15 de março de 2013

Chocolate quente para uma noite de estudo :D

Well the night is a drum
Singing songs of delight.
But when dawn comes along
Love is lost in the light.
 
But in the city of night,
Oh, in the city of night!
Leave the troubles of day behind
And dream a new dream tonight.

Pink Martini


Há três anos durante a fase de exames a minha rotina era acordar às quatro da tarde, tomar o pequeno-almoço, almoçar às oito da noite, estudar até às quatro da manhã, relaxar um pouco e ir dormir às oito da manhã. 

Eu sei que parece um conceito muito estranho, mas quando eu entrei para a faculdade descobri que estudo muito melhor à noite, quando todos dormem e a cidade mergulha no silêncio. 


À noite não há barulho do trânsito, distracções ou sítios para onde ir. À noite estou sozinha com os livros, sem pressas e sem interrupções.

Hoje em dia já não tenho horários tão radicais, mas mesmo assim gosto mais de estudar à noite. Prefiro passar o dia a relaxar e a procrastinar, e depois à noite sentir que o que tem de ser tem muita força


Só eu, os livros e o silêncio da noite, sem faltar a caneca de chá quentinha. Ou, num dia em que a motivação precisava de uma ajudinha, uma bela caneca de chocolate quente.

o é para todos os dias, só para aqueles em que temos de estudar leucemias e linfomas.

Suspiro. Odeio leucemias e linfomas.


Chocolate quente (receita adaptada do livro 'The Great Book of Chocolate')

Ingredientes (para duas pessoas)

* 500ml de leite;
* 175g de chocolate negro com o mínimo de 70% de cacau;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de canela

Confecção: 

* Levar a aquecer 150ml de leite, o chocolate e o sal, mexendo até o chocolate derreter;

* Juntar o leite restante e deixar aquecer

* Acrescentar a canela; 

* Mexer bem com uma vara de arames ou uma batedeira até o chocolate quente ficar leve e espumoso (não deixem de fazer este passo, porque faz toda a diferença no resultado final).

 

O chocolate quente ideal é algo de bastante pessoal. Há quem o prefira mais suave, há quem o prefira mais intenso, há quem prefira juntar baunilha ou café, há quem o prefira mais líquido ou mais denso e até há quem considere que chocolate quente não é mais do que leite com chocolate em pó

Cá em casa o chocolate quente é intenso e relativamente líquido, mas se gostarem dele mais denso podem simplesmente deixá-lo ferver um pouco. 

E até eu, que continuo a não ser a maior fã de chocolate, me rendo a uma caneca reconfortante deste chocolate quente. E estudo leucemias e linfomas.

Suspiro. Odeio leucemias e linfomas.

Tenham um óptimo fim-de-semana! :D       

37 comentários:

  1. Minha querida Joana, bebia já sem hesitação uma caneca de chocolate quente! Gosto tanto :) Enquanto estudante fui o oposto de ti, sempre preferi levantar-me às 7h e às 8h já estar sentada na biblioteca e depois ter a minha noite de sono descansada :)

    Eu gosto do chocolate quente mais espesso e costumo deitar uma colher de farinha maizena no leite para engrossar um pouco :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, joana!
    Ficou um chocolate quente bem apetitoso... pode ser que assim te dê ânimo para estudar estas partes mais chatas de que não gostas tanto...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá novamente Joana =)
    Chocolate é comigo, já sabes. Essa tua caneca fez-me lembrar o chocolate quente que a minha avó me fazia quando eu chegava da escola em dias de frio e chuva, delicioso =)
    Quanto ao estudo, nunca me dei bem a estudar de madrugada, acho que o máximo que fiquei a estudar foi até à 1 da manhã. Prefiro levantar-me cedo e estudar pela manhã.
    Beijinhos =)

    ResponderEliminar
  4. Olá novamente Joana =)
    Chocolate é comigo, já sabes. Essa tua caneca fez-me lembrar o chocolate quente que a minha avó me fazia quando eu chegava da escola em dias de frio e chuva, delicioso =)
    Quanto ao estudo, nunca me dei bem a estudar de madrugada, acho que o máximo que fiquei a estudar foi até à 1 da manhã. Prefiro levantar-me cedo e estudar pela manhã.
    Beijinhos =)

    ResponderEliminar
  5. Sabes, apesar de eu ser completamente e 100% uma "morning person", a verdade é que quando estudava também me corria melhor o estudo à noite.
    E quanto a chocolate...??? Bem, o que dizer? Chocolate para mim é sempre perfeito a qualquer hora e de qualquer forma :D

    ResponderEliminar
  6. È uma bebida que não me cativa mas se tivesse de estudar leucemias e linfomas acho que caia mesmo bem....
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  7. Eu também adoro chocolate quente! Mas com leite de aveia ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Há tanto tempo que não bebo um chocolate quente...que saudades :)! e, nunca pensei dizer isto, tenho saudades de estar a estudar, agora consigo perceber que era bom :)!
    beijinhos, bom fim-de-semana e obrigada*

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana!
    Para mim não há nada melhor que chocolate como já sabes :) sem dúvida que o chocolate quente é reconfortante e calmante até! adoro!
    Um beijinho* Boa sexta feira!

    ResponderEliminar
  10. Olá outra vez!
    A sério? :) que engraçado! Mas não, não estou grávida, só daqui a uns aninhos :)
    Beijinho querida*

    ResponderEliminar
  11. O meu horário de estudo na época de exames sempre foi inverso ao teu, acordava as 5/6h da manha e era das primeiras a chegar à biblioteca! Ia almoçar só lá para as 15h e depois era só procrastinar até à hora de jantar e depois ir dormir que as pilhas já estavam no fim :)
    Mas acho que um chocolate como esses ia a qualquer hora :D
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. É curioso, eu também sempre estudei melhor à noite.
    Há que tempos que não bebo um chocolate quente, agora fiquei cheia de vontade!...

    ResponderEliminar
  13. isso ajuda nos estudos, ajuda a melhorar a boa disposição, ajuda a dar ânimo... enfim.. ajuda a tudo.
    quantas vezes não me sentia triste e em baixo, e depois de beber uma chávena de chocolate quente, ficava como nova e cheia de alegria?
    as tuas fotos estão de babar! :)

    ResponderEliminar
  14. Joaninha :)

    Eu sou como tu: o silêncio da noite é muito mais produtivo para mim! Aliás, no ano de pausa entre a licenciatura e o mestrado fiz um curso de espanhol. Tinha os dias completamente livres e só estudei para os exames à noite! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Eu sou completamente o oposto. Enquanto estudei preferi sempre acordar bem cedinho para estudar, o estudo rendia-me muito mais assim. Ainda hoje prefiro começar o dia quase de madrugada, sinto que fico com outra energia e que aproveito completamente o dia. :)
    beijinho e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  16. não sou grande apreciadora. prefiro uma caneca de café.
    eu fazia grandes loucuras era no 12º anos, deitava-me às 3h da manhã e às 6h estava de pé. dias antes dos exames deu-me um chilique, guess why ;p mas já na faculdade tb sempre preferi estudar de noite...

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro um chocolate quente a sério, não apenas um leite com chocolate em pó....
    Adoro um assim como o que nos trazes (a caneca também tem muita graça :)!

    Boa sorte com as leucemias e os linfomas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Eu nuca provei chocolate quente! ;-)
    Devo ser a única !!!
    Já gostei mais de trabalhar à noite do que gosto agora. Na verdade o que gostava mesmo era de me levantar por volta das 4h30 para estudar para os exames! Às 9h estava fresquinha e prontinha para a vida!
    Agora tenho sempre sono. À noite, de madrugada e até à tarde. Ando numa fase de muito cansaço. 3 filhos tem estas coisas!!!!
    Beijinhos, Sweet

    ResponderEliminar
  19. Boas memórias que tenho da vida de estudante... tal e qual como as descreves... e na altura, havia sempre um chocolate quente para dar ânimo ao "marranço":)

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  20. Huum, esse chocolate ficou bem apetitoso e não há nada mais motivador que uma bela caneca de chocolate quente.

    Beijinhos e bons estudos Joana *

    ResponderEliminar
  21. Ainda ontem fiz chocolate quente quando cheguei a casa, que o sol engana, está frrriooo!! Eu gosto de todos os feitios, talvez um pouco mais espesso.
    Também prefiro estudar à noite, embora hoje em dia também não tivesse grande hipótese de escolha (sim, continuo a estudar ainda hoje, meto-me sempre em coisas novas para aprender...) :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. a sweet não é unica que nunca provou chocolate quente. Confesso que não me atrai. Um dia destes faço lá em casa... as minhas filhas de certeza vão adorar

    beijocas e bom estudo
    bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  23. Eu fiz muitas directas a estudar e a fazer o projecto final. MAs custava-me muito!

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Ah, até me esqueci de comentar o chocolate :-)
    Assim gosto, agora com cacau puro não obrigada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Olá Joaninha !
    Eu também era assim como tu,preferia estudar à noite, parece que rendia mais.
    Adorei este teu chocolate quente, humm que delicia !
    Beijinho e bom fim-de-semana !

    ResponderEliminar
  26. Hummmmmm.......que bela maneira de estudar e renovar as
    energias, hummmmm.....que delícia! Adoro chocolate quente!

    Beijos, bom fds!

    ResponderEliminar
  27. Nunca mas nunca consegui fazer chocolate quente. Hei-de experimentar esta!

    Bons estudos*

    ResponderEliminar
  28. Querida Joana,
    como te entendo, os meus horários na faculdade eram mais ou menos esses e depois habituei-me a trabalhar mais à noite.
    Chocolate quente é uma boa companhia para o estudo, além de que é revigorante. Adoro :)
    Bons estudos querida
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  29. Eu gosto taaaaanto de chocolate quente, daqueles bem espessos :-) No outro dia também fiz mas numa versão um pouco mais light (esta semana ponho no blog) e juntei raspa de laranja, ficou tããão bom aquele aroma

    Beijokas e bons estudos
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Não consigo estudar a noite sinto muito sono quando começo a ler qualquer coisa, principalmente os artigos que tenho pra ler, faço pós em Educação Especial (engloba as quatro deficiências visual, auditiva, intelectual e física)apesar de amar a área, é bem cansativo, o curso tem duração de 2 anos e comecei no final do ano passado, mas está me ajudando um bocado, eu sou professora na APAE em SP é gratificante dar aula para esses jovenzinhos!!! AMEI sua xícara é muito fofa!!!E o chocolate quente então ... com essa tpm que estou caiu como uma pluma!!!rs Bom final de semana!!! Bjks

    ResponderEliminar
  31. Mmmm...a cup of your decadent hot chocolate might even motivate me to study!

    ResponderEliminar
  32. adoro chocolate quente, mas ainda gosto mais de estudar à noite! :)

    ResponderEliminar
  33. Olá :D
    Eu adoro chocolate quente (não fosse essa a minha bebida/sobremesa favorita) :D
    Em relação a estudar, eu também gosto de estudar à noite mas os meus horários são caóticos por isso estou a tentar estudar a qualquer hora do dia (ainda que seja impossível estudar pela manhã) :P
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  34. Chocolate quente, sabe sempre bem.
    Desejo que tenha bons resultados!

    ResponderEliminar
  35. Já somos duas, Joana... Também tenho mais rendimento à noite :P Beijocas!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />