26 de novembro de 2014

Almôndegas suecas para uma alimentação paleo :)

She got tricks in the stash,
Stacking up the cash,
Fast when it comes to the gas.
By no means average,
She's on when she's got to have it.
Baby, you're a perfect ten, I wanna get in,
Can I get down, so I can win?

I like the way you work it,
No diggity, I got to bag it up.

Blackstreet


Há oito semanas que o Pedro segue a alimentação paleo. Não é propriamente um fundamentalista da questão e mantém-se aberto à possibilidade de alguns deslizes (que acontecem de vez em quando), mas continua bastante entusiasmado e fiel ao seu propósito: diminuir o acne.

Deixou de ingerir leite e derivados ou massas e farinhas refinadas e diminuiu de forma drástica o arroz e as batatas que comia antigamente. Agora uma refeição normal para ele consiste em carne ou peixe (125g por refeição, como já fazíamos anteriormente) e um monte de legumes diferentes, rematados com uma peça de fruta no fim.

Finalmente, o meu marido come vegetais. E se eu soubesse que para isso só precisava de lhe mostrar uma dieta onde fossem permitidos ovos e bacon ao pequeno-almoço, já o teria feito há mais tempo.


Nas últimas oito semanas o Pedro notou algumas melhorias no seu acne. Já eu notei duas diferenças notórias cá em casa: faço menos docinhos (porque ele não me ajuda a comê-los e eu sou uma miúda preocupada com a linha) e faço menos comidinha vegetariana (porque ele praticamente não come hidratos, e diz que comer legumes com legumes não enche a barriga de ninguém).

Vai daí, aconteceu o expectável: enjoei-me de comer carne.


Nas últimas semanas aprendi a contornar essa questão - comecei a fazer alguns pratinhos vegetarianos para mim e a cozinhar pratos de carne diferentes e saborosos. E este foi um deles: almôndegas suecas.

Encontrei por acaso a receita no Pinterest e decidi experimentar. No fim não fiquei loucamente entusiasmada - são basicamente almôndegas normais, vá - mas comer este pratinho soube-me tão bem que não resisti a publicá-lo.


Considerem-se portanto avisados que irão começar a aparecer por aqui mais receitinhas paleo. Mas creio que ninguém se vai queixar muito de ver receitas de doces sem farinha ou açúcar, certo? :)


Almôndegas suecas (receita adaptada do site da Martha Stewart)

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 500g de carne de vaca de boa qualidade picada;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um ovo batido;
* Três colheres de sopa de sementes de linhaça miídas;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Uma colher de chá de paprika;
* Um fio de azeite;
* Duas colheres de sopa de vinho tinto;
* Uma chávena de molho de tomate;
* Uma chávena de água ou caldo de carne.

Confecção:

* Juntar a carne, a cebola, o alho, o ovo, as sementes de linhaça, o sal, o piri-piri e a paprika e misturar bem;

* Formar bolinhas e refrigerar durante trinta minutos;

* Aquecer o azeite num frigideira e juntar as almôndegas;

* Deixar refogar durante cinco minutos e juntar o vinho, o molho de tomate e a água ou o caldo;

* Deixar o molho engrossar e servir.


Até amanhã! :D

6 comentários:

  1. Olá Joana,

    Já que estou na onda das dúvidas...
    Estas almôndegas são consideradas paleo ou não? Não... Pois não? Esta comidinha foi feita apenas para ti e não para o teu Pedro, ou eu li mal?
    (isto hoje está para assim... para as dúvidas!)
    Mas tem um aspecto excelente e ainda não experimentei mas ando mesmo tentada a experimentar massa integral...
    Beijinhos grandes***
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São paleo sim senhora :) Fiz para mim e para o Pedro, mas ele não comeu massa obviamente :) Beijinhos :)

      Eliminar
  2. 8 semanas? Isso já é oficial :) quando fizer um ano vais fazer um bolo de aniversário paleo? :P
    Também era impossível viver contigo e com os teus muffins sem umas "facadas" na dieta (não sei se gosto desta expressão ou não). Admitir que NUNCA mais se come nada do que está excluído por ela é um bocado complicado :P
    E para o acne, tem resultado?
    O que queres dizer com "farinhas refinadas"? A paleo não exclui todas as farinhas de cereais, consideradas "refinadas" ou não?
    Mas se o objetivo não é perder peso não acaba por estar a cortar muito? Por exemplo, antes comia um bife e arroz e agora come um bife e vegetais. Não está a reduzir drasticamente as calorias? :P
    "O teu marido" não não (dupla negativa intencional) comeu vegetais durante muito tempo, começaram a paleo pouco depois do casamento :) haha
    Se não tivesses visto toda a "revolução" na área, encontrado os artigos e investigado a paleo até podias preferir que ele não comesse vegetais, em oposição a comer ovos e bacon ao pequeno-almoço :P
    Esquece a pergunta do acne :P ainda bem que resultou, com todos os muffins de que a humanidade foi privada mau era se não desse em nada!
    Pois, na maioria das vezes vegan + paleo = fome :P era um bocado difícil ser suficiente. Mas fazias assim tantas refeições vegan, para sentir assim a diferença? A quantidade de carne é a mesma e tudo :P
    Fazer 2 coisas diferentes é mais chato, mas também é difícil teres de quase seguir uma dieta por "proximidade". Mas tens sempre essas alternativas, e quando não as tens ou não as queres aposto que também não é nada mau comer um dos teus pratos de carne/peixe :) Mas nota-se a quantidade de pratos de carne originais que tem vindo a surgir no teu blog!, ...o que é bem bom :)
    Eu não me importo nada, só os brownies já compensam todas as possíveis e imagináveis receitas com açúcar e farinha! E estas almôndegas parecem mais ou menos almôndegas "normais", mas isso não é mau :) os teus brownies parecem normais no sentido de "ah, que surpresa, ninguém diria que não tem açúcar" (e anormais no sentido de "OHMEUDEUS queéisto"). O molho parece bom e as almôndegas também - não fico nada admirada por te ter sabido bem, com ou sem "overdose" de carne :) também já quase segues a dieta :P de qualquer das maneiras é pouquinha massa - tens um tacho bebé para cozer? É tão giro, a minha avó tem um mesmo pequenino (acho que a maioria das pessoas tem parecidos, MAS o nosso é melhor). :) Por acaso tenho notado que as massas integrais têm surgido como borbulhas nos supermercados. No meu tempo só havia esparguete ;) Deve ser uma tentativa de combate a "hidratos são maus" :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que vai ter direito a bolo de aniversário paleo :D

      A paleo exclui todas as farinhas de cereais, incluindo refinadas. Só que dizer 'farinhas' pareceu-me redutor porque na realidade podemos usar farinha de frutos secos. Devia ter dito 'farinhas de cereais', tens razão ;)

      Na verdade ele agora come um bife e vegetais, mais uma sopa e uma peça de fruta. E lancha várias vezes. E come um pequeno-almoço consistente, coisa que antes não fazia. E treina muito (o músculo também pesa). Acredita que eu sou toda cuidadosa com isso do peso (já fui tolinha com uma dieta, não pretendo regressar lá) e está tudo controlado :)

      Massa integral - não fiquei fã. Vou voltar à minha velha aletria salgada :D :D :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />