bolacha, com um sucesso estrondoso! Senti-me inspirada, e saíram uns queques de banana e Nutella.
Fizemos bolachas de rolinhos de canela para celebrar os dez meses do Benjamim e pão pita para acompanhar kebab. Acabou-se a farinha, mas isso não nos impediu de fazer massa de pizza na mesma. Tentei fazer línguas de veado, com sucesso moderado.
Um monte de bananas maduras deram origem a este bolo de banana e Nutella. Fiz gelado de morango imensas vezes. Apanhámos abrunhos da nossa quinta e fizemos tarte de abrunhos e maçã com gelado de baunilha caseiro! Os miúdos fizeram umas bolachas de gengibre bem saborosas praticamente sem ajuda!
Resumo dos 25 anos
Resumo dos 26 anos
Resumo dos 27 anos
Resumo dos 28 anos
Resumo dos 29 anos
Resumo dos 30 anos
Resumo dos 31 anos
O que dizer sobre os meus 36 anos?
O Matias continuou a crescer bem e feliz. Terminou o terceiro ano com muito bom a tudo e iniciou o quarto ano! Terminou de ler toda a colecção do Harry Potter e d'O Diário de Um Banana e leu o 'O Hobbit'! Foi à Suíça e gostou imenso de ver os balões de ar quente nos Alpes. Teve a sua primeira namorada! Continuou as aulas de guitarra e começou também as aulas de dança e de basquetebol. Fez nove anos e teve uma festa de aniversário do Harry Potter. Criou um Clube de Leitura! Descobriu que gosta de mousse de chocolate. Desmaiou e fez imensos exames! Foi a Londres e divertiu-se muito nos estúdios do Harry Potter.
O Matias continuou a ser o nosso malandrias.
A Gabriela cresceu assim, é mesmo assim, vai ser sempre assim: Gabriela, sempre Gabriela. Teve a sua primeira festa do pijama. Visitou os Alpes cheios de neve, mas gostou mais do aquário de Lausanne e do spa do hotel! Adorou os livros da Unicórnia e da Maria Lua. Trocou as aulas de ballet pelas aulas de canto, e passou a ter também aulas de dança e de basquetebol. Foi operada pela terceira vez aos olhos, mas foi uma valente! Não entrou no primeiro ano, mas depois de muitos filmes e dramas foi feliz a fazer mais um ano de pré. Fez seis anos e pediu uma festa do Stitch. Gostou muito de conhecer Londres e descobriu que adora montanhas-russas!
A Gabriela continuou a ser a nossa menina da canção.
O Benjamim foi um fofo. Dormiu muitas sestas no colinho e foi o bebé mais mimado pelos irmãos. Passeou imenso e andou de comboio e de avião até à Suíça. Aprendeu a gatinhar, a dizer olá, papá, mamã e não e a bater palminhas! Entrou na creche e ficou doente logo no segundo dia (e no sétimo... e no décimo...). Fez um ano e teve uma festa do Dartacão! Aprendeu a andar e teve varicela.
O Benjamim continuou a ser o menino da mamã.
O ano começou logo em grande, a visitar o meu irmão e o Festival International de Ballons na Suíça! Conhecemos Vevey, Lausanne e Château-d'Oex e foram dias maravilhosos passados em família. A Páscoa foi passada entre Castelo do Neiva e Viana do Castelo, na casa nova da família. Aproveitámos um congresso do Pedro para ir conhecer Monte Real. Passámos uns dias deliciosos a recordar a minha infância em Leça da Palmeira. As nossas férias de Verão voltaram a ser em Tróia e tiveram o mesmo sucesso do ano passado: total! Voltei à Suíça para a despedida de solteiro da família com o meu irmão, e desta vez explorámos a zona de Gstaad. A última viagem do ano foi a Londres, para apresentar aos miúdos os estúdios do Harry Potter e alguns dos meus sítios preferidos da cidade!
Suíça
Viana do Castelo
Monte Real
Leça da Palmeira
Tróia
Gstaad
Londres
Como não podia deixar de ser, o primeiro programa do ano foi a visita à Queijaria Cachopas. Fizemos uma caminhada histórica no nosso 'bairro', na companhia dos vizinhos. Voltámos à Feira Medieval de Vila Viçosa.
A nossa viagem à Suíça foi incrível, e visitámos o Festival International de Ballons em Château d'Oex e o Palais de Rumine e o Aquatis em Lausanne!
No passeio em Viana do Castelo não podiam faltar o Santuário de Santa Luzia e o Museu do Traje. Voltámos à Feira de São João (várias vezes!). Matei saudadinhas da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira.
A nossa visita anual ao Monte Selvagem foi o sucesso do costume. Aproveitámos uma visita a Lisboa para voltar ao Oceanário. Regressámos a Évora Monte imensas vezes.
Nas nossas férias em Tróia vimos golfinhos, jogámos num arcade e visitámos as Ruínas Romanas!
Na Suíça vimos um festival de agricultura (e vaquinhas!), fiz uma massagem tão agressiva que pareceu uma coça (até fiquei com hematomas!) e visitámos o Peak Walk by Tissot no Glacier 3000!
Brincámos aos spas no dia de filha única da Gabriela, que também colaborou imenso na apanha da azeitona! Começámos um Clube de Leitura cá em casa. O nosso passeio anual à Serra d'Ossa fez o sucesso habitual.
Em Londres divertimo-nos imenso a passear nos estúdios do Harry Potter, a dormir num hotel temático e a visitar as lojas da Lego e da M&M's!
Sem surpresas, o primeiro restaurante do ano (e o mais repetido!) foi mesmo a Triangular - Hamburgueria Artesanal, onde experimentei todos os hambúrgueres do mês do ano inteiro. Experimentei os pastéis de nata do NATA Lisboa e fiquei cliente. Os maravilhosos queijos da Queijaria Cachopas foram imensas vezes o nosso jantar (ou pequeno-almoço, ou almoço, ou lanche, ou sobremesa!). O plano original era outro, mas a criançada doente fez com que o meu almoço de aniversário fosse McDonalds em casa (sem queixas, porque adoro o McVeggie)!
Pedimos imensas vezes comida do Restaurante O Pina, bem perto de casa! Também a Tasquinha do Bairro continuou a fazer sucesso com a malta. O brunch no The Bakery Lounge soube mesmo bem num dia em que fui passear no centro da cidade com o Benjamim.
Descobrimos as waffles do Lidl e passaram a ser habitantes da nossa arca congeladora para uns pequenos-almoços mais investidos.
Na nossa viagem à Suíça não faltaram os pequenos-almoços de hotel, porque nem são férias sem eles!
A viagem à Suíça ficou também marcada por óptimas comidinhas, curiosamente nenhuma das quais suíça! Comi uns tortellinis divinais com ricotta e espinafres no Molino e um jantar francês no La Véranda que fez um sucesso estrondoso, com ostras, lagosta à Thermidor e crepes Suzette!Voltei da Suíça carregadinha de chocolates da Läderach! Não houve visita ao Jumbo sem trazer poke bowls. Fomos à Taberna do Sal Grosso novamente, desta vez em família. Conhecemos a Casa das Codornizes e o Pedro ficou fã das ditas.
O frango do churrasco da Gruta continuou a fazer sucesso. Uma visita a Lisboa levou-nos a fazer o pleno: gelado da Artisani, ovos rotos do Boémio e pão e húngaras da Espigasol!
Fomos finalmente ao Dom Joaquim num jantar romântico muito especial. Fomos inúmeras vezes à Croissanteria da Cartuxa deliciar-nos com os maravilhosos croissants. Uma visita da minha mãe foi a desculpa perfeita para voltarmos ao Tua Madre, onde comi um esparguete com ouriço-do-mar que foi possivelmente a melhor refeição do ano! Perdi a conta à quantidade de empadas de espinafres da Arte Antiga que comi.
Uma visita a Arraiolos foi a desculpa perfeita para comer um disco e um pastel de toucinho d'O Toucinho e provar as empadas da República da Empada! Fomos passar a Páscoa a Viana do Castelo e aproveitámos para provar as famosas bolas de Berlim da Confeitaria Natário.
Na Páscoa entupi-me de legumes salteados e tarte de amêndoa do Casarão do Castelo em Leça da Palmeira, robalo na brasa e pudim de laranja da mãezinha e ainda houve espaço para um borrego dos nossos!
Uma visita ao centro da cidade foi a desculpa perfeita para trazer para casa pastéis de nata d'A Muralha! Houve pães de queijo da Cachopas muitas (possivelmente demasiadas!) vezes. Apresentei o meu irmão ao Tua Madre e à Fábrica dos Gelados, e foram ambos um sucesso.
Comemos imensas vezes a nossa pizza preferida da Domino's, com jalapeños e molho picante! Tirámos a barriga de misérias na feira medieval de Vila Viçosa, com direito a pão com chouriço caseiro e cerveja artesanal. O Bernardo fez-nos a sua famosa carbonara. Nem era visita à Feira de São João sem um gelado de máquina!
Também não era visita a Leça da Palmeira nem ficar empanturrada de tarte de amêndoa do Casarão do Castelo! Aproveitámos uma visita a Lisboa para ir à Padaria Portuguesa e à Zero Zero. A Fábrica dos Gelados voltou a ter o meu gelado preferido de todos os tempos: o de amarena!
Nas nossas férias em Tróia enchemos a barriga de coisas maravilhosas: pregos, caipirinhas na varanda ao pôr-do-sol, comida mexicana maravilhosa do Contrabando e bolas de Berlim na praia...
