22 de janeiro de 2013

Pastéis de carne escoceses (ou bridie) e a minha adoração por pastéis de carne :D

No Verão de 2008 eu e o Pedro decidimos acampar no Parque Nacional Peneda-Gerês durante uma semana. Três dias depois estávamos a voltar para Lisboa, e essa foi a primeira e a última vez que acampámos juntos. 

Não me interpretem mal: eu adorei o Gerês. Achei tudo lindo, fresco e natural, e saí de lá a pensar que nunca mais me ia saber tão bem respirar fundo como sabia ali, no meio das árvores e das nascentes de água.

O problema eram as noites. Estava muito frio, amanhecia bastante cedo, a nossa tenda era apertada e havia sempre imenso barulho. Ao fim da terceira noite já estávamos malucos de sono, de dores nas costas e de frio, e por isso na manhã do quarto dia a primeira coisa que o Pedro me disse foi 'Xi, por favor, vamos voltar para Lisboa', ao que eu respondi 'Está bem, mas passamos por Chaves!'.

E porquê Chaves? Por causa dos pastéis, claro. Eu admito, sou louca por pastéis de carne de Chaves. Sim, fizemos duas horas de viagem de carro só para comprarmos pastéis de carne de Chaves. E depois voltámos para Lisboa, onde nos esperava uma cama quentinha e confortável. E garanto-vos, nunca um pastel de Chaves me soube tão bem :D 

É claro que quando vi que os escoceses tinham um pastel de carne típico decidi logo que este ia ser o prato principal do nosso jantar temático escocês :D 

 
Pastéis de carne escoceses (Bridie)

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 300g de massa folhada fresca (6 quadradinhos);
* 250g de carne de vaca picada;
* Um ovo batido;
* Uma colher de sopa de azeite;
* Meia cebola picada;
* Alho picado;
* Uma colher de chá de mostarda;
* Tomilho picado;
* 40ml de água;
* Pimentão-doce, pimenta, piri-piri e uma pitada de sal.

Confecção:

* Refogar o azeite, a cebola, o alho, a mostarda e o tomilho;

* Juntar a carne picada e temperar com o pimentão-doce, a pimenta, o piri-piri e o sal;

* Acrescentar a água e deixar cozinhar;

* Colocar uma colher de recheio no centro de cada quadrado de massa folhada;

* Fechar o quadrado, apertando bem os bordos para selar;

* Pincelar os pastéis com ovo batido;

* Colocar num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante trinta a quarenta minutos. 





Tecnicamente esta receita não está bem fiel à original, uma vez que tradicionalmente a carne não é refogada antes de ser embrulhada na massa folhada, e em vez disso coze dentro do pastel. No entanto, todo este processo demora uma hora no forno, e já era bastante tarde quando começámos a cozinhar. Mas ninguém se queixou do resultado: muito pelo contrário, porque os pastéis ficaram absolutamente deliciosos :D 

Todo o mérito da confecção vai para a Joana, que fez este prato enquanto eu fazia o cranachan (ou parfait de framboesas e aveia) :D 

Até amanhã! :D  

16 comentários:

  1. O campismo também não é a minha praia, mas por causa dos insecto (mais propriamente aranhas!!!).Tenho fobia de estar a dormir com elas e das poucas vezes que fui acampar tive o azar de dar com muitas ENORMES mesmo na tenda. Custa me também o calor que se sente, parece uma sauna logo de madrugada, por isso imagino acampar com frio também não deve ser nada agradável.
    Estes pasteis ficaram bem apetitosos e feitos no forno são bem mais saudáveis.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Olá! Ficou mesmo com um aspecto irresitivel! Também gosto de pastéis de carne e este é um a experimentar!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Olá! Eu por acaso adoro acampar, mas entendo-te. :) E o Gerês é bem lindo.
    Não sou fã desse tipo de pastéis... mas faria o "sacrifício" de comer um... ihih :p

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Parece muito bom! Tenho de copiar! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. *-* diz à Joana que pelo menos de aspecto estão aprovados XD
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desses pásteis ,ficaram lindos.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,

    Também acampei no Gerês 2 anos seguidos, há cerca de 20 anos, mas nós adorámos...
    Também tinha outra idade que não a de hoje :( , penso que hoje já não o faria, acampar é uma aventura pela qual passei, mas por agora sabe-me melhor o conforto de outros locais ! :)

    Por vezes é assim, colocamos algo na mente e nem que seja preciso muito tempo para conseguirmos, nada nos impede. Talvez por isso te tenham sabido tão bem aqueles pastéis de Chaves.

    Seja como for, esses que preparaste estão lindos, apelativos na sua cor tão douradinhas e lindamente acompanhados ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu só acampei uma vez, durante quase uma semana num festival de Verão com amigas!
    A tenda também era pequena e estavamos 4 apertadinhas! E o pior é que nos deitavamos as 4-5h... da manhã e amanhecia às 6h! Resultado uma semana a dormir bastante mal! Por isso entendo perfeitamente!
    Quando cheguei só queria a minha cama :)
    E sim.. acredito que a viagem a Chaves fizesse todo o sentido :)
    Que belos pastéis esses :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  9. Também adoro pasteis de carne, e estes ficaram uma delicia:) Quanto ao acampar, eu e o meu marido somos fãs, mas normalmente acampamos pela costa vicentiva e alentejana, que possivelmente é um pouco menos frio:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  10. O Gerês é maravilhoso! Mas quando lá estive, fiquei num abrigo no meio da montanha, e não numa tenda. Apesar de não haver eletricidade no abrigo, não deixa de ser uma casa, portanto nunca fica tanto frio. :-)

    Os pastéis têm um ar fantástico! Espero que estejam a gostar da Escócia, eu quando lá estive adorei! Não se esqueçam de provar o haggis! Soa mal mas sabe bem! :-)

    ResponderEliminar
  11. eu passei um fim de semana fantástico no gerês, mas num hotel ;p é lindo o gerês...

    ResponderEliminar
  12. Que tentação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana, que saudades... cheguei cheia de vontade de "viajar" contigo e o que é que me aparece?!?!?! Uma das minhas lambarices favoritas.... ADORO pasteis de carne, e claro, agendei já para sábado. Não, não vou a Chaves, mas Chaves vem à minha cozinha... eheheheh. Vou fazer eu mesma!
    Beijinhos Sweet

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />