21 de maio de 2013

Queima das Fitas 2013 :D

Eu vi o meu pai a chorar duas vezes na minha vida. A primeira foi quando o meu avô materno morreu de repente e o meu pai teve de me dar a notícia, tinha eu doze anos. A segunda foi no dia em que me inscrevi na faculdade. 

Mal entrei na faculdade recebi uma placa amarela onde escreveram o meu nome e a minha localidade e onde posteriormente seria escrito o meu nome de praxe e o nome do meu padrinho. A essa placa, que ainda hoje está pendurada na parede do meu quarto, chamavam placona. 


A nossa primeira praxe era então dizer bem alto 'eu quero uma placona!' (e reparem no segundo sentido disto). E eu gritei e gritei, e quando olhei para o meu pai as lágrimas escorriam-lhe pela cara. Nesse dia o meu pai chorou, filmou a minha praxe com o telemóvel e enviou o vídeo para a minha mãe, que a 300km de distância chorou também.


No Sábado passado foi a minha Queima das Fitas. Já mostrei algumas fotos através do Facebook do blog, mas pensei em fazer aqui uma reportagem mais detalhada deste momento tão importante da minha vida (agora é a altura de fugirem, se quiserem!) :D


Eu e o Pedro (a sermos fotografados por um turista francês que nos achou graça) :D
A emoção que sentimos quando chamam o nosso nome é indescritível. Mal ouvi 'Excelentíssima Doutora Finalista' não consegui evitar ficar com os olhos cheios de lágrimas, enquanto subia a escadaria da faculdade que me acolheu com tanto carinho nos últimos seis anos.


Eu, o Miguel (de quem já falei aqui) e o Pedro :D
No ar ouvia-se a 'Mestre da Culinária' do Quim Barreiros, cantada para mim pela minha querida turma. À minha volta via a minha mãe, o meu pai e o meu irmão, que não resistiu a gritar bem alto 'Eu comi!' (uma piada recorrente nossa, relacionada com o facto do meu irmão comentar sempre isso no facebook do blog). 

Algumas pessoas da minha turma :)
A Gi, uma grande amiga :D 
Lá em cima esperava-me a Joana (de quem já falei aqui), que me tirou a capa e a gravata, colocou-me a roseta e deu-me três (dolorosas) bengaladas na cartola.



E atrás da Joana lá estava o meu pai a filmar, com os olhos cheios de lágrimas. 

Naquele momento pareceu-me absolutamente lógico que o meu ciclo na faculdade terminasse exactamente como começou: ao lado de uma grande amiga, com o apoio das pessoas que amo e com o meu pai a assistir ao que ele e a minha mãe tornaram possível. 

Este foi só o fim de uma viagem, e muitas outras se seguirão. Só espero continuar a ter ao meu lado os melhores companheiros de viagem :) 

Até amanhã! :D 

Pronto, prometo que agora me calo com a Queima! :D 

43 comentários:

  1. Ehehehhe gostei muito de te rever !!!
    Muitas conquistas ainda estão por vir!
    Beijinhos doces :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Joana! Que seja apenas o inicio de uma viagem cheia de sucessos que deixarão os teus pais igualmente orgulhosos! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Muitas felicidades para esta nova etapa :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,
    Obrigada por partilhares estes momentos tão belos e repletos de emoções. Eu sei o que o teu pai sentiu pois já tive a felicidade de acompanhar a minha filha na mesma cerimónia e para o ano (se tudo correr bem) será a vez do meu filho!
    Desejo-te muitas felicidades e sucesso ao longo da tua jornada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,

    Parabéns por esta conquista na vida, é sem dúvida a melhor herança que os nossos pais nos podem dar.
    Agora desejo que tudo corra como sempre sonhaste.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muitos Sucessos, Joana, tudo de bom.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  7. Agora lembrei-me da minha queima. Que saudades :(
    Muitas felicidades daqui para a frente Joana!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Aaw, até eu fiquei emocionada! Que bonito :) Parabéns por esta etapa, querida Joana!

    P.S.: tu e o Pedro fazem um casal fofíssimo :)

    ResponderEliminar
  9. parabens!!!! muito sucesso de agora em diante!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, Joana!
    Momentos felizes de partilha que guardamos sempre no coração. A faculdade é especial!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  11. Muitas felicidades! :D

    Que seja um caminho sempre para o topo com muitas conquistas! =)*

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns Joana, adorei ver as fotos e a alegria estampada no v/ rosto ! :)
    Muitas felicidades e que tudo corra muito bem na tua vida !

    Beijos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Muitas felicidades!
    Voces fazem um casal tão fofinho

    ResponderEliminar
  14. Querida Joana,
    que a sua carreira seja de muito sucesso, que vc seja uma
    grande profissional!
    Obrigada por compartilhar esses momento tão especial conosco!
    Parabéns pela vitórias!
    Parabéns aos seus pais tbm!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns pelo fim do curso, Joana, é o início de uma nova etapa. Beijo

    ResponderEliminar
  16. Olá querida...estou de volta à blogesfera e confesso que já estava com saudades dos teus relatos e das tuas receitas.
    Tinha tanta coisa para te dizer...mas vou resumir :) parabéns pela concretização de mais uma etapa, felicidades para o teu futuro profissional e pessoal, continuas querida e o teu blog continua fantástico :) bjts

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns minha querida!
    São momentos únicos estes e guarda-os bem!

    Um grande beijinho
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-aniversario-3.html

    ResponderEliminar
  18. Parabéns, Joana!! As tradições de Coimbra são bem diferentes das de Lisboa (nós quando usamos cartola e bengala não usamos capa, nem sequer andamos com a pasta com as fitas!)mas acredito que as emoções sejam muito semelhantes!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. quase chorei Joana, isto não se faz :) fiquei emocionada também...transmitiste bem isso!
    é uma fase muito, muito boa :) também foi um dos dias mais felizes para mim :)!
    boa sorte :D! beijinhos****

    ResponderEliminar
  20. Joaninha :)
    A minha última queima já foi há dois anos! este ano fui lá um bocadinho e tive tantas saudades!
    As tradições pelo que vejo são bastante diferentes em Coimbra e em Lisboa! Mas são momentos que ficam :)
    Gostei imenso de ler o teu texto :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  21. Muitas felicidades para esta nova etapa :)

    ResponderEliminar
  22. adorei o teu post! fez-me lembrar as 2 vezes que vi o meu avô chorar! nunca à minha frente mas eu vi! a primeira vez quando sai de casa para ir para a faculdade. e fui o caminho todo a chorar. a segunda no dia da benção das pastas :)
    por isso este post também me diz muito e faz-me recordar bons momentos :) obrigada**

    ResponderEliminar
  23. Excelentes momentos, joana!
    Muitas felicidades!
    Bjs
    paula

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana, adorei ver as fotos e fico muito feliz, apesar de só te "conhecer" aquilo pelo blog, que tenhas alcançado esta etapa! Ainda vais fazer o Juramento de Hipócrates, não é? Também me parece algo bastante emotivo :)

    Eu adorava entrar em Medicina (sim, ainda sou pequenina!) e não me imagino a fazer outra coisa, no entanto sei que as médias são muito altas e não sei se conseguirei entrar :(
    Tens alguma dica para entrar em Medicina? :P Acredito que estudar deve ser a primeira :P

    Mais uma vez, Parabéns :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá A.! :)

      Antes de mais obrigada pelo teu comentário! :D Sim, ainda vou fazer o Juramento de Hipócrates, que costuma ser em Dezembro depois do exame da especialidade :)

      Em relação a dicas... Não desmotives ;) Eu tinha uma média pouco simpática do 10º ano (fiquei com 15) e mesmo assim consegui entrar porque lutei muito nos anos seguintes, por isso é importante que penses que nada está perdido. Lutar por médias muito altas no secundário não é fácil e é uma maratona bem longa, mas depois no fim acaba por depender imenso dos exames nacionais (injustamente).

      O ideal é que tenhas muita calma e paciência, não stresses, estudes muito mas sem nunca deixares de lado a tua vida social (os teus amigos, namorado, família, hobbies, etc) e vás para os exames nacionais com alguma serenidade, porque aquilo não é o maior drama do mundo (eu sei que na altura é, mas depois acredita que relativizas o assunto). Se não conseguires entrar há sempre outras opções: outras faculdades, outros cursos ou outros países :)

      Eu acho que a pior fase é mesmo a dos exames, porque acaba por ser quase uma questão de sorte. Mas ajuda imenso se já tiveres todo o trabalho feito até lá e se tiveres a segurança de saber que tens uma boa média de secundário! :)

      Resumindo: estudar muito, relativizar muito :D A mim ajudou-me imenso fazer yoga no 12º ano, permitia-me relaxar e usei as técnicas de meditação durante a altura dos exames (e sinceramente acho que foi isso que fez com que não rebentasse os fusíveis!) :)

      Se tiveres mais alguma dúvida está à vontade! :)

      Beijinhos e mais uma vez obrigada pelo comentário! :)

      Eliminar
  25. são realmente momentos bastante emotivos. eu também vivi imenso o meu último ano da faculdade, e a cerimónia da bênção das pastas é tão bonita... :)

    ResponderEliminar
  26. Quando a minha irmã foi finalista de medicina foi o nosso pai que lhe colocou a Rosetta e lhe deu as bengaladas ! EE. Quem chorou fui eu!!!

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana, muitos, muitos Parabéns pelo teu percurso! Não admira que o teu pai tenha chorado, é de facto emocionante. No dia 7 de Maio foi a cerimónia dos finalistas do ICBAS, onde uma sobrinha minha é finalista.Foi uma emoção muito grande para a família, principalmente para os pais.
    Os teus pais choram de emoção e orgulho por ver que a sua menina, está uma mulher maravilhosa, e que está prestes a iniciar uma nova e importante etapa da vida.
    Para essa etapa, desejo-te toda a felicidade do mundo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Muitos Parabéns Joana:) Eu lembro-me bem desse dia tão especial, também não foi há muito tempo;) Desejo-te toda a sorte do mundo, muitas felicidades ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Parabéns Joana!! :) Fotos muito giras, é realmente um dia muito feliz :) Eu fartei-me de chorar na minha benção das fitas, parecia uma tontinha... é o culminar de muito trabalho e estudo e o início de uma vida que se espera cheia de sucessos! Que tenhas muitos nas tua :)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  30. Gostei muito de ler. Não é toda a gente que vai e consegue fazer medicina, claro que é mais que motivo de orgulho. Estou muito contente por ti :)

    ResponderEliminar
  31. Adorei ver as tuas fotos, estão lindas!! Realmente é um momento que nos marca!! O meu pai tb chorou ao escrever a fita!!! É normal, eu já chorei na festa de finalista (da pré...) da minha filhota... ;P
    Aproveito para te desejar muita sorte no exame da especialidade, pois esse é que vai decidir o futuro!!
    Vou a Lisboa em junho gostava muito de te poder encontrar para beber um cafezinho!!!
    Beijocas e aproveita bem este momento!! ;)

    ResponderEliminar
  32. Fizeste-me recordar o meu dia... já lá vão 5 anos e continuo com saudades. Este ano foi à da minha irmã e usei o meu traje. Soube bem, muito bem. Foram momentos que me marcaram e vão ficar para sempre. Fico contente por ti :) Que tudo corra pelo melhor. Beijinho

    ResponderEliminar
  33. É um momento inesquecível! parabéns :)

    ResponderEliminar
  34. Muitos parabéns Xi! :) Pelo terminar de um ciclo e início de outro, pela Queima e pelo registo escrito que ficou tão bonito.
    Espero que continues a transmitir sempre essa felicidade nas palavras daqui para a frente, tu mereces.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  35. Joana, sei que estou atrasada (como sempre), mas muitos parabéns!
    Que tenha muito sucesso!
    Beijos,

    ResponderEliminar
  36. Joaninha,
    Foi sem dúvida um dia feliz para ti e cheio de significado :)
    Todos os que gostam de ti (e é muita gente!!) estão orgulhosos do que conseguiste, mas é importante o facto de reconheceres a ajuda da tua família, do Pedro e dos colegas :) Não somos o que somos sem os outros...

    Mestre da culinária é muito apropriado!

    Nota nº1 - Não tens bandolete!!
    Nota nº2 - O teu cabelo cresceu tanto desde a ultima vez que te vi!

    Beijos grandes!

    ResponderEliminar
  37. Adorei ver as fotos Joaninha. Não foi só o teu pai que chorou...É um dia que vai ficar para sempre gravado na tua memória. Beijocas

    ResponderEliminar
  38. Que momentos tão bonitos :-) o fim desta etapa é algo que nos enche não só o coração, mas também os olhos (de lágrimas!)! Que continues a viagem da tua vida com muita sorte :-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />