21 de novembro de 2014

Sticky Buns de maçã, mel e nozes pecan para uma hipster :)

'Part of growing up is not waiting in line at a hipster breakfast restaurant. 
The eggs taste the same across the street. I promise.'
- Jason Segel

'Rather be dead than cool.'
 - Kurt Cobain


Eu sou sem sombra de dúvida a pessoa menos hipster chic do planeta.

Não calço Josefinas, não conheço as hamburguerias da moda e não gosto de gin. Não sei que vinhos combinam com determinados queijos, não visto roupas vintage, não frequento espaços trendy e nunca tinha ido ao brunch.


Não vou a feiras de artigos em segunda mão nem a pastelarias chiques. Não conheço restaurantes de sushi com nomes pomposos e não ando a treinar para correr a maratona. Não tenho Instagram nem Twitter e não leio a Time Out.


Faço jantares de amigos em casa e não conheço nenhum restaurante de comida de fusão. Não gosto de botas fancy e alterno entre sabrinas e All Stars. Uso bandeletes, camisolas com ovelhinhas e pijamas com renas.

Sou a pessoa mais aborrecida de sempre.


Um dia decidi experimentar o brunch, esse vício que parece ter contagiado todos os lisboetas. Sempre pensei que era apenas uma espécie de pequeno-almoço-mais-completo-com-um-nome-todo-chique e desafiei os meus amigos a provarem-me que estava errada.

Decidimos então organizar um brunch em casa da Joana com tudo a que tínhamos direito: ovos, bacon, pão, croissants, compotas, mel, nutella caseira feita por mim, queques, iogurtes, esta granola, sumo de laranja... E estes Sticky Buns.


No fim concluí que o brunch é mesmo um pequeno-almoço-mais-completo-com-um-nome-todo-chique. Mas com aqueles Sticky Buns dos céus foi impossível não ficar irremediavelmente fã desta moda :D


Hoje continuo a ser a pessoa mais aborrecida de sempre. Continuo a preferir ficar em casa de pijama quentinho e meias com pais natais enquanto os meus amigos vão conhecer os sítios da moda. Mas já não me sinto tão mal com isso.

Afinal, duvido que os restaurantes hipster tenham Sticky Buns deliciosos para o brunch :D



Sticky Buns de maçã, mel e nozes pecan (receita adaptada do blog 'Tutti Dolci')

Ingredientes (para oito):

* 245g de farinha de trigo;
* 3g de fermento de padeiro;
* 25g de açúcar branco;
* Uma pitada de sal;
* 125ml de leite;
* 30g de manteiga sem sal;
* Um ovo;

Para o molho:
* 30g de manteiga sem sal;
* Duas colheres de sopa de mel;
* Duas colheres de sopa de açúcar mascavado;
* Uma colher de chá de canela;
* 50g de nozes pecan;

Para o recheio:
* Uma colher de sopa de manteiga derretida;
* 25g de açúcar branco;
* Uma maçã Granny Smith descascada e cortada em pedaços pequenos;
* Meia colher de chá de canela.

Confecção:

* Juntar 140g de farinha, o fermento, o açúcar e o sal numa tigela e misturar bem;

* Aquecer o leite no microondas durante trinta segundos e acrescentar na tigela juntamente com a manteiga e o ovo;

* Misturar bem e juntar a farinha restante;

* Amassar durante cinco minutos até a massa ficar suave e elástica;

* Colocar a massa numa tigela untada, cobrir com papel aderente e colocar no forno previamente pré-aquecido a 70º e desligado;

* Deixar levedar durante quarenta minutos;

* Juntar numa panela a manteiga, o mel, o açúcar mascavado e a canela e aquecer em lume brando até a mistura ficar homogénea;

* Untar uma forma redonda, colocar o molho e cobrir com as nozes;

* Estender a massa numa superfície enfarinhada e formar um rectângulo;

* Pincelar com a manteiga derretida, polvilhar com o açúcar e cobrir com os bocadinhos de maçã misturados com a canela (pressionar ligeiramente);

* Enrolar a massa e formar um rolo;

* Cortar o rolo em oito partes iguais com o auxílio de uma faca afiada ou de fio dental sem sabor;

* Colocar os rolinhos com um dos lados cortados para cima na forma redonda;

* Cobrir com papel aderente e deixar levedar durante uma hora;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante vinte minutos;

* Deixar arrefecer durante três minutos e inverter a forma num prato, deixando-a sobre os Sticky Buns para que o molho escorra sobre eles.
 


Tenham um óptimo fim-de-semana :D

25 comentários:

  1. Joana, o Brunch é a junção do pequeno almoço (breakfast)+ almoço(lunch). Na minha singela opinião o que fizeram foi mais um pequeno almoço de hotel. Pela minha experiência penso que falta um bocadinho mais da comida do ''lunch'': saladas/sopas... Não obstante, o aspecto é delicioso ;)

    Beijinhos e Bom fim de semana!
    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, só por aqui é que o brunch inclui saladas (e nunca vi nenhum que incluisse sopas, confesso). Lá fora o brunch tem (e cito) 'The meal usually involves standard breakfast foods such as eggs, sausages, bacon, ham, fruits, pastries, pancakes, and the like'.

      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
    2. Humm...Eu estou a viver em Espanha e cá também funciona como em Portugal ;) Há sítios que até hamburgues e frango têm no brunch eheh. Mas acredito que o original não tenha nada disso!
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Há sítios que até bacalhau assado têm! E leite creme e mousse de chocolate :D Isso não é brunch, é enfardar ;)

      Eliminar
  2. Mas que bom aspeto. Já estou a salivar só se olhar para as fotografias. E com esse molhinho por fora é absolutamente irresistível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que foi mesmo o molho que me convenceu :D Levantar a forma e ver o molho a escorrer pelos bolinhos é qualquer coisa de divinal, juro :D

      Bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  3. ♥ é por isso que eu gosto de ti, por seres mega "aborrecida" (que digo-te já que não és) :D.
    Bora fundar o estilo boring-chic-in-cozy-socks ou coisa assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D tu ficas com as meias do pai Natal e eu fico com as dos unicórnios ♥

      Eliminar
  4. God! Que aspecto :O Eu tenhos os dois lados, aquele de andar de pijama all day enquanto rastejo até ao sofá com uma caneca de chocolate quente na mão e o outro em que gosto de conhecer aquilo que que tanta gente fala (fala a fã nº1 de brunchs...). Gosto muito da tua simplicidade e da forma como escreves para nós! Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, aceitam-se sugestões de sítios onde eu posso ir para me render ao brunch :D

      Muito obrigada ;)

      Beijinhos e tem um óptimo fim-de-semana :D

      Eliminar
  5. Todas as semanas tento jantar fora e muitas vezes vou a hamburguerias, não por estar na moda, mas sim porque gosto de comer e estou de muito longe de ser uma hipster da moda :)
    Como tu, adoro pijamas fofinhos e nunca fui a um brunch mas já esta agendado um com as amigas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta mas tens de reconhecer que agora é só hamburguerias da moda por todo o lado :D Embora eu também goste de um bom hambúrguer, atenção :)

      Beijinhos e um bom resto de fim-de-semana :D

      Eliminar
  6. Qual é o aspecto por dentro? Parece tão bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comem-se individualmente, ficam como está numa das fotos do nosso brunch:

      http://omeubemestar.blogspot.pt/2014/10/isto-e-aquilo-25.html

      Beijinhos :D

      Eliminar
  7. Entãão o Kurt Cobain matou-se porque se tornou popular? :P
    (Realmente matou-se depois de o "grunge" se tornar moda. Mas não me venham com coisas, se ele "nunca tivesse querido ser conhecido" não teria sido, não é muito difícil evitá-lo e não me parece que os milhões de fãs tenham aparecido de um dia para o outro à porta da garagem onde tocava. É muito bonito ser-se um excluído da sociedade com milhões de pessoas a idolatrar. E é um bocado ridículo que o "hipster" se tenha tornado na moda, era suposto ser quase o oposto disso... De qualquer das maneiras para alguém completamente despreocupado com o que os outros pensam e que abomina popularidade importava-se muito com parecê-lo e ter um "estilo próprio". Alguém assim tão desinteressado não precisa propriamente de se preocupar assim tanto.)
    Não sei, às vezes muito alarido quer dizer que as coisas são boas. Se não são há mais 2 opções: ou são horríveis e as pessoas querem dizer que têm um paladar apurado portanto gostam ou é mesmo moda oca. :P
    O que é que são Josefinas? :P pelo nome deve ser uma coisa muito bonita. Pela palavra parece "sabrinas". Não é só por ter as últimas 4 letras. Mas também não sei se sabrinas são propriamente a coisa mais na moda do mundo :P não vejo muita gente com elas desde que a minha professora de educação física do quinto ano disse que eram a alternativa a meias para ginástica. Mas meias sempre foram e sempre serão muito mais estilosas...
    Não vestes roupas vintage? Que ultraje... ;)
    Eu sinceramente não conheço de nome nenhuma hamburgueria da moda. Aliás, não conheço o nome de nenhuma hamburgueria que não seja o McDonald's, o Burguer King e uma em Espanha que está sempre às moscas e tem mobília verde-vómito e um logotipo com uma gata. MAS o McDonad's é uma hamburgueria popular :P
    Eu também não vou muito com modas, mas aparentemente 99% das pessoas "vai" e gosta de ir. Nada contra, desde que não esteja incluído, sei lá, o desejo por genocídio. Acho que há que manter o sentido crítico, e, se eu não me importo com estar "in", não estou a ver o meu gosto a mudar porque 2014 é o ano dos dourados e das bolinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Provavelmente o Kurt Cobain matou-se porque tinha uma personalidade muito específica e descarrilou com o consumo de drogas e com a pressão da fama. Mas adiante.)

      Aqui em Lisboa devemos ter uma hamburgueria da moda por cada dez habitantes ou assim. É extraordinário ;)

      Eliminar
  8. Numa altura reescrevi uma história do Hitchcock sob forma de texto dramático (que bom quando tinha 9 anos e alguém pagava 5€ por um bilhete no sofá da sala) e aquilo estava SEMPRE a mencionar "gin tónico".
    Então parece que não são mesmo sabrinas :P é uma pena, porque as sabrinas são giras - parecem imenso aquelas omáscaras de Halloween muito comuns que são uma espécie de fantasma com a boca descaída. Eu só não gosto delas porque sou uma rancorosa com um alinhamento dos dedos dos pés deselegante.
    Pronto, então esquece aquela sugestão da meia maratona :P
    (A dos vídeos animados mantém-se.)
    Não que tu faças isso, mas deixar de fazer coisas por serem "moda" também é moda, e não sei se não é pior... Pelo menos écmais irritante :P
    Eu não gosto muito de comer ovos ao pequeno almoço, o que pelos vistos é característica essencial num "brunch", portanto nunca fiz um "brunch" propriamente dito. A minha avó acha imensa piada a pequenos almoços com bolos mas ficaria escandalizada com ovos mexidos. Quando fiz bolos e outras coisas "chiques" chamámos-lhe um simples "pequeno almoço", e "um dia têm de fazer um pequeno almoço outra vez" é uma espécie de eufemismo para "tratem lá disso para comermos bolos ao nascer do sol outra vez".
    É impossível não te teres rendido com isto! Os menus de "brunch" que vejo em blogs (também não conheço nenhum sítio que sirva, acho que também é coisa de capital) não me parecem muito interessantes (nem sequer mais interessantes do o meu habitual), MAS com essa coisa maravilhosa não pensava duas vezes! Esta está a concorrer a receita mais tentadora do ano... Acho que vou fazer daqui a 2 semanas, que para esta semana está planeado pão de Ló e tartezinhas de limão (já comprei uns 7 ou 8 limões para me precaver) :) E tenho um pressentimento de que vão ser acompanhador por brownies com um BOM ASPETO EXTREMO (eu estava quase a dizer "mesmo que não como o teu" :P mas era SÓ porque os teus estão perfeitos e é impossível ser mais que perfeito, pelo menos admitindo que os brownies não são tempos verbais. Mas espera... Acho que eles são mais que perfeitos. OS TEUS BROWNIES SÃO TEMPOS VERBAIS. Nos Sims (eu sei que adoras relatos sobre os Sims) há uma espécie de "segredo" final em cada jogo (1/2/3/4). O teu segredo tipo Sims é este, não é? :D)
    A sério, que aspeto maravilhoso. Só o nome dá vontade de os fazer, vê-se logo que é delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso eu faço um bocado isso de deixar de fazer as coisas por serem moda :D Se calhar tenho que repensar essa postura :D

      Faz. Os. Brownies.

      A sério :D

      E faz os Sticky Buns, são mesmo bons também :D

      Eliminar
  9. Fi-los e foram um sucesso! Fiz em versão maple syrup - eu já tinha ideia de fazer assim (tenho a ideia de que maple + pecan é uma combinação boa, não sei se foi influência das tuas panquecas), mas fui convencida de vez pelo meu mel que decidiu gentilmente apodrecer para evitar a minha indecisão.
    Tenho de fazer outra vez, mas com uma forma mais pequena (pensei que fosse para a tradicional redonda, mas afinal ficaram muito à larga... 1,5x devia ser o ideal. Que tamanho usaste?). E com mais molho, talvez, não ficaram como os teus... Acho que o molho ficou mais colado à forma :P e também porque espalhei pela forma toda, mas os "buns" só cobriam parte. MAS ficaram muito fofos e bons e voaram mesmo muito rápido :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu usei uma forma normal de bolos, daquelas com 22cm mais coisa menos coisa. Eu untei a forma e o molho caiu todo direitinho por cima dos buns :) Ainda bem que gostaram e que foram um sucesso :D E fotos? :D

      Beijinhos :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />