23 de janeiro de 2013

Bagels integrais com sementes de sésamo e de papoila para um regresso a casa (ainda) mais feliz :)

Como estudante de Medicina tenho contacto com as mais variadas histórias de vida. Histórias de felicidade, de amor, de luta e de conquista, mas também histórias de tristeza, de desgraça e de miséria.

Desde o início do curso já chorei e já dei a mão a quem senti que precisava. Já ri às gargalhadas. Já julguei, e não me orgulho disso. Já brinquei e já aprendi muito.

Já agarrei a mão a uma rapariga enquanto ela estava a ter o seu bebé sozinha, e no entanto cruzei-me com ela no centro comercial dois meses depois e ela não me reconheceu.

Já disse a uma senhora que ia ter de fazer uma cirurgia que ia afectar a sua qualidade de vida para sempre, e no entanto nunca mais a voltei a ver e não faço a mínima ideia do que aconteceu depois.

Já falei durante uma hora com um rapaz que tinha tentado acabar com a vida pela 3ª vez, e no entanto não sei se as minhas palavras o ajudaram.

Há histórias que nos marcam profundamente, e é raro o dia em que volto para casa sem pensar em alguma dessas histórias.

Mas depois bato à porta e o Pedro abre, enquanto resmunga porque eu nunca abro a porta com a minha chave. Dá-me um beijo e pergunta como foi o meu dia. Pergunta o que é o jantar. E todas as histórias desaparecem da minha cabeça.  

Afinal, tenho a minha própria história para viver. E só me resta rezar para que as histórias dos outros corram tão bem como a minha.  

 

Bagels integrais (receita adaptada do blog 'Suvelle Couisine')

Ingredientes (para quatro bagels):

* 250g de farinha de trigo integral;
* Uma colher de chá de fermento de padeiro (aproximadamente 4g);
* Duas colheres de chá de açúcar;
* 125g de água;
* 50g de leite;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de bicarbonato;
* Sementes de sésamo, de papoila e de linhaça;

Confecção:

* Dissolver o fermento de padeiro e uma colher de chá de açúcar em 50g de água morna e  deixar actuar durante vinte minutos num local quente (no Inverno coloco sempre na sala, porque está mais quente);

* Numa tigela juntar a farinha integral, o sal, a água restante, a mistura do fermento e o leite e amassar bem;

* Formar uma bola e colocar numa tigela;

* Deixar levedar tapado com um pano durante uma hora, ou até dobrar de tamanho;

* Colocar numa superfície enfarinhada, dar alguns murros na massa e deixar a descansar durante dez minutos;

* Dividir em porções e fazer bolas, furando cada bola no centro com o indicador;

* Colocar num tabuleiro, cobrir com um pano húmido e deixar descansar durante mais dez minutos;

* Colocar água a ferver com uma colher de chá de açúcar e o bicarbonato de sódio;

* Baixar o lume e colocar os bagels na água durante um minuto, virando a meio do tempo cada bagel com uma escumadeira;

* Retirar e secar bem com papel absorvente;

* Virar os bagels para pratos com as sementes escolhidas e colocá-los num tabuleiro;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante vinte minutos (ou até ficarem douradinhos);

* Deixar arrefecer sobre uma rede.


 


tinha feito bagels de mirtilos aqui e ainda bem que repeti a experiência, porque estes bagels ficaram verdadeiramente divinais :D Simples ou recheados com doce de morango ou com queijo fizeram as alegrias da malta cá de casa :D 

Hoje volto para Lisboa. A viagem para Edimburgo foi horrivelmente atribulada por causa do vento, por isso espero sinceramente que o meu voo de regresso corra melhor! De qualquer das formas Edimburgo é uma cidade lindíssima, e entrou directamente no top 5 das minhas cidades preferidas :D Depois mostro-vos as fotos :D 

Até amanhã! :D