E, claro, pequenos-almoços de hotel, massa de lagosta do Troia La Romana e choco frito e tortas de Azeitão em Setúbal!
Na Suíça não faltaram quilos de strudel, um pequeno-almoço de hotel maravilhoso... E uma gastroenterite que acabou com a festa gastronómica! Fui experimentar o Sushi Art com a Helena e fez um sucesso tremendo.
Em Londres matei saudades do Burger & Lobster (onde já não ia há quase dez anos) e partilhei com os miúdos um almoço temático incrível nos estúdios do Harry Potter.
Ainda em Londres, não faltaram o fish and chips, os pequenos-almoços ingleses, os M&M's de várias formas e feitios e os nachos no pub!
Treinei o ano inteiro com a nossa PT e aprendi a andar de bicicleta! As hortas deram-nos amoras, framboesas, mirtilos, morangos, cenouras, alfaces, batatas, couves, tomates, beringelas, espinafres, abóboras, melancias, maçãs, abrunhos, figos, romãs, marmelos, nozes, orégãos, louro, hortelã, tomilho, salsa, coentros, cidreira e rúcula! Comemos um dos nossos gansos!
Li mais de duzentos livros o ano inteiro, alguns dos quais marcaram-me para sempre.
Eu e o Pedro fizemos dezoito anos de namoro e onze anos de casados e renovámos os nossos votos! O Bernardo começou o doutoramento. O meu irmão casou! Tive uma grande amiga a ficar noiva, outra a engravidar do terceiro bebé e outra a separar-se. A minha mãe mudou de casa.
No dia dos namorados tivemos pizza em forma de coração e muitos bombons, sem esquecer o nosso almoço temático de cowboys! O Carnaval teve direito a fatos temáticos do Harry Potter e o dia do pai a prato de frutas em forma de dragão!
A nossa Páscoa foi incrível: conhecemos a casa de Castelo do Neiva, visitámos Viana do Castelo, fomos à praia, estivemos em família e comemos coisinhas maravilhosas!
O nosso 25 de Abril foi mesmo bom: recebemos cá a irmã do Pedro e passámos uns dias fantásticos a comer, a socializar e a abrir a época balnear!
O Halloween foi a diversão do costume, e não faltaram decorações, brigadeiros temáticos da Touca Doce, muitas comidinhas assustadoras e o doçura ou travessura no bairro!
Foi mais um Natal épico, com muitas decorações, inúmeros serões a jogar ao peixinho, a ler e a comer castanhas assadas ao calor da lareira e a família toda reunida!
No meu aniversário fizemos uma festa do pijama, a pedido da Gabriela. Estávamos todos tuberculosos e por isso a festa foi só a cinco, mas foi muito divertida na mesma!
![]() |
![]() |
No dia dos namorados fizemos uma festa temática de cowboys e foi um sucesso! Cozinhámos pão de milho, ribs, pulled pork, mousse de chocolate com smores e bolachas de aveia e foi um almoço maravilhoso.
Para a festa de aniversário do Matias ele pediu o tema óbvio: o Harry Potter! Foi a segunda festa do Harry Potter que planeámos, e é sempre um tema de sucesso.
Depois de nós termos escolhido o tema do primeiro aniversário do Matias (o Star Wars) e do Matias ter escolhido o tema do primeiro aniversário da Gabriela (o Plants vs. Zombies), chegou a altura da Gabriela escolher o tema do primeiro aniversário do Benjamim, e ela escolheu o Dartacão!
Fizemos mais uma festa temática no Halloween, desta vez um almoço assustador e delicioso, obviamente cheio de doces!
A festa da Gabriela teve o tema do Stitch, muitos amigos, insuflável, algodão-doce, maquilhagens, tatuagens e imensa diversão!
Perdi a conta da quantidade de vezes que os miúdos pediram panquecas e waffles para o pequeno-almoço. Também os nossos pimentos continuaram a brilhar, frequentemente combinados com almôndegas. Voltei a fazer crinkles de chocolate, sempre muito apreciadas pelos meninos cá de casa. O meu jantar de aniversário em família foi no melhor restaurante italiano da cidade: o nosso!
Fiz várias vezes bifes de frango assados. Durante o Inverno passei alguns dias movida a chocolate quente (aqui com chantilly, coulis de morango e coco ralado!). Fiz um bolo com recheio de creme de pasteleiro de chocolate e Oreo e cobertura de buttercream de morango para o meu aniversário! Perdi a conta à quantidade de vezes que fizemos empadão (este de frango e salpicão).
Para a minha festa do pijama cozinhei brigadeiros e profiteroles de chocolate e morango! Comemos bolos de arroz acabadinhos de sair do forno umas quantas vezes. O caril continuou a ser um dos pratos mais apreciados cá de casa (aqui de peru e as nossas batatas).
Uma carne que não descongelou a tempo deu origem a uma feijoada de cenouras bem apurada. Fiz areias de Cascais para uma Gabriela doentinha. Celebrei a chegada do fim-de-semana com uns queques de maçã e doce de leite. Fiz uma massa com frango e molho de vinho tinto muito reconfortante.
Sem esquecer também as bolachas de aveia! Voltei a fazer pão caseiro, desta vez para acompanhar o pulled pork com jalapeños. O Matias aprendeu uma receita de bolachas de chocolate na escola e pôs mãos à obra! Fiz um gin tónico delicioso no fim de um dia mais difícil.
Também houve lanches com waffle com molho de maçã, caramelo, chantilly e canela! O primeiro gelado do ano foi de limão, e ficou maravilhoso. A minha mãe veio cá passar uns dias e eu recebi-a com um bolo de tangerina.
Lanchei uma waffle com morangos, chocolate branco, coco ralado e chantilly. O segundo gelado do ano foi de Oreo, por votação unânime da malta cá de casa. Fiz húngaras para celebrar o sétimo mês do Benjamim! Repeti o fondant rocher, a pedido da minha cunhada.
Também a pedido da minha cunhada, houve repeat de um ananás assado que tinha feito há uns anos, desta vez acompanhado de gelado de hortelã e lima também feito por mim. Celebrámos o dia da mãe com uns scones e uma caneca de chá bem reconfortante. Fiz uma massa de categoria com um chouriço caseiro oferecido por um doente do Pedro.
O Matias continuou igual a si próprio e pediu o mesmo bolo de aniversário do ano passado para cantar os parabéns com os amigos na escola: uma tarte de Oreo! Fiz uns iogurtes caseiros com lavanda da quinta e mel que ficaram deliciosos. Um monte de limões oferecidos deu origem a um bolo de limão e sementes de papoila e a vários litros de limonada fresquinha!
A chegada do calor trouxe muitos jantares de ovos rotos. Para a festa de aniversário do Matias não puderam faltar os brownies e o fudge de amendoim e chocolate. Fiz queques com morangos e amoras da quinta!
![]() |
Por falta de consenso entre quem queria gelado de morango e quem queria gelado de Oreo, saiu um gelado de morango e Oreo! Voltei a fazer bolos de arroz, sempre uma receita de sucesso nesta casa. Regressaram também os gelados mais apreciados: o de lemon curd e o de amendoim e chocolate!
Fiz um almoço alentejano para uns amigos, e não faltaram a sopa de tomate, o ensopado de borrego e a sericaia! Celebrei os nove meses do Benjamim com umas bolachas xadrez.
Os queques com maminhas apareceram para uma festa da piscina com os amigos da Gabriela. Fiz churros e partilhei um momento bonito com o Matias. A necessidade premente de usar ovos das nossas galinhas deu origem a uma quiche. Fiz uma maionese de jalapeños para acompanhar dois belos lavagantes!
Um dos livros do Unicórnia inspirou a Gabriela a pedir cupcakes cor-de-rosa! Iniciámos a época outonal com um gelado de tarte de abóbora. A Gabriela pediu bacalhau à Brás, e eu fiz pela primeira vez. Fizemos cupcakes de chocolate assustadores!
Umas beringelas da nossa horta com bom ar terminaram num empadão delicioso. Fiz duas receitas de donuts em dois dias seguidos, e ganharam os da Rita Nascimento (para surpresa de zero pessoas!). Um almoço com uns vizinhos inspirou-me a fazer francesinhas.
Uma massa folhada caseira deu origem a uns folhados de salsicha, a uns pastéis de nata e a um rolo folhado de carne! O gelado de tarte de abóbora foi a inspiração para um maravilhoso affogato outonal.
Celebrámos o primeiro aniversário do Benjamim com bolachas de amendoim com recheio de Nutella. Fiz uma salada de frango agridoce com espinafres da quinta e uma lasanha com beringelas da quinta! As nossas maçãs Everest acabaram numa compota, que por sua vez foi o mote para um bolo de maçã!
Fiz um arroz à valenciana aldrabado, mas muito saboroso, e uns queques com maminhas e compota das nossas maçãs! O fondant rocher ganhou uns marshmallows temáticos na semana do Halloween. Apareceram umas mini-tartes com beringelas (da quinta) e espinafres (também da quinta).
As noites frias começaram a pedir pratos reconfortantes, como este risotto de cogumelos (com cogumelos produzidos por nós!), ou esparregado (com espinafres da nossa horta e azeitonas das nossas oliveiras!). A Gabriela pediu um bolo simples de iogurte e laranja para o aniversário dela, e assim foi! Fiz várias vezes os brookies (brownies com cookie) da La Dolce Rita.







































