19 de julho de 2013

Arroz de frango e uma reclamação ao Verão.

And you know, and you know,
Cause my life's a mess...
And I'm trying to grow,
So before I'm old I'll confess.

You think that I'm strong,
You're wrong, you're wrong.
I'll sing my song, my song, my song.

Robbie Williams


Há uns anos assisti a uma aula em que o professor disse algo do género:

'Uma pessoa com pressão arterial alta sentir-se-á bem toda a vida, até morrer de enfarte aos 50 anos. Uma pessoa com tensão arterial baixa sentir-se-á mal toda a vida, até morrer com outra coisa qualquer aos 100 anos.'

É claro que isto é um exagero, mas no Verão não há um dia em que não me lembre desta frase. Como é óbvio, pertenço ao grupo dos sofredores.

Olá, eu sou a Joana e tenho hipotensão arterial.


Habitualmente a minha pressão arterial é 80/50 (sendo que o normal será 120/80). Preciso de tomar café para doar sangue (e parei de doar sangue porque desmaiava sempre depois). Não consigo ficar muito tempo de pé em dias de calor. Não consigo ficar muito tempo de pé, ponto. Bebo litros de água e abuso no sal nos dias piores, mas nada resulta a não ser comer queijinho da Serra, mas isso não pode ser todos os dias.

É claro que tudo isto piora monumentalmente no Verão: o calor promove a vasodilatação e lá vai a pressão arterial da Joana por ali abaixo.


Por esta razão, confesso que todos os anos conto os dias para que o Verão termine. Enquanto isso não acontece descanso muito, bebo imensa água e evito ficar de pé durante longos períodos de tempo. E nos dias em que não me sinto bem, o Pedro faz o jantar sozinho.

A sério Verão, não és tu, sou eu.

Espero que possamos continuar amigos.


Arroz de frango do Pedro

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de peito de frango cortado em cubos;
* Duas folhas de louro;
* Uma colher de chá e meia de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Uma pitada de piri-piri;
* Uma pitada de sal;
* Uma cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* 150ml de vinho verde;
* 150ml de água;
* Meio caldo knorr de frango (eu nunca uso caldo knorr, mas quando o Pedro cozinha ele é que manda!);
* Arroz q.b.

Confecção:

* Refogar a cebola picada, o alho picado e as folhas de louro num fio de azeite e juntar o arroz e o frango;

* Acrescentar o vinho e a água e temperar com o pimentão-doce, a paprika, o piri-piri, o sal e o caldo knorr;

* Deixar cozinhar durante cinco minutos;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de vinte minutos (ou até ficar seco).


Tenham um óptimo fim-de-semana! :D 

29 comentários:

  1. Esse arroz está delicioso :) Parabéns ao Pedro!
    Andas com sorte este anos, depois de uns dias de calor tórrido os dias já estão mais fresquinhos :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Já somos duas então Joana!!! Mas animo!!! Esse arroz é uma perdição!!! Quanto a dar sangue... Depois de ter algumas más experiências, o meu marido proibiu me!!!! Fazia Eferese e da última vez por eu não me queixar ( não sou piegas!!!!) Fiz um coagulo do tamanho de um ovo... Resultado o braço ficou todo negro!!!! :) Mas pensemos nas coisas boas! Um por do sol na praia?! Que te parece?!

    ResponderEliminar
  3. gosto muito de arroz de frango assim!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu sou muito amiga do Verão pelas suas cores, pela frescura das roupas e pela boa disposição que, não sei porquê, parece que vejo aumentar as pessoas nessa altura.
    No entanto, deve ser por ter nascido no Inverno, sou muito amiga da aragem fresca, do vento frio que bate na cara! Enfim....
    ;) A minha tensão não é baixa, pelo contrário, é alta... mas também não sairei à rua. Aproveitarei os 13 dias que me restam para terminar desesperadamente a minha tese.

    Oh Joana, só espero que os "Pedros" cá de casa me façam o jantar e o façam sozinhos! :) E um arroz de frango com essa cor de especiarias não vai nada mal, não!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  5. Hummmmmm, que belezura de arroz!
    Sou apaixonada por receitas que usam frango.
    Adorei o aspecto!
    :D

    Abraços
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Uma delicia amiga esse arroz :)...também não me dou bem com muito calor :), mas como tenho kanito agora, tenho de fazer um esforço para ir à praia com ele :D...bjokitas

    ResponderEliminar
  7. Será que isso é uma coisa de Joanas? É que a minha pressão arterial também é baixa. Outro dia, depois uma caminhada de 45mins naqueles dias de calor exagerado, passei na farmácia ao lado de casa para medir a pressão pois não me estava a sentir muito bem: 85/56. A senhora da farmácia mandou-me comer uma francesinha (já que não bebo café) e eu, que sou bem mandada, lá fui jantar ao Café Santiago.
    E se o Pedro quiser também pode vir cá a casa fazer um arrozinho de frango, se bem que não me posso queixar pois o Vel cozinha muito bem e ajuda imenso nestas tarefas (quando o seu horário permite).

    ResponderEliminar
  8. Bem Joana, quando venho aqui arrancas-me sempre um sorriso.
    A tua maneira de escrever tem sempre um toque de humor, que eu adoro.
    Pois cuida-te, bebe muita água e crava o teu menino para te mimar.
    Gostei do arroz, cor muito bonita.
    Beijinhos
    Obrigado pelos comentários, sempre.

    ResponderEliminar
  9. eheh a minha geralmente ronda os 90/60, mas isso não me causa muitos problemas no dia a dia. quando dou sangue também tenho de beber café mas geralmente depois da dádiva fico bem.

    beijinho e fica bem, mas não estejas do lado do S. Pedro, que só nos manda nuvens :/

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,
    felizmente não tenho esse problema embora aqui em casa exista uma situação semelhante.
    Gosto de arroz de frango mas o meu nunca fica assim com esta cor não entendo mesmo, será do Knorr? É que eu também não uso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olha, mais uma... eu tb sofro disso, mas apesar de tudo gosto do Verão!! Nem grávida a minha tensão se aproximava da normal (100/60), já cheguei a ter (60/40)... isto aliado aos ataque de pânico, imagina!!!
    Este prato tem bom aspeto!!
    Bjocas e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  12. Bela maneira de pôr o homem a fazer o jantar! Ai meu deus, que não me aguento, vou desmaiar ali no sofá, vais ter que fazer o jantar! ;-) Brincadeiras à parte, é chato ter a tensão tão baixa (eu também tenho para o baixinho mas nunca desmaiei por isso, não creio que atinja níveis de hipotensão propriamente dita), mas se descansares muito na praia e beberes muitos líquidos, a coisa faz-se, espero!

    ResponderEliminar
  13. A minha tensão tem sido sempre boa, mas o calor dá conta de mim, lembro-me logo de uma ida a Sevilha, onde dormia cada vez que entrava no carro!
    No teu caso compensa, só por teres umas refeições assim saborosas. Os homens têm muito bom dedo para temperar :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Não me canso deste blog...

    ResponderEliminar
  15. Sou sofredora como tu Joana!!!!Há males piores....até que o Verão acabe vamos tomando uns banhinhos frescos e uns geladinhos para ficar mais arrebitadas, mas há dias mesmo "de cão" como se diz.As vagas de calor são um suplício...Mas por outro lado também detesto a chuva e andar encasacada ...Conheces algum país onde seja sempre Outono????Vamos as duas...
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  16. Também passo um bocadinho mal no Verão por causa do calor e junta-se a isso as minhas hipoglicemias, que no Verão também se acentuam porque não tenho apetite... Mas continuo a adorar o calor, só não gosto dos dias de 40 graus!!
    O arroz de frango do Pedro ficou com um aspecto delicioso, tem a minha cara!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Somos duas, hipotensas. 9/5 habitualmente, é o meu normal.
    Sofro como tu, mas adoro o verão, a praia e o mar. Mas com temperaturas amenas.
    Arrozinho de frango é sempre bom :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Simples e delicioso:) adoro:)

    Já participaste neste passatempo?
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2013/07/lasanha-de-frango-com-espinafres-e-o.html

    ´Podes participar com esta receita:)

    beijinho grande e bom fim de semana querida

    ResponderEliminar
  19. Joaninha,

    o Pedro merece um beijinho grande ;)
    Ainda se vai dedicar aos cozinhados e deixar de lado o xadrez!

    Somos da mesma equipa (e pelo que li nos comentários há mais assim :).
    Muitas vezes, quando tenho os mesu momentos de estar parada - caio, não caio - perguntam-me "estar a pensar?" (parece que é uma coisa que faço muito raramente e fico com cara de caso). A minha resposta vem uns bons segundos mais tarde :"é só uma quebra de tensão":)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Eu também não suporto o calor, fico irritadiça e não estou bem de maneira nenhuma. Infelizmente, estou quase no limite de ser considerada hipertensa (13/9), mas estou a tentar melhorar isto naturalmente, antes de me entupir de medicamentos. Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Compreendo-te tão bem Joana!Também sofro imenso no Verão... Mas, como vês, tudo tem um lado positivo :) o Pedro vai para a cozinha e sai este arrozinho delicioso! E tu aproveitas para descansar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Ena, hoje temos receitinha do Pedro! :) Simples e boa!
    Eu também sou das que sofre com o calor, pelo que foi uma ópima ideia ter ido fazer os 30k no dia mais quente do ano até agora! :P Por acaso, com o exercício físico, até tem normalizado e já consigo ter valores mais altos como 6/10 e assim... :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  23. Joaninha, não peças tal coisa. Pede moderação no sol, mas que ele desapareça não. Ele é mais importante que todos nós! :p

    Beijinhos e as melhoras**

    ResponderEliminar
  24. Joaninha! Eu também sou hipotensa! 9/5, 8/4!
    A sensação de desmaiar no fim de tirar sangue também me é familiar, infelizmente! E não pq a seringa ou o sangue me façam qualquer tipo de impressão! Enfim...
    Mas eu adoro o Verão :) Sol, calor, adoro :)
    Quanto ao arroz adoro :) O frango combina bem com tudo não é?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  25. De facto estes dias de calor insuportável não devem ser fáceis!... Mas ainda bem que o Pedro tem jeitinho para a cozinha e prepara pratos deliciosos destes!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Olá, eu sou a Isabel e também sou hipotensa 9/5 (medida ontem)
    Também sou dadora, mas nunca desmaiei. Bebo imenso café, coca cola :)
    Sempre fui assim, já me habituei :) mas adoro o verão e o calor. Passei pior com a gravidez dos meus filhos, mas tudo compensou.
    O arroz está com uma cor linda e é um prato bem apetecível
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Queijinho da serra, é tão bom^^
    Eu não sou muito dada ao calor, não gosto daquelas temperaturas altas que nos dão uma preguiça aguda! Prefiro um tempo mais ameno, senão mesmo o Inverno :p
    E um arroz de frango parece-me sempre bem :)
    Beijinho e muita água neste Verão!

    ResponderEliminar
  28. Ui tadita, que tormento, sei bem o que isso é :S a minha tensão também é problemática, adora baixar a pique e deixar-me tonta! Já desmaiei umas 4 vezes, a primeira vez até deu direito a um dente partido (ainda por cima o da frente, imagina só :|).
    Mas mesmo assim adoro o Verão :)

    E quando estou assim também mando o namorado para a cozinha. Lá está, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, tem de ser eheh :P

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
  29. Olá Joana,
    estou por aqui há algum tempo a desfrutar de todas as tua novidades, todas tão apetitosas.
    Fiquei contente em saber no que depende da tensão vou ter uma vida longa :)
    Mesmo assim eu adoro calor, não me costumo sentir mal com ele, bem pelo contrário.... desde que não tenha que estar parada, em pé num espaço abafado... ai a coisa muda de figura.
    O teu arroz está de truz! Bem bom.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />