18 de janeiro de 2013

Raviolis com massa fresca recheados com queijo e espinafres :D

Eu acho que tenho um sério problema em medir as consequências a longo prazo dos meus actos. Quando tenho uma das minhas ideias mirabolantes nunca me ocorre como pode algo correr mal, e por isso raramente estou preparada quando efectivamente algo corre mal. 

Não sei se sou optimista ou simplesmente inconsequente, mas a verdade é que se por um lado não gosto de sofrer por antecipação, por outro também me faltam estratégias para lidar com os imprevistos, e por isso tenho tendência a entrar em pânico durante alguns minutos. 

Para vocês terem uma ideia, vou dar um exemplo totalmente imaginário. Imaginemos que um belo dia eu tenho a ideia peregrina de fazer massa fresca. É só farinha, ovos, sal e água, quão difícil pode ser? Como eu não tenho máquina para estender a massa decido fazer raviolis ou lasanha, por ser mais prático e fácil, e como o Pedro não gosta de lasanha (eu sei, como é possível?) opto por fazer raviolis.

Vejo algumas receitas e meto mãos à obra. Faço a massa, faço o recheio, e na hora de estender e cortar a massa as coisas começam a correr mal: a massa não fecha bem e começa a sair recheio pelos lados. 

O pânico instala-se e fico bloqueada. E agora? Tento fechar os raviolis e eventualmente sou bem sucedida, mas no fim os raviolis ficaram com formas estranhas. Depois do pânico, chegou a desmotivação: os meus raviolis estão feios. 

Não tinha pensado nesta eventualidade - aliás, na minha cabeça o lógico era os raviolis ficarem perfeitos e lindos, mesmo sendo a primeira vez que os fazia e mesmo não tendo eu particular jeito para artes e montagens (tive negativa a Educação Visual, lembram-se?)

Não tenho culpa, sou uma optimista. Mas uma coisa é certa: garanto-vos que tão cedo não me meto noutra! :D


Raviolis com massa fresca recheados com queijo e espinafres (receita adaptada do blog 'Taste of Home')

Ingredientes:

* Uma chávena e meia de farinha de trigo;
* Dois ovos;
* 60ml de água;
* Uma pitada de sal;
* Quatro fatias de queijo flamengo;
* Duas mãos cheias de espinafres baby;
* Um ovo;
* Manjericão, salsa e orégãos;
* Duas colheres de sopa de molho de tomate.
  
Confecção:

* Colocar a farinha numa tigela;

* Misturar os ovos, a água e o sal e colocar no centro da farinha;

* Mexer bem e formar uma bola;

* Colocar numa superfície enfarinhada e amassar durante aproximadamente dez minutos, ou até a massa estar macia e elástica;

* Cobrir e deixar a massa repousar durante trinta minutos;

* Noutra tigela juntar os ingredientes do recheio e triturar com a varinha mágica;

* Esticar bem a massa e colocar duas colheres de chá de recheio em metade da massa com três centímetros de espaçamento;

* Pincelar à volta do recheio com água para impedir que a massa seque;

* Fechar a massa e cortar em quadrados com uma faca ou um cortador de pizza (isto é mais difícil do que o que parece);

* Cozer em água com sal a ferver durante dois minutos.




Apesar dos contratempos e do aspecto o facto é que os raviolis ficaram mesmo muito bons, e por isso acabei por decidir mostrá-los na mesma :) Afinal, é no interior que está a verdadeira beleza :)

Estão perdoados pronto! :)
Amanhã parto para Edimburgo e só volto na Quarta-feira, mas o blog vai continuar operacional :D 
 
Tenham um óptimo fim-de-semana! :D  

28 comentários:

  1. Joana, não desanimes. Eu acho mesmo que isso acontece a toda a gente na primeira tentativa dos raviolis. Na minha primeira vez, para além disso, ficaram uns raviolis gigantes porque não tive bem noção ao cortá-los...
    As próximas vezes correm melhor... porque afinal, a experiência faz a perfeição ;)

    ResponderEliminar
  2. Querida acho que isso é uma particularidade das joanas hehe revi-me no teu texto completamente:D mas não ficaram assim tão mal, o recheio parece-me bastante saboroso, e a textura da massa com o tempo aperfeiçoas. Não me importava nada de ter comido os teus raviolis:)
    Em relação à viagem, faz uma boa viagem e diverte-te muito, e põe-nos a par das tuas aventuras:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Grande aventura :)... Não desanimes, não sai bem à 1ª (se bem que acho que não ficaram mal) tentamos de novo e corre melhor ;)
    Esse recheio está mesmo perfeito pra mim!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Joana! Eu também tenho ô mesmo problema com a massa fresca, parece tão fácil, mas porque é que a mim nem sempre sai bem? Os teus raviolis não ficaram assim tão maus, havias de ter visto os meus primeiros! ;)
    beijinhos
    paula

    ResponderEliminar
  5. Adoro! Tenho que experimentar fazer em casa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Joana,
    ainda bem que vc tem a máquina para abir a massa eu abro com o rolo, rsrs.
    Sua massa ficou perfeita, parabéns, bela receita!

    Beijos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Às vezes acontecem coisas assim!! Mas acima de tudo o que interessa é o sabor e se esse era bom é o que interessa :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Admiro a tua persistência e força de vontade! Podem não ter ficado com um aspeto maravilhoso, mas o interior está fantástico! E se estavam bons de sabor isso é que interessa :)
    Boa viagem e diverte-te muito!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Fazer raviolis dá trabalho... eu ainda só fiz uma vez e até acho que correu muito bem! Mas vais ver que na próxima vez já vai correr melhor.

    ResponderEliminar
  10. Olá.
    Gostei muito desse seu espaço de leitura e entretenimento, parabéns.
    Estarei passando por aqui sempre que puder.
    Até mais e um ótimo fim de semana pra você.

    ResponderEliminar
  11. Ficaram fantásticos, nada de desanimar. :)

    ResponderEliminar
  12. Massa fresca é um grande desafio!

    Uma vez fiz esparguete integral de pimento verde. Ficou bom, mas o tempo que demorou! Depois tem que se deixar secar, e quem é que tem cozinha para deixar os fios de massa espalhados por todo o lado para secarem bem? Uma chatice!

    Mas tenho a dizer-te que para primeira vez, não ficaram nada feios! E têm ar de se deixar comer... ;-)

    ResponderEliminar
  13. Quase que aposto que vais tornar a fazer raviolis :). Até nen ficaram muito maus e o que interessa é o sabor. Tem uma boa viagem e diverte-te muito. Beijo

    ResponderEliminar
  14. Fizeste-me rir com o teu post :) Também sou um bocado como tu e faço algumas coisas sem pensar e depois não tenho plano B para a eventualidade das coisas sairem mal hehehe o interior dos raviolis ficou apetitoso! Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Não desistas e tenta com outra receita, a do Jamie Oliver por exemplo.
    Mas olha que não têm assim tão mau aspecto :-)

    ResponderEliminar
  16. O importante é que ficaram bons!! E eu nem acho que estejam assim tão mal feitos, se não tivesses dito nada não tinha reparado!

    Boa viagem e beijinhos, aproveita sortuda! ;p

    PS: Também não ligo muito a lasanha... :o
    ;)

    ResponderEliminar
  17. os raviolis até têm bom aspecto, tenta novamente nem que seja com outra receita.
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana, as massas frescas são uma das minhas grandes paixões, por falta de tempo e alguma paciência, não tenho feito muita coisa.
    O aspecto exterior é apenas um pormenor pouco relevante, em relação ao que se ganha com o sabor de uma massa feita por nós;)
    Boa viagem, diverte-te muito, beijocas.

    ResponderEliminar
  19. Ah corajosa! Mas ficaram com muito muito bom aspeto! Have a nice weekend!
    **

    ResponderEliminar
  20. Não estão assim tão mal!!! Tb já me aventurei a fazer, mas ficaram todos colados... isso é que foi mau aspeto!!!
    Bjocas e bom fim de semana ;D

    ResponderEliminar
  21. Acho que ficaram lindos e devem ser bem saborosos *-*
    Isso é que é teimosia!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  22. As primeiras aventuras são sete assim :-) faz parte! Ainda assim ficaram lindos!

    ResponderEliminar
  23. ahah, tiveste negativa a EV?
    opá, o que interessa é o sabor, eu faço coisas tão feiinhas, mas sabem tão bem!

    ResponderEliminar
  24. Eu acho que essa é mais uma razão para tentares mais vezes, até atingires a perfeição =D
    Boa viagemm depois conta tudinho ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  25. Realmente como é possivel alguém não gostar de lasanha???? Eh Eh Eh...Mas olha acho que para primeira vez os teus raviolis sairam muito bem, os meus com certeza sairiam pior...eh eh, pois porque eu já não sou como tu, eu já sei que de certeza que me sairiam mal (é o costume), mas isso nunca me impediu, nem vai impdir de continuar a tentar, jamais!!! ;)
    Desejo-te uma boa viagem, diverte-te!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />