19 de novembro de 2013

Hambúrgueres de quinoa e uma lista dos meus defeitos :)

My mama told me when I was young
We are all born superstars.
She rolled my hair and put my lipstick on,
In the glass of her boudoir.

There's nothing wrong with loving who you are,
She said, 'cause He made you perfect, babe.
So hold your head up girl, and you you'll go far,
Listen to me when I say.

I'm beautiful in my way,
'Cause God makes no mistakes,
I'm on the right track, baby,
I was born this way.

Lady Gaga


Às vezes (felizmente é relativamente raro) recebo comentários anónimos muito fofos onde as pessoas gostam de salientar as minhas piores características.

Honestamente não lhes dou muita importância, até porque como imaginam não estou muito preocupada com aquilo que uma-qualquer-pessoa-aleatória-que-eu-não-conheço-de-lado-nenhum pensa. Mas confesso que há algo que me irrita um bocado: já que é para me apontarem o dedo, pelo menos podiam acertar nos defeitos que eu realmente tenho em vez de me acusarem de coisas com as quais não me identifico e que muitas vezes me arrancam umas gargalhadas valentes.

Assim sendo, e como sou uma pessoa muito querida e bem-intencionada - e além disso é quase Natal, e eu adoro dar prendinhas - decidi fazer uma lista dos meus verdadeiros defeitos: assim pelo menos acertam quando me quiserem insultar! :)


Eu sou extremamente desarrumada. A nossa casa está sempre um caos - a mesa da sala está repleta de livros, cadernos, revistas, canetas, pacotinhos de leite achocolatado vazios e borrachas com smileys e o quarto tem sempre bandeletes e roupas espalhadas por todo o lado.

Simultaneamente, eu sou quase obcecada com a limpeza da cozinha, ao ponto de pedir sempre aos meus convidados para se descalçarem quando vêm cá a casa jantar (os meus amigos já conhecem esta regra e trazem sempre meias quentinhas).


Eu detesto atrasar-me, e por conseguinte sou daquelas pessoas que não têm grande paciência para a falta de pontualidade dos outros (sim, eu sofro muito).

Eu fico muito rezingona quando durmo mal. Aliás, eu nunca acordo particularmente bem-disposta, mesmo quando durmo bem.

Eu sou nazi da gramática.

Eu faço as piadas mais socialmente inaceitáveis de sempre (mas o Pedro e a minha família riem-se sempre, e essa é uma das razões porque os amo tanto).

Eu uso demasiadas vezes a expressão 'Esta é uma boa oportunidade para...'. Além disso também digo demasiadas vezes a palavra 'bitches', normalmente inserida em frases como 'Let's go bitches!', 'What's up bitches?' ou 'In your faces bitches'. A expressão 'Let's go bitches' até já se tornou habitual na casa dos meus pais, e quando vamos todos de férias passamos a vida a dizer isso uns aos outros (em alternativa, também dizemos 'vamos lá cabrinhas') :)


Eu tenho um grave problema com o confronto e detesto discutir com alguém - a única excepção a esta regra é o Pedro, mas demorei anos até conseguir discutir com ele (e por muito estranho que pareça a verdade é que ele ficou super contente da primeira vez que lhe gritei).


Eu mudo de opinião com muita frequência. Embora já tenha referido aqui que não considero isso um defeito, a verdade é que os outros parecem achar esta minha característica bastante confusa.

Eu sou excessivamente sarcástica, como se pode perceber por todo o teor deste texto. Podem argumentar que é uma forma de defesa, uma manifestação de insegurança ou uma característica que desenvolvi porque achava que era uma adolescente feia e que nunca iria ter namorado se não desenvolvesse o meu sentido de humor, mas a verdade é que me diverte à brava dizer o que penso.


Outro dos meus defeitos - mas este não é realmente um defeito, sejamos sinceros - é ser quase obcecada por hambúrgueres vegetarianos: desde os hambúrgueres de feijão de soja aos de grão-de-bico, passando pelos de lentilhas e courgette e pelos de soja texturizada e terminando nos de feijão vermelho e cenoura, o facto é que sou uma fã assumida do conceito e ando sempre à procura de novas ideias para aplicar.

Desta vez foram estes hambúrgueres de quinoa, que ficaram tão deliciosos que até o Pedro delirou com eles :D


Hambúrgueres de quinoa

Ingredientes (para dois hambúrgueres):

* Uma chávena de chá de quinoa cozida;
* Um ovo;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Uma colher de chá de salsa picada;
* Uma colher de chá de caril;
* Meia colher de chá de açafrão;
* Meia colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias orientais da Margão;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Duas colheres de sopa de sementes de linhaça moídas;
* Pão ralado q.b.

Confecção:

* Juntar a quinoa cozida, o ovo, a cebola picada, os dentes de alho picados, a salsa picada, o caril, o açafrão, a paprika, o pimentão-doce, a mistura de especiarias orientais, o sal e o piri-piri e triturar com a varinha mágica ou uma picadora;

* Misturar as sementes de linhaça e acrescentar pão ralado até se conseguirem formar hambúrgueres;

* Formar dois hambúrgueres e grelhar num frigideira com um fio pequeno de azeite;

* Acompanhar com espinafres salteados altamente fotogénicos.


Até amanhã! :)

15 comentários:

  1. Gosto tanto de vir aqui :) tal como tu, sofro imenso com os atrasos dos outros, mas só mesmo eu, pq eles parecem estar nem aí :P diz-me uma coisinha, tens algum acessório para fazer os hamburguers? encontrei este muito giro, mas (ainda) não comprei... achas que valerá a pena? E já agora, experimentaste as papas de aveia com claras? beijinho

    ResponderEliminar
  2. Era isto que queria mostrar (e enviei o comentário sem querer): http://www.tescomaonline.pt/preparar-e-cozinhar/utensilios-e-acessorios-de-cozinha/presto/420585-utensilio-para-fazer-hamburgueres-presto

    ResponderEliminar
  3. Que belos e deliciosos hamburgueres Joana!!
    Defeitos? Não li nenhum...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. ahahah boa Joana, olha e a esses comentários anónimos fofinhos eu mandava um grande "F*** off bitches!!" :P Já o meu avô dizia "Quem não gosta não come", por isso nem lhes dês importância ;) Eu é que gostei muito desses hambúrgueres e dão mesmo vontade de os comer, vou veganizar a receita e experimentar que parecem-me mesmo deliciosos!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. E é por estes defeitos todos, ou melhor, pela forma como os expões e te mostras, que eu gosto de te ler! Identifiquei-me tanto com o de ser sarcástica... é mesmo bom dizer o que se pensa! ;) Outra razão para andar sempre por aqui: estes hambúrgueres! Ficaram maravilhosos, Joana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ui, desarrumação dá cabo de mim, eu sou o oposto, mega arrumada! também não costumo acordar muito bem disposta não e nunca discuto com ninguém a não ser com o namorado ahahah! Confere, ah! e com o meu pai! Quanto aos comentários que os anónimos te dão só tens que reagir com "fuck you bitches!".
    Esses hambúrgueres têm um óptimo aspecto, mas nunca provei quinoa.. isso sabe propriamente a quê? e a textura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que antes de experimentar quinoa pela primeira vez também perguntei a uma amiga qual era o sabor e a consistência, e como ela não me conseguiu explicar particularmente bem decidiu oferecer-me quinoa! Por isso se quiseres experimentar, tiveres medo de não gostar e não estiveres com grande vontade de dar 3 ou 4 euros por um pacote de quinoa diz, que eu envio-te um saquinho :)

      Beijinhos! :)

      Eliminar
    2. ...Aquilo foi um aparte :)

      Sabes que também dizes muita vezes "...e pronto" :) quando queres terminar uma ideia !?
      E pronto! fizeste logo a análise do teu sarcasmo. Ossos do futuro oficio? Quem sabe...

      O hamburger tem muito bom aspecto e os espinafres são realmente fotogénicos :)

      ...estamos em countdown. Daqui a 48 horas já está!

      Beijinhos grandes.

      Eliminar
  7. Também adoro hambúrgueres vegetarianos e pelo-me por uma nova receita! Adorei! :-)

    ResponderEliminar
  8. Eu sou "a" desarrumada da família. Não há pessoa pior do que eu. Mas, por incrível que pareça, quando vivia sozinha era a dona de casa perfeita :)

    ResponderEliminar
  9. Nunca comentei mas ADORO o teu blog ;)

    ResponderEliminar
  10. Como temos alguns defeitos em comum pode querer dizer que vou experimentar fazer todos os hambúrguers e hão-de sair maravilhosos à primeira! ;-)
    O meu blog não é assim tão frequentado e por isso nunca passei pela experiência de ver escritas coisas-assim-pró-feio sobre mim, mas tendo em conta que a(s) pessoa(s) que opta (m) pelo anonimato deixam uma certa dúvida acerca das suas intenções! Já que este é um blog de pratos porque não passar à expressão: por à borda do prato?! (depois pode-se adivinhar que o que está à borda do prato vai directamente para o caixote do lixo - chiça que às vezes apetece-me ser como os miúdos com que lido diariamente e por a língua de fora! Quando não gosto de um blog não vou lá escrever coisas parvas)
    bjs

    ResponderEliminar
  11. diverti-me imenso a ler este texto, até porque também eu em tempos fui vitima desses anónimos fofuchos.. hehehe
    Esses hambúrgueres tem mesmo bom aspecto... mas nunca provei quinoa! Tenho visto em tantos blogues que acho que estou decidida a provar.. até porque só testanto é que posso dizer se gosto ou não!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. "Vamos lá cabrinhas"... a sério, o quanto me ri com isto :) Adoro ler-te, adoro a forma genuína e despretensiosa como escreves sobre ti, a tua família e as tuas aventuras. Quanto à quinoa, nunca experimentei, esta parece-me uma boa sugestão. Muito boa sorte para o exame!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />