18 de julho de 2013

Muffins de mirtilo com crumble e o fim de uma etapa.

Tell me all that you've thrown away,
Find out games you don't wanna play.
You are the only one that needs to know.

I'll keep you my dirty little secret.
Don't tell anyone, or you'll be just another regret.
Hope that you can keep it, my dirty little secret.

The All-American Rejects


Tenho um segredo para vos confessar: todas as receitas de muffins que eu vos mostro têm ingredientes para doze muffins, mas na verdade eu faço sempre só seis e depois duplico a receita para publicar.

'Porque é que fazes só seis?' - perguntam vocês. Porque cá em casa somos só dois, e fazer doze muffins implicaria passarmos quase uma semana a comê-los. Além disso, há sempre a possibilidade do Pedro não gostar deles (não sei se já repararam, mas ele é esquisitinho à brava!), e aí eu teria de os comer todos sozinha.


'Então se fazes só seis, porque é que dobras a receita aqui?' - perguntam vocês. Porque assumo que quem me lê não quer ter trabalho para ficar com apenas seis muffins. Porque assumo que nem toda a gente acha que fazer muffins é tão relaxante como tomar um banho de espuma ou receber uma massagem. E, principalmente, porque assumo que vocês iriam achar esquisito se eu escrevesse 'meio ovo' nos ingredientes.

Na verdade eu uso só meio ovo de cada vez, e normalmente opto por congelar a metade restante para a próxima receita de muffins.*

* Para congelarem ovos basta que os batam ligeiramente com um garfo, acrescentando meia colher de chá de açúcar ou de sal por ovo (dependendo se pretendem utilizar os ovos em receitas doces ou salgadas). No meu caso eu opto por juntar uma pitada de açúcar, bater bem e congelar num recipiente pequeno. Para descongelar é só colocar no frigorífico durante a noite e pronto! :) 


Como todas as minhas receitas, também estes muffins surgiram por uma razão - neste caso, a discussão do meu relatório final que correspondeu oficialmente ao fim do meu mestrado (tive 18!). Sou médica.

E eu, que nunca me calo, que falo pelos cotovelos, que tenho sempre assunto, não encontro palavras para vos descrever a sensação de terminar o curso seis anos depois.

Mas é tão, tão boa.


Bem bons são também estes muffins - de facto, entraram directamente para o top dos meus melhores muffins de sempre (Alexandra, estes são decididamente para experimentares!) :D

E aqui está mais uma razão para eu fazer sempre apenas seis muffins de cada vez: é que juro-vos, se eu tivesse cozinhado doze destes pedacinhos de céu acho que não descansava enquanto não os comesse todos! :D


Muffins de mirtilo com crumble

Ingredientes (para dez muffins):

* 190g de farinha;
* 150g de açúcar;
* Uma pitada de sal;
* Duas colheres de chá de fermento;
* 80ml de óleo;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Um ovo;
* 80ml de leite vegetal (eu usei de amêndoa, mas podem usar de soja, arroz, aveia ou até leite de vaca);
* 145g de mirtilos frescos;

* 100g de açúcar mascavado;
* 40g de farinha;
* 55g de manteiga bem fria;
* Uma colher de chá e meia de canela em pó.

Confecção:

* Juntar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento;

* À parte misturar o óleo, o ovo, a essência de baunilha e o leite;

* Misturar os ingredientes líquidos com a farinha e mexer suavemente apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Juntar os mirtilos e envolver;

* Para o crumble juntar o açúcar mascavado, a farinha, a manteiga e a canela e misturar com um garfo;

* Colocar a mistura em forminhas para muffins e cobrir com o crumble;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.



Com estes muffins aproveito ainda para participar no desafio do blog 'Cozinhar sem Lactose' :D Reparei que a Ana não tinha nenhuma receita com mirtilos, e decidi abrir-lhe o apetite :)


Ana para ti guardei um muffin sem crumble (eu sei que há quem faça crumble com margarina, mas sinceramente acho que não fica a mesma coisa!). Ficou igualmente delicioso, espero que gostes :D


Até amanhã :D