30 de novembro de 2013

Fudge de amendoim com chocolate e as saudades de Edimburgo :)

It's always better on holiday,
So much better on holiday...
That's why we only work when
We need the money.

Franz Ferdinand


Agora que o frio se instalou por aqui confesso que comecei a ficar mesmo com saudades da nossa viagem a Edimburgo.

Eu explico: de todos os sítios que já visitei, Edimburgo foi aquele que me fez sentir mais em casa. As pessoas eram extraordinariamente simpáticas, a comida era deliciosa e reconfortante, os pubs eram divertidos, a cidade era aconchegante e bonita e os museus eram muito interessantes. Juntem a tudo isso os flocos de neve e a música escocesa (da qual os Franz Ferdinand são um óptimo exemplo) e temos certamente uma receita para o sucesso.


De todos os pratinhos escoceses que provei, três ficaram particularmente gravados na minha memória: as apaixonantes batatas recheadas, as magníficas (e tão saborosas!) tartes de carne... E o fudge.


O fudge é um doce tipicamente escocês, feito nos mais variados sabores. A sua consistência faz lembrar vagamente aqueles caramelos moles deliciosos que as nossas avós nos ofereciam quando éramos crianças, mas fora isso penso que nunca tinha provado nada parecido.


Assim sendo, é bastante difícil para mim tentar explicar-vos o que é o fudge de forma objectiva e sem entrar em adjectivações ligeiramente histéricas. Por isso vou só dizer-vos isto: façam esta receita, ignorem que um tabuleiro de fudge provavelmente consegue entupir uma coronária normal, cortem em pedacinhos bem pequeninos e convidem os vossos amigos para engordarem desfrutarem destas pequenas maravilhas também. Se estiverem a sentir-se particularmente suicidas audaciosos, acompanhem com um chocolate quente.


Enquanto isso, por aqui eu vou continuar a fechar os olhos e a sentir o cheiro do frio, da neve, da terra, das pedras molhadas pelo orvalho, da massa folhada a estalar, do whisky bem intenso... E do fudge, esse docinho tão pequenino, mas tão grandioso em toda a sua essência.


Fudge de amendoim com chocolate (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Addiction')

Ingredientes:

* 150g de manteiga de amendoim cremosa (creamy);
* 100g de manteiga de amendoim crocante (crunchy);
* 230g de manteiga sem sal;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 460g de açúcar em pó;
* 100g de pepitas de chocolate (usei da Vahiné).

Confecção:

* Juntar a manteiga de amendoim cremosa, a manteiga de amendoim crocante e a manteiga e derreter no microondas, retirando e mexendo a cada minuto;

* Acrescentar a essência de baunilha e misturar com uma colher;

* Misturar o açúcar e envolver bem (a mistura fica espessa, como massa crua de bolachas);

* Juntar as pepitas de chocolate e envolver;

* Cobrir um tabuleiro de 18x23 ou 20x20 com papel vegetal ou papel de alumínio, deixando abas dos lados para conseguir retirar o fudge;

* Colocar o fudge no tabuleiro, espalhando bem e alisando a superfície;

* Cobrir com papel de alumínio e refrigerar pelo menos durante quatro horas;

* Cortar em pedaços pequenos e servir;

* Pessoalmente acho que o fudge fica melhor passado um ou dois dias;

* A manteiga de amendoim pode ser encontrada nas maiores superfícies comerciais. Eu usei ambas as manteigas de amendoim da marca Skippy, que comprei no Continente.



Podem ver a foto-reportagem completa da viagem (não é muito grande, vá) aqui. Deixo-vos aqui algumas das minhas fotos preferidas :)











Se por acaso um dos meus amáveis e queridos leitores viver em Edimburgo e me quiser receber em sua casa durante uns dias ficarei eternamente agradecida! :D Eu não chateio muito, e prometo que levo muffins! :D 

Tenham um óptimo fim-de-semana! :D

10 comentários:

  1. Eu não vivo em Edimburgo (porque apesar de tudo é um local muito cinzento, bem mais cinzento que o resto da Grã-Bretanha) no entanto vivo em Leeds (Inglaterra - West Yorkshire) e terei todo o gosto em receber-te eheh. Por acaso não conheço os fudge, mas conheço as batatas recheadas e conheço bem bem as tartes de carne. Sou uma apaixonada por eles desde que vim para cá :) Pork pie diste alguma coisa? Oh yumi yumi eheheh Beijinho xxx

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro fudge. Mas não é um doce escocês.

    ResponderEliminar
  3. Que rico turrón, con unas formas preciosas y las estampas de la nieve una maravilla, besos
    Sofía

    ResponderEliminar
  4. Que fotos lindas! Que lugar lindo!!!!!

    Os doces parecem simplesmente maravilhosos!!!

    ResponderEliminar
  5. Parece-me que estás a começar a tirar fotografias mais "elaboradas" nas últimas receitas :) (não elaboradas-melhores, simplesmente a brincar mais com as coisas tipo blogs estrangeiros :P não é que antes não tirasses fotos espetaculares, é só porque costumavas tirar ao prato com as coisas - estilos diferentes, mas gosto dos dois). Se calhar é impressão minha... É só por causa das pepitas à volta, do rolo de carne com uma fatia de pé e outra deitada (sim, eu gostei mesmo dessa :P), as nozes nos granola cups (que por acaso são - eram - extremamente bonitos), o pão com as compotas,... Nota-se uma enorme diferença, e já não estou a falar do género, das tuas fotos para com o início do blog. Os brownies. Definitivamente os brownies... Que aspecto! Fiquei com a ideia de que tinham Nutella pela imagem :P acho que nunca vi uma fotografia de brownies com tão bom aspecto! (E eu vejo imensos blogs famosos com milhares de seguidores e livros culinários e brownies de Nutella.)
    Nos posts "receitas da semana" pões sempre a receita mais drool-worthy no último dia! Haha (ou sou eu que prefiro simplesmente as sobremesas :P). Não é que faça diferença, mas é engraçado... Esta semana andei sempre com a ideia que ias ter uma sobremesa com fotos cruéis ( ;) ), e pensei que me tinha enganado (porque sexta feira puseste outra - não é que os pratos principais não sejam muito bons, é que fotos de doces são mais "fortes"). Afinal não :) Ainda por cima manteiga de amendoim...
    Já tinha visto muitos fudges, incluindo fudges de manteiga de amendoim (mas o mais comum é mesmo de chocolate, penso eu, ou de Nutella, que também parece muito bom), mas nunca experimentei. Gosto imenso das tuas "fotos com trinca" porque fica giro e dá para ver a textura :)
    As fotos da viagem estão muito giras :) (imagino que nostálgicas para ti!) . Nunca conheci ninguém que viajasse tanto como tu, e é engraçado porque nem escolhes os destinos mais procurados por turistas (que se limitam a praia e hotel de qualquer das maneiras)... Imagino que fiques com experiências fantásticas :)
    Já agora, as 2as fotografias que enviei das papas de aveia com claras não tinham claras :P confundi, bem me parecia que não eram cremosas o suficiente!

    Ps: Quando disseste que o Porto era "a naçoum do teu coraçoum" eu fiquei com isso na memória por acaso. Há alguns dias estava no carro e lembrei-me que, "AAAH, eu falo assim!". Juro que nem tinha considerado isso! Estava a pensar na frase (ok, às vezes eu insisto em memorizar expressões aleatórias) e reparei que ao pronunciar assim nem notava a diferença :P obrigada por me fazeres perceber que tinha sotaque lol (hmm nem me tinha apercebido!). Mas o pessoal aí em Lisboa diz mesmo "CoraçÃO" com o ão aberto? E "Não sei" em vez de "Num sei" (também acabei de me aperceber que toda a gente diz um delicado "Num sei").

    E pronto, exagerei um bocadinho outra vez. Espero que não tenhas limite de palavras :P Até me sinto mal :P

    Bom fim de semana! ( 2o fim de semana depois do exame! Desfruta :) )
    Alexandra

    ResponderEliminar
  6. Realmente parece um local muito bonito :)

    Bonitos e muitooooo bonsss, são também esses pequenos pedaços do ceu de amendoim e chocolate...que combinação!! Adoro :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  7. Fudge de amendoim e chocolate, ok! Estou literalmente a babar-me deste lado!! :)

    ResponderEliminar
  8. Bem, que lindos que ficaram! Eu adoro fudge e gostei imenso do aspecto da tua receita. Acho mesmo que vou experimentar e, se sair bem, ofereço no Natal como prenda "homemade" :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />