21 de janeiro de 2013

Hambúrgueres de lentilhas e courgette, ou 'Tudo se transforma!' :D

Aos 4 anos eu dizia que quando fosse grande queria ser médica. Aos 8 anos eu dizia que queria ser psicóloga criminal. Aos 12 anos eu dizia que queria ser médica legista (sim, sempre houve aqui um fascínio pelo crime).

Aos 16 anos eu apaixonei-me pela matemática e dizia que queria ser professora de matemática. Aos 17 anos apaixonei-me também pela química e decidi ir para Ciências Farmacêuticas. E aos 18 anos percebi finalmente que o que queria mesmo era ser médica.

Hoje sei que fiz a escolha certa, mas isso não significa que não sinta muitas saudades da minha querida química. Mas há sempre novas oportunidades para matarmos saudades, basta sabermos procurar por elas. Como esta iniciativa da Sónia, 'Tudo se transforma!', que me fez recordar as tão famosas palavras do químico e biólogo Lavoisier:

- 'Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma' (originalmente 'Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme').

E foi precisamente seguindo este postulado que as sobras do estufado de lentilhas com courgette, tomate e laranja se transformaram nestes deliciosos hambúrgueres de lentilhas e courgette :D

 

Hambúrgueres de lentilhas e courgette

Ingredientes (para três hambúrgueres):

* 80g de lentilhas cozidas;
* 120g de courgette em raspas;
* Um dente de alho picado;
* Um ovo; 
* Salsa picada a gosto; 
* Caril, açafrão, pimentão-doce e paprika a gosto;
* Uma pitada de sal;
* 50g de farinha de aveia;
* 50g de pão ralado; 
* Um fio de azeite. 

Confecção: 

* Juntar as lentilhas, a courgette, o ovo, o alho picado, a salsa picada, o caril, o açafrão, o pimentão-doce, a paprika e o sal e triturar com a varinha mágica; 

* Transferir para uma tigela, misturar a farinha de aveia e o pão ralado e unir com as mãos; 

* Dividir em porções e formar os hambúrgueres; 

* Grelhar os hambúrgueres num fio de azeite.




Eu sou suspeita porque adoro a junção das lentilhas com o caril, mas achei que estes hambúrgueres ficaram muito bons, e são uma óptima forma de ingerirem mais fibras :D Usei-os para fazer uma refeição vegetariana, mas podem perfeitamente servir como acompanhamento a uma refeição com carne ou peixe :D 

Tenham uma óptima semana! :D