17 de julho de 2013

Chili vegetariano com nachos picantes e uma ida à televisão.

Throw away your television,
Take the noose off your ambition,
Reinvent your intuition now.
It's a repeat of a story told,
It's a repeat and it's getting old.

Red Hot Chili Peppers


Há cinco anos participei num concurso de televisão, o Jogo Duplo.

Nunca tinha estado na televisão, mas quando jogava em casa corria tão bem que decidi arriscar e concorrer.  Fui seleccionada, e lá fui para os estúdios da RTP gravar o programa.

Julgo não estar a exagerar quando digo que foi uma experiência vagamente traumatizante: a ansiedade, a sensação de estar a ser vista por milhares de pessoas e todas aquelas luzes contribuíram para que tivesse a maior enxaqueca da minha vida, e acabei por desistir no fim da segunda ronda.

Estava em segundo lugar.


O Pedro, que estava no público, ficou em choque. O senhor Malato, que apresentava o programa, veio ter comigo ao corredor e perguntou-me porque tinha desistido. Encolhi os ombros e respondi baixinho que achava que não estava assim tão bem colocada, mas a verdade era que simplesmente quis fugir dali o mais depressa possível.

Quando vi o programa em casa nem queria acreditar. Estava enorme (a televisão engorda mesmo!) e com um ar vagamente assustado, como uma gazela encurralada que só pensa em como escapar (isto se as gazelas fossem gordinhas e calçassem sapatilhas roxas).


No total ganhei 600 euros. Comprei o meu actual portátil quando o antigo se estragou (um incidente muito infeliz com uma caneca de chá) e ainda fui a Paris com o Pedro. Mas nunca mais consegui fazer as pazes com esse episódio da minha vida, e a partir daí até a minha relação com a televisão mudou.

Hoje em dia é muito raro ver televisão. Gosto de ver jogos de futebol, gosto de ver competições de ginástica, gosto de ver o Eixo do Mal na Sic Notícias, gosto de ouvir o Marcelo Rebelo de Sousa, e fim. Não vejo concursos, não vejo novelas, não vejo séries nem filmes.


Às vezes acho que fiquei com uma-espécie-de stress pós-traumático em relação à minha ida à televisão. Mas a vida é assim mesmo: às vezes há acontecimentos pequenos e insignificantes que nos marcam pela negativa, e que demoram muito tempo a serem esquecidos.


Este pratinho foi feito precisamente para um jantar em frente à televisão, num dia de competições de ginástica na RTP2. É um prato simples e fácil, mas delicioso e reconfortante - arriscaria até em dizer que é um prato reconciliador.

Talvez um dia volte à televisão, mas por agora estou muito satisfeita por ser apenas a pessoa que está deste lado, a lamber os dedos sujos de chili e de nachos.


Chili vegetariano com nachos

Ingredientes (para duas pessoas):

* Uma lata pequena de feijão vermelho cozido;
* Um pimento vermelho pequeno picado;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Uma colher de chá rasa de cominhos;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de coentros;
* Meia colher de chá de piri-piri;
* Uma pitada de sal;
* 200ml de molho de tomate;
* Uma embalagem de nachos picantes.

Confecção:

* Refogar o alho picado, a cebola picada e o pimento pequeno num fio de azeite e juntar o feijão vermelho;

* Temperar com os cominhos, o pimentão-doce, a paprika, os coentros, o piri-piri e o sal;

* Juntar o molho de tomate e deixar cozinhar;

* Servir com os nachos picantes.


Podem ainda juntar milho nesta refeição, mas cá em casa não somos apreciadores :)

Até amanhã :D

29 comentários:

  1. Adoro comida mexicana! Super saborosa :) Chili vegetariano parece-me tãoo bem!

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar fazer esta receita, parece-me ser maravilhosa e eu adoro comida mexicana :D
    Em relação à ida ao programa de televisão: vai e não vai, tentam-me convencer a ir a esses programas de cultura geral visto que eu acerto em quase tudo. Mas tenho a noção que acerto porque estou no conforto do meu lar, sentada no meu sofá, sem a pressão e a ansiedade que tu descreves. Admiro muito quem tem a coragem para ir e enfrentar isso tudo, mas acho que não era capaz. Portanto, já fizeste mais do que muita gente - como eu - alguma vez na vida sonharia fazer. Só por isso devias sentir orgulho em ti :)

    ResponderEliminar
  3. Ai chili!! eu adoro, tenho de experimentar a tua receita! :D
    Há uns anos eu também via esse tipo de programas mas acho que nunca teria a coragem para participar num. Nem quero imaginar o meu estado de nervos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Penso que aconteceria o mesmo comigo :)

    Prefiro estar a apreciar estre petisco e a ver televisão ...

    Boa sugestão
    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Que chili delicioso! (olha, não te preocupes com os mirtilos, porque o que conta é o que eu não tinha usado à data do passatempo!)

    ResponderEliminar
  6. Eu também sou muito ansiosa :-)
    Na televisão pouco vejo, alguns programas de informação e alguns de culinária.
    Mas quando me sento para ver algum filme, gosto sempre de estar a petiscar :-)
    Um chili assim parece-me muito bem!!

    ResponderEliminar
  7. Eu também sou muito ansiosa :-)
    Na televisão pouco vejo, alguns programas de informação e alguns de culinária.
    Mas quando me sento para ver algum filme, gosto sempre de estar a petiscar :-)
    Um chili assim parece-me muito bem!!

    ResponderEliminar
  8. Que delícia de fazer e claro uma ótima sugestão de como comer... hehehe

    Adorei seu blog, uma graça!
    Já estou te seguindo e espero que possamos ainda trocar muitas receitas.

    Um ótimo dia!
    Abraços

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Ah, também coloquei seu blog na lista dos que sigo lá no meu (se não se importa) ;D

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Eu também já fui à RTP, na altura era aquele programa do Limbo com a Serenela Andrade. E não fiquei com nenhum stress pos-traumatico :p achei até bem divertido ahahah

    ResponderEliminar
  11. Uma verdadeira tentação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Nunca fui à televisão, por isso não bem como iria reagir!
    Adorei este chili vegetariano, tem um aspecto fantástico e é um óptimo petisco :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Joaninha adoro comida mexicana, penso que já fiz esta partilha contigo:P O teu chili ficou super apetitoso! O fds passado também fiz um jantar mexicano cá em casa, só que não tive oportunidade de tirar fotos :(
    Quanto à tv, como te percebo eu acho que os nervos e ansiedade não me deixavam nem entrar em estudio LOOOL

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana,
    confesso que esse era dos poucos programas que via na tv, acho que foi uma pena teres desistido acredito que terias chegado à final, mas mesmo assim entendo o quanto deve ser complicado lidas com o nervosismo e a ansiedade em frente das câmaras.
    Chili vegetariano parece-me bem, gosto bastante mas claro que assim nunca provei mas vontade não falta, para além do aspecto delicioso a cor é mesmo tentadora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Foste MUITO corajosa. Eu sou daquelas que fica do lado de cá a responder, mas acho que se me apanhásse do lado de lá das câmaras dava-me uma coisinha má! ihih :) E depois, a ideia de ME ver na tv à posteriori... ia encontrar montes de defeitos e tiques! Decididamente, NÃO! :) Por isso, muitos parabéns por teres enfrentado esses medos, mesmo que te tenha deixado com stress pós-traumático. Acredito que vais superá-lo! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Mesmo assim foste muito corajosa! :) e vais ver que um dia ainda lá consegues voltar e tudo corre bem. Eu quando fui, estava super nervosa e era em directo e acabou por correr bem e apesar de nem me lembrar muito bem do que dizia, toda a gente que me viu diz que eu estava calmíssima. Mas não me consigo ver no video que tenho da ida à televisão.
    Adoro ver séries e filmes e claro, programas de culinária.
    Olha, o que é bom de certeza é esse cilli!! :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Ponto positivo da experiência, um portátil novo e uma viagem :)
    Eu também não vejo televisão, acho que não passa nada de interessante e só tenho os quatro canais.
    Sempre quis fazer chili, vamos ver se é desta :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Jona,
    vc tem o vídeo p/ nos mostar? rsrs, fiquei curiosa pra ver vc na tv, rsrs.
    Sua receita me deu água na boca, amo esse tipo de aperitivo!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de ver. :)

      Eliminar
    2. Não tenho o vídeo! Na altura em Lisboa não tinha como gravar, os meus pais também não gravaram e que eu saiba mais ninguém gravou ;) Confesso que não fiquei a chorar :P

      Eliminar
  19. acompanho todos os dias o teu blogue e a minha pasta "receitas para fazer" está recheadinha de links teus!! posso confessar que nunca comi chili? e que vou experimentar esta receita muito muito em breve?:)*

    ResponderEliminar
  20. Imagino o stress de estar na TV! Ui!! Eu adoro ver novelas, filmes, séries e programas de comidas! O chili, esse deve ser demais! Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  21. Oh, Joana, gostava tanto de ver esse video :)
    De certeza que estiveste muito melhor do que achas que estiveste...
    Adorei este chilli vegetariano, hei-de fazer um dia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Oh, que pena que correu mal a tua experiencia na televisão! Eu também se participasse num jogo assim era capaz de me dar uma coisa. Nem tinha coragem de me inscrever, sequer. Tens de te inscrever noutra coisa para ultrapassares esse trauma :P
    No outro dia apanharam-me no Chiado e tive de dizer umas coisas para o programa do Goucha (era sobre mamilos!) e achei precisamente o contrário: que parecia mais magra! Achei a minha cara chupada XD Acho que ninguém deve gostar de se ver na televisão, torna toda a gente esquisita.
    O meu almoço de hoje, nem de propósito, foi também um chili rápido, um pouco "aldrabado" até, mas que também estava muito bom. De nachos confesso que não sou grande fã!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Experimentei esta receita hoje ao almoço com o meu namorado, só que adicionei frango assado para acompanhar o chili e as batatas, ficou tão delicioso, vai passar a ser uma daquelas refeições que farei com frequência, principalmente agora nas férias.

    Lamento imenso a tua experiência na televisão, eu também não sou uma pessoa de ver muita televisão.

    http://youngandnostalgic.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Não gosto de nachos, ups. Mas que era capaz de o cozinhar para encher a barriga ao meu moço, era. Ele até lambia os beiços. :)

    ResponderEliminar
  25. Eu nunca participei, mas deve ser uma experiência bem gira!

    Eu adoro comida mexicana e esse chili está com um aspecto divinal! Apetece mesmo mergulhar com uns nachos :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />