18 de julho de 2013

Muffins de mirtilo com crumble e o fim de uma etapa.

Tell me all that you've thrown away,
Find out games you don't wanna play.
You are the only one that needs to know.

I'll keep you my dirty little secret.
Don't tell anyone, or you'll be just another regret.
Hope that you can keep it, my dirty little secret.

The All-American Rejects


Tenho um segredo para vos confessar: todas as receitas de muffins que eu vos mostro têm ingredientes para doze muffins, mas na verdade eu faço sempre só seis e depois duplico a receita para publicar.

'Porque é que fazes só seis?' - perguntam vocês. Porque cá em casa somos só dois, e fazer doze muffins implicaria passarmos quase uma semana a comê-los. Além disso, há sempre a possibilidade do Pedro não gostar deles (não sei se já repararam, mas ele é esquisitinho à brava!), e aí eu teria de os comer todos sozinha.


'Então se fazes só seis, porque é que dobras a receita aqui?' - perguntam vocês. Porque assumo que quem me lê não quer ter trabalho para ficar com apenas seis muffins. Porque assumo que nem toda a gente acha que fazer muffins é tão relaxante como tomar um banho de espuma ou receber uma massagem. E, principalmente, porque assumo que vocês iriam achar esquisito se eu escrevesse 'meio ovo' nos ingredientes.

Na verdade eu uso só meio ovo de cada vez, e normalmente opto por congelar a metade restante para a próxima receita de muffins.*

* Para congelarem ovos basta que os batam ligeiramente com um garfo, acrescentando meia colher de chá de açúcar ou de sal por ovo (dependendo se pretendem utilizar os ovos em receitas doces ou salgadas). No meu caso eu opto por juntar uma pitada de açúcar, bater bem e congelar num recipiente pequeno. Para descongelar é só colocar no frigorífico durante a noite e pronto! :) 


Como todas as minhas receitas, também estes muffins surgiram por uma razão - neste caso, a discussão do meu relatório final que correspondeu oficialmente ao fim do meu mestrado (tive 18!). Sou médica.

E eu, que nunca me calo, que falo pelos cotovelos, que tenho sempre assunto, não encontro palavras para vos descrever a sensação de terminar o curso seis anos depois.

Mas é tão, tão boa.


Bem bons são também estes muffins - de facto, entraram directamente para o top dos meus melhores muffins de sempre (Alexandra, estes são decididamente para experimentares!) :D

E aqui está mais uma razão para eu fazer sempre apenas seis muffins de cada vez: é que juro-vos, se eu tivesse cozinhado doze destes pedacinhos de céu acho que não descansava enquanto não os comesse todos! :D


Muffins de mirtilo com crumble

Ingredientes (para dez muffins):

* 190g de farinha;
* 150g de açúcar;
* Uma pitada de sal;
* Duas colheres de chá de fermento;
* 80ml de óleo;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Um ovo;
* 80ml de leite vegetal (eu usei de amêndoa, mas podem usar de soja, arroz, aveia ou até leite de vaca);
* 145g de mirtilos frescos;

* 100g de açúcar mascavado;
* 40g de farinha;
* 55g de manteiga bem fria;
* Uma colher de chá e meia de canela em pó.

Confecção:

* Juntar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento;

* À parte misturar o óleo, o ovo, a essência de baunilha e o leite;

* Misturar os ingredientes líquidos com a farinha e mexer suavemente apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Juntar os mirtilos e envolver;

* Para o crumble juntar o açúcar mascavado, a farinha, a manteiga e a canela e misturar com um garfo;

* Colocar a mistura em forminhas para muffins e cobrir com o crumble;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.



Com estes muffins aproveito ainda para participar no desafio do blog 'Cozinhar sem Lactose' :D Reparei que a Ana não tinha nenhuma receita com mirtilos, e decidi abrir-lhe o apetite :)


Ana para ti guardei um muffin sem crumble (eu sei que há quem faça crumble com margarina, mas sinceramente acho que não fica a mesma coisa!). Ficou igualmente delicioso, espero que gostes :D


Até amanhã :D

28 comentários:

  1. Parabéns Dra. Joana :D deve ser mesmo uma sensação incrível ver o esforço reconhecido, terminar assim uma etapa tão, mas tão importante da tua vida! Podes estar orgulhosa de ti :) e porque não festejar com Muffins com esses aspecto?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Srª Doutoura! Eu tenho o mesmo problema com o homem da casa: normalmente come 1 bocadinho de sobremesa (bolo, muffin, tarte, whatever), mesmo que eu faça aquele que ele gosta mais. E o resto fica para eu comer sozinha. Sim, a vida é difícil... Eu sei. Mas alguém tem que se sacrificar :p
    (e depois andar 9k a pé todos os dias, LOL)

    ResponderEliminar
  3. Que deliciosos muffins!! :)

    6 parece-me o número ideal!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,
    Muitas vezes também faço a receita em pequenas quantidades e publico a dobrar. Adorei os muffins e muitos parabéns Sra. Dra. Joana :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  5. De certeza que ela vai gostar, só de ver dá água na boca!!
    Parabéns Joana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. que lindos que ficaram. ah! E parabéns pela conclusão do curso!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Joana!
    Aqui em casa também só somos em dois! hehehe
    Adorei a dica.

    Os muffins ficaram lindos e com uma ótima vista!
    Seu blog já faz parte dos que eu sigo, assim terei um acompanhamento diário.

    Grande abraço.

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Ai que bonitos que eles são! Gostei imenso! Obrigada pela participação! E muitos parabéns pelo fim do curso, ainda por cima com uma granda nota! :-D Vais ser uma ótima profissional. Mas prepara-te - o curso pode ter tido as suas dificuldades, mas a vida profissional traz muitos, muitos mais obstáculos e frustrações. Mas também traz gratificações que nunca teríamos se não passássemos à prática! Desejo-te as maiores felicidades na tua carreira.

    ResponderEliminar
  9. Joana,
    vc está super certa de fazer só a metade da receita,
    é melhor que desperdiçar.
    Teus muffins estão super apetitosos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. A verdade é que parece sempre tudo tão fácil, mas quando toca eu a fazer os bolos parece que tudo minga :( fico tão triste... ou porque não há farinha suficiente, ou porque abri o forno antes do tempo, ou porque queimou, ou porque não tem x ou y... oh a sério :( corre sempre qualquer coisa mal. E entristece-me porque eu adoro a cozinha, tal como tu sinto-me bem... mas depois saiem umas pérolas jeitosas ... ENFIM! Parabéns minha querida :) Não imagino a felicidade que estejas a sentir especialmente depois de 6 anos de muita dedicação e esforço. Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Que lindos Joana! Ficaram perfeitos!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Dra. Joana e Dra. dos Muffins ;) eu senti-me assim quando terminei o meu (4 anos), por isso imagino a tua felicidade, ainda por cima com uma nota tão boa :)
    Foi uma boa forma de comemorar :)
    P.S - para quando a história do pedido que vi num comentário no blog da Mary? ;)

    ResponderEliminar
  13. Joaninha,
    Sabes que não como...mas se comesse, de certeza que esta receita entrava para o top 5. Acho que muffins de mirtilo são perfeitos :)

    Ainda não sabia do 18!? Parabéns!

    "Fb" you tomorrow para saber das novidades. Hoje tenho ESP.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que muffins tão lindos, adorei a cor dos mirtilos na massa :) O crumble dá-lhes aquele toque especial :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Dra Joana :)
    Espero que a vida te traga a felicidade que mereces. Este dia será sempre recordado com muita alegria, um ciclo que se fecha mas outros virão.
    os muffins estão lindos e apetecíveis, adoro mirtilos, vou roubar um e levar a receita.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Parabéns Doutora!!!!
    E esses muffins estão sublimes...Amo de paixão crumble e todas as receitas que o levem deixam me tentada!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pelo fim de mais uma etapa! :)
    Ficaram deliciosos! :)

    ResponderEliminar
  18. Parabéns, querida Joana :) O que te espera pode parecer assustador, visto daí, mas é muito bom e recompensador, acredita :)

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns Joana, ou devo dizer Dra. Joana? Podes bem orgulhar-te, tens montes de razões para isso! E estes muffins lindos, são dignos de uma comemoração!
    Beijinhoa

    ResponderEliminar
  20. Ai que receita tão tentadora, tenho mesmo que experimenta-la. Eles ficaram com muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
  21. Adorei! Por aqui também é assim, mas eu faço os 12, depois faço distribuição pelos pais e colegas!!! Assim, comemos menos em casa!! Os colegas do trabalho, agradecem! Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  22. Não sabia esse truque para congelar o ovo! Obrigada! :)
    Parabéns pela nota de mestrado! E que sejas muito feliz nesta tua nova etapa! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Como o mundo dos blogues é tão fantástico: não te conhecia e apareces-te-me no blogue com palavras que me encheram de coragem de um modo inesperado, e trouxeram-me a um blogue ainda mais maravilhoso. Tão bem organizado e com um cheiro de culinária tão bom! Claro que já sigo. :)
    Muito obrigada pelas palavras. Eu sou uma pessoa que quando desanima a sério, tem de dar uma volta, começar um novo projeto e agarra-se totalmente a ele, com uma paixão que só pode ser criada por mim. Acho que é isso mesmo que me falta. Agarrei-me a um curso - Nutrição - por ambicionar outro, e ficou tão gasto por ser apenas um fato de segunda mão... Preciso de algo novo, enveredar totalmente em tal, já com cabeça só por esse curso, e no fim... Medicina ainda me pode esperar. :)
    Ambiciono uma vida longa que dê para tudo o que tem de acontecer. *

    ResponderEliminar
  24. E que belo segredo! :D Assim apenas comes um muffin, mas é gigante ! :D

    Eu também prefiro assim maiores, e acabam por ficar mais húmidos e tudo. Adorei a receita, ficaram perfeitos! :)

    ResponderEliminar
  25. Uau que notão, parabéns!! :)

    Essa do meio ovo tá boa, nunca tinha ouvido :P
    Tenho de experimentar estes, têm tão bom aspecto!! E faço logo os 12 que já sei que não vão sobrar :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
  26. Estes muffins são espectaculares. Adorei a receita :)

    Os teus estão mais bonitinhos que os meus... mas ainda assim muito bons :)

    http://sist2it.blogspot.pt/2014/04/muffins-de-mirtilos-com-crumble.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />