30 de novembro de 2013

Fudge de amendoim com chocolate e as saudades de Edimburgo :)

It's always better on holiday,
So much better on holiday...
That's why we only work when
We need the money.

Franz Ferdinand


Agora que o frio se instalou por aqui confesso que comecei a ficar mesmo com saudades da nossa viagem a Edimburgo.

Eu explico: de todos os sítios que já visitei, Edimburgo foi aquele que me fez sentir mais em casa. As pessoas eram extraordinariamente simpáticas, a comida era deliciosa e reconfortante, os pubs eram divertidos, a cidade era aconchegante e bonita e os museus eram muito interessantes. Juntem a tudo isso os flocos de neve e a música escocesa (da qual os Franz Ferdinand são um óptimo exemplo) e temos certamente uma receita para o sucesso.


De todos os pratinhos escoceses que provei, três ficaram particularmente gravados na minha memória: as apaixonantes batatas recheadas, as magníficas (e tão saborosas!) tartes de carne... E o fudge.


O fudge é um doce tipicamente escocês, feito nos mais variados sabores. A sua consistência faz lembrar vagamente aqueles caramelos moles deliciosos que as nossas avós nos ofereciam quando éramos crianças, mas fora isso penso que nunca tinha provado nada parecido.


Assim sendo, é bastante difícil para mim tentar explicar-vos o que é o fudge de forma objectiva e sem entrar em adjectivações ligeiramente histéricas. Por isso vou só dizer-vos isto: façam esta receita, ignorem que um tabuleiro de fudge provavelmente consegue entupir uma coronária normal, cortem em pedacinhos bem pequeninos e convidem os vossos amigos para engordarem desfrutarem destas pequenas maravilhas também. Se estiverem a sentir-se particularmente suicidas audaciosos, acompanhem com um chocolate quente.


Enquanto isso, por aqui eu vou continuar a fechar os olhos e a sentir o cheiro do frio, da neve, da terra, das pedras molhadas pelo orvalho, da massa folhada a estalar, do whisky bem intenso... E do fudge, esse docinho tão pequenino, mas tão grandioso em toda a sua essência.


Fudge de amendoim com chocolate (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Addiction')

Ingredientes:

* 150g de manteiga de amendoim cremosa (creamy);
* 100g de manteiga de amendoim crocante (crunchy);
* 230g de manteiga sem sal;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 460g de açúcar em pó;
* 100g de pepitas de chocolate (usei da Vahiné).

Confecção:

* Juntar a manteiga de amendoim cremosa, a manteiga de amendoim crocante e a manteiga e derreter no microondas, retirando e mexendo a cada minuto;

* Acrescentar a essência de baunilha e misturar com uma colher;

* Misturar o açúcar e envolver bem (a mistura fica espessa, como massa crua de bolachas);

* Juntar as pepitas de chocolate e envolver;

* Cobrir um tabuleiro de 18x23 ou 20x20 com papel vegetal ou papel de alumínio, deixando abas dos lados para conseguir retirar o fudge;

* Colocar o fudge no tabuleiro, espalhando bem e alisando a superfície;

* Cobrir com papel de alumínio e refrigerar pelo menos durante quatro horas;

* Cortar em pedaços pequenos e servir;

* Pessoalmente acho que o fudge fica melhor passado um ou dois dias;

* A manteiga de amendoim pode ser encontrada nas maiores superfícies comerciais. Eu usei ambas as manteigas de amendoim da marca Skippy, que comprei no Continente.



Podem ver a foto-reportagem completa da viagem (não é muito grande, vá) aqui. Deixo-vos aqui algumas das minhas fotos preferidas :)











Se por acaso um dos meus amáveis e queridos leitores viver em Edimburgo e me quiser receber em sua casa durante uns dias ficarei eternamente agradecida! :D Eu não chateio muito, e prometo que levo muffins! :D 

Tenham um óptimo fim-de-semana! :D