30 de janeiro de 2021

Janeiro.

Tal como em Março do ano passado (e foi tão curioso para mim ler o que escrevi na altura!), também Janeiro começou de uma forma e terminou de outra completamente diferente. Começámos o mês a passear (em segurança) e a festejar (em segurança também) e terminámos novamente em confinamento, com as escolas fechadas e nós a alternarmos os dias em que ficamos em casa.

Começámos o mês a celebrar o nosso 13º aniversário de namoro com um pequeno-almoço no Kafeine Coffee & Brunch e o espectáculo do Luís de Matos! Ainda no primeiro fim-de-semana do ano, fomos passear até à Torre de Belém para aproveitar uma manhã bem bonita. Fiz 32 anos e celebrei com um brunch no Tivoli Palácio de Seteais, uma consulta de oftalmologia com o oftalmologista mais gostoso do pedaço e um bolo de coco e limão de ir às lágrimas da Leitaria da Quinta do Paço. A melhor prenda veio no dia seguinte: fiz a primeira dose da vacina contra a COVID-19! No fim-de-semana fiz a minha festa de anos, com o tema da Anastasia, e foi muito giro (mostro as fotos depois!).

Torrada com tomate, bacon e ovos escalfados do Kafeine Coffee & Brunch. Adorámos :D
No #Conectados, o espectáculo do Luís de Matos

Matias e o seu skate :)










Pequeno-almoço MARAVILHOSO no Tivoli Palácio de Seteais :D
Até o café era uma delícia!

O pequeno-almoço custa 25€ e há uma lista enorme de comidas que podemos pedir. Nós pedimos ovos com cogumelos e bacon (o Pedro também comeu tomate assado e feijão) :)
Bolo que a mãe do Bernardo mandou para mim :) É o bolo de coco e limão da Leitaria da Quinta do Paço e era delicioso também!
Que. Bom. 

Na segunda semana do mês a Gabriela ficou doente, por isso fomos testar-nos e ficámos em isolamento até sabermos os resultados (fomos negativos!). O meu irmão discutiu a tese de mestrado :) Mandei vir bombons da Leonidas (que maravilha!), fiz pão brioche e pão de sementes com abóbora e passas, mandámos vir comida do Boémio, matei saudades dos pastéis de nata da Manteigaria (os meus preferidos), comi bolinhos de abóbora da minha avó ao pequeno-almoço (tinha-os congelado depois do Natal), fiz uns bifes de frango com cenoura, bacon, queijo e tomate no forno e ainda fui votar e recebi travesseiros da Piriquita que o meu irmão mandou de Uber! :D

Bombons da Leonidas :D Tão tão tão bons :D
Pão brioche
Pataniscas de feijão com arroz de bacalhau, uma agradável surpresa :D
Pastéis de nata da Manteigaria <3

Mais um treino!
Finalmente recuperada da febre :)
Torrada em pão brioche e cappuccino com canela :D
Matias com cara de malandrias :)
Com a medalha que ele adora e que ganhou no dentista :D

A lermos histórias :)
Voltaram as fotografias da vida quotidiana em confinamento :)
Bifes de frango assados com cenoura, bacon, queijo e tomate, cogumelos salteados com alho e batatas feitas na Actifry :)
Pão de sementes com abóbora, nozes e passas em processo :)
Bolinhos de abóbora descongelados :)
Não ficam muito bonitos, mas continuam igualmente bons :D
Quando não há esplanadas, toma-se café à janela e ao sol :D
Caracóis :D


Bife de frango do dia anterior, com arroz de cogumelos (feito com caldo de cogumelos caseiro) e cenoura
Obra de arte do Matias :D
Chá para uma noite fria de Domingo :)
O pão de sementes terminado!
E estreado :)
E os travesseiros da Piriquita que o meu irmão mandou de Uber :D
Que delícia :D

Na terceira semana mandei vir um polvo à lagareiro delicioso do Novo Edmundo, mas quem me conquistou foram os legumes! Também fiz um pão de trigo e centeio com canela na minha máquina de fazer pão e mandei vir bombons da Leonidas (outra vez, foi um mês forte para a Leonidas cá em casa). Celebrámos a chegada do fim-de-semana com um gin tónico e com baguetes da Eric Kayser. Foi também a semana em que fecharam as escolas, atirando-nos para uma nova realidade: ficarmos em casa à vez com os miúdos porque não temos onde colocar a Gabriela!

Polvo à lagareiro bem bom!
Saiu mais um pão, desta vez de mistura com canela 
Bombons da Leonidas :D
Pronto, mais um sucesso :D

Gin tónico e bombons = Joana feliz :D
Baguetes da Eric Kayser :D

Também mandámos vir um éclair e eu fiz cappuccino :D
Éclair de café, não era grande coisa (ao contrário das baguetes que são de ir às lágrimas). 

Começámos a quarta semana com uns queques de Nutella e chocolate com amendoins salgados que ficaram D-I-V-I-N-A-I-S. O Pedro mandou vir pizza da Pizzaria Luzzo e eu comi uma salada de mozzarela de búfala, cogumelos e ananás caramelizado bem boa. Também pedimos choco frito do Boémio e ainda saíram da minha cozinha umas almôndegas de frango e cenoura e uns brownies de chocolate e laranja com cobertura de curd de maracujá e coco! No fim da semana fiz a segunda dose da vacina, yey :)

Até choro lágrimas de sangue a olhar para estas fotos

E a combinação dos amendoins salgados aqui? Olhem, que céu!
Salada (também com amêndoas caramelizadas)
A pizza do Pedro :)
Choco frito com arroz de tomate do Boémio :)
Almôndegas de frango com cenoura
Brownies de chocolate e laranja!
Oh o detalhe do lado crocante :D

Com curd de maracujá (tinha congelado para oferecer à minha cunhada, mas parece que só nos vamos rever lá para 2040) e coco. 
Café com espuminha do leite feita no Aeroccino :)
O pianista :)
A herdar as camisolas do mano :D
Torradinha com Nutella :D
Confinamento = sopa sopa sopa sopa sopa, todos os dias faço sopa, a todas as horas faço sopa, sopa sopa sopa. 

Aqueles clássicos :D


Claro que isto terminou com o Matias a enfiar o balde na cabeça da irmã
Mas não parece muito traumatizada a garota :D


Não é brilhante, mas é o nosso forte :D


E pronto, o mês de Janeiro terminou. Não foi um mês fácil, e termina indiscutivelmente bem pior do que aquilo que começou. Estamos angustiados, esgotados, cansados de nos revezarmos entre longas horas de trabalho e longas horas em casa com os miúdos (e em trabalho também). Os nossos amigos também estão aflitos, e por isso temos a sensação que só podemos apoiar-nos um no outro. E fazemo-lo, diariamente. Abraçamo-nos em silêncio no sofá, eu choro (o Pedro não, que literalmente vi aquele moço chorar três vezes em 13 anos - das quais uma foi com o Coco e outra foi com a parte final do discurso do Kevin Durant em que ele fala da mãe, mas nestes só não chora quem está mesmo morto por dentro bolas!), fazemos conchinha e ficamos ali, no dia seguinte o despertador toca e a vida continua, temos de ir porque os nossos filhos dependem de nós, os nossos colegas dependem de nós, os nossos amigos dependem de nós, os nossos doentes dependem de nós. 

Muito depende de nós. E vai continuar a depender durante as próximas semanas. Que tenhamos sempre os silêncios, as conchinhas e os sorrisos dos nossos filhos.