9 de setembro de 2013

Muffins de nectarina com crumble para os homens da minha vida (e para a Muffin Monday!) :D

You will remember,
When this is blown over,
And everything's all by the way.
When I grow older,
I will be there at your side,
To remind you how I still love you,
I still love you...

Queen


Há quem nunca encontre o homem da sua vida. Eu tive a sorte descomunal de ter encontrado os três homens da minha: o meu pai, o meu irmão e o Pedro.

O meu pai foi o primeiro homem da minha vida. Quando o meu pai entrava em casa depois de um dia de trabalho era a saltar para os braços dele que eu me sentia segura. Quando eu me deitava na cama para dormir era o meu pai que me trazia um copo de água e me dava um beijinho de boa noite. Quando o meu primeiro namorado acabou comigo foi no colo do meu pai que chorei.

Quando eu acordava de manhã eram os deliciosos batidos de soja do meu pai que me davam energia. Quando eu me inscrevi na faculdade foi o meu pai que esteve ao meu lado, com o ar mais orgulhoso do mundo. Quando eu disse que queria casar na Disneyland foi o meu pai que gozou comigo incansavelmente durante duas semanas, ao ponto de eu ter ficado totalmente intolerante à palavra 'papão' ('e convidávamos o Pai Natal e o papão, era?').


Depois veio o meu irmão, o perninhas de rã. O miúdo que teve pressa para nascer, e que cedo se apaixonou pelos meus teatros de peluches parvos. O rapaz que sempre gostou de animais, e que tem uma enorme colecção de insectos conservados em âmbar (bonita visão, não é?). O adolescente que agora só fala em 'galar umas gaijas', jogar jogos extremamente gráficos onde a malta diz palavrões (no meu tempo não havia nada disto!) e sacar aplicações para o telemóvel. O rapaz crescido que reconhece imediatamente quando estou triste, e é bem capaz de passar horas a perguntar insistentemente 'Estás triste? Estás triste? Estás triste? Diz lá, eu sei que estás triste!'

E depois veio o Pedro, que acho que já dispensa apresentações aqui no blog :)


O meu pai e o Pedro já cozinharam para mim imensas vezes, mas esta foi a primeira vez que o meu irmão o fez. Aliás, esta foi mesmo a primeira vez que o meu irmão cozinhou algo sozinho (a não ser que juntar limão e gelo à 7up conte!).

Num dia em que eu estava particularmente deprimida a estudar para o exame da especialidade quem é que eu estou a tentar enganar, isso são todos os meus dias o meu irmão decidiu animar-me da melhor forma que conseguiu: cozinhando muffins para mim. Adaptou a minha receita de muffins de mirtilo com crumble e fez tudo sozinho, e no fim ficaram uns muffins deliciosos.

Decididamente tenho muita sorte por ter na minha vida três homens tão fantásticos :D


Muffins de nectarina com crumble

Ingredientes (para dez muffins):

* 190g de farinha;
* 150g de açúcar;
* Uma pitada de sal;
* Duas colheres de chá de fermento;
* 80ml de óleo;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Um ovo;
* 80ml de leite;
* 150g de nectarina cortada em cubinhos (uma nectarina média);

* 100g de açúcar mascavado;
* 40g de farinha;
* 55g de manteiga bem fria;
* Uma colher de chá e meia de canela em pó.

Confecção:

* Juntar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento;

* À parte misturar o óleo, o ovo, a essência de baunilha e o leite;

* Misturar os ingredientes líquidos com a farinha e mexer suavemente apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Juntar os cubinhos de nectarina e envolver;

* Para o crumble juntar o açúcar mascavado, a farinha, a manteiga e a canela e misturar com um garfo;

* Colocar a mistura em forminhas para muffins e cobrir com o crumble;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Por algum motivo que me é completamente alheio o crumble afundou um bocado quando os muffins arrefeceram. Como não supervisionei a confecção da receita não faço a mínima ideia do que aconteceu, mas o meu irmão jura que fez tudo direitinho :) De qualquer das formas ficaram uns muffins bem deliciosos, mas eu sou suspeita porque a nectarina é a minha fruta preferida :D

Esta receita marca também o início da Muffin Monday - a partir de agora todas as Segundas-feiras vão aparecer receitas de muffins cá no blog :D Estão convidados a juntarem-se a mim se quiserem :D

Tenham uma óptima semana! :